Eu quero fazer alguns upgrades na minha placa mãe Lenovo G31T-LM v1.0 LGA 775

Eu já consegui colocar 4 GB RAM nesse PC, agora quero saber se esses upgrades que vou fazer se vai valer a pena. Então aqui vai alguns detalhes:

Quero colocar uma fonte, boa e segura (porque essa é genérica de 220w). Pensei em colocar uma Gamemax GM500 mas na hora que eu fui reparar o espaço do meu gabinete com o tamanho da fonte. Descobri que não dá pra colocar lá dentro. Porque o meu computador é muito compacto.
Para ter uma noção:

Daí eu decidi comprar essa fonte aqui
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1520066280-fonte-slim-seasonic-ss-300-tfx-sata-ide-300w-bivolt-24-pinos-_JM

Eu queria saber se essa fonte é boa para colocar uma placa de vídeo e se serve com os componentes internos desse PC
(O preço que eu quero gastar é mais ou menos 200 à 300 reais numa placa de vídeo)

Vou trocar esse Intel Pentium por uma Xeon E5450
https://pt.aliexpress.com/item/32758516501.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.ec682e0eNsXePe
O que vocês me recomendam?

2 curtidas

:wave:t2:

GPU mínima descente para acompanhar o Xeon seria uma GTX 1030 ou uma R7 240. O detalhe que ambas custam + ou - R$500 novo. Você pode tentar procura-las no mercado de usados, daí talvez apareça umas abaixo de R$300… Depois GPU novas neste valor tem a GT 710 mas é um abismo de diferença e vai fazer o CPU ficar “preguiçoso” idle demais… e você vai ver o resultado na tela, artefatos, stutters, tearing…
Sobre a fonte da Seasonic, ela é ótima, 80 plus bronze e pfc ativa ainda, segura tranquilamente o setup.
Se eu fosse você eu tentaria segurar o cpu por enquanto e investir nas GPUs mínimas que citei… Depois você tentaria upgrade no CPU. Dependendo de qual será o uso, eu até preferiria investir em SSD.

:pray:t2:

1 curtida

SSD é uma boa mesmo mano. Mas essa GTX 1030 ou R7 240 vai suportar com uma fonte de 300w?

1 curtida

Essa fonte de 300w segura a GTX 1030, ela é bem mais eficiente que a R7 240, nesta época a AMD era conhecida como “bebada de energia elétrica” então para a R7 240 a 300w seguraria porém seria indicado a de 400w. A GTX1030 é até uns 100 reais mais cara que a R7 240. Pesquisa os preços e tenta achar a GTX 1030 com preço bom que vai ser melhor.

Uma dica, cuidado com placa de vídeo falsas… Tem umas emrpesas que vendem, por exemplo uma GTX 1050 TI por 500 reais. Cuidado, ela tem as informações e tudo da 1050 mas na verdade ela é uma GTX 750 TI modificada por software.

1 curtida

Vixi. Então quais sites que você me indicaria para comprar essa GTX 1030? Mercado Livre vale? Tava acabando de pesquisar aqui uns SSD’s e umas GTX 1030 por lá

1 curtida

Eu aconselharia lojas do tipo, Kabum, Pichau, Terabyte. Elas são renomadas no Brasil e nunca tive dor de cabeça com elas. Mercado Livre e sites do gênero, tipo “Shopping Center Online”, é bom pesquisar bem sobre a loja que você está visualizando, faça perguntas ao vendedor, seja “chato” nisso, pois seu dinheiro está em jogo e tem muita gente querendo passar a perna.

2 curtidas

Ok mano, vou ficar mais atento nestas questões. Muito obrigado! :smiley:

1 curtida

Vou deixar esse tópico aberto até conseguir fazer os upgrades necessários para esse “PC gamer”

1 curtida

Sim, boa, deixa ele aberto pois quanto mais oipniões do pessoal você coletar melhor. :laughing:

1 curtida

No ML, as lojas com marcação “full” costumam ter boa cotação com os compradores e são certificadas de alguma forma pelo site. Podem ser um bom lugar pra olhar

2 curtidas

Sendo assim… Essa fonte no Mercado Livre é segura. Porque tem esse selo de qualidade

2 curtidas

Não é exatamente isso, mas sim ajuda. O ML normalmente não aceita dar esse selo a quem tem muitas reclamações…

2 curtidas

A R7 240 é mais forte que uma GT 710, mas muito mais fraca que uma GT 1030. Inclusive, é importante destacar que existem duas versões da GT 1030: a DDR4, que é uma bomba, e a GDDR5, que é uma boa placa de vídeo de entrada. O modelo equivalente da AMD seria a RX 550.

O consumo de energia dessas placas é praticamente desprezível. Mesmo uma fonte de 200W já suportaria o sistema. Contudo, existem raríssimos modelos de fontes abaixo de 400W no mercado nacional que tenham o mínimo de qualidade. As Seasonic são boas.

2 curtidas

Galera o meu xeon chegou hoje! Está ultramente rápido XD
Caramba! Demorou quase 1 mês pra chegar … ‘-’ Ah e só lembrando que a fonte que vocês me recomendaram, chegou alguns dias atrás … (Mas ainda eu não testei ela)

Agora qual é o próximo passo? Mais alguma recomendação para deixar esse PC “GAMER” melhor?

Um cara quase me passou a perna com uma fonte falsa (e ainda por cima, tinha esse selo de “qualidade”). Mas ainda bem que eu cancelei a compra e pedi o reembolso a tempo…

1 curtida

A modificação via software que é feita é no driver que vem no CD que vem junto com a GPU.
Então se você baixar o driver do site da Nvidia e instalar ele o driver verdadeiro da Nvidia vai dizer que GPU é a sua.
E dependendo o driver da Nvidia baixado do site nem funciona na GPU falsa já que o driver da Nvidia as vezes não da suporte ao chip gráfico(GPU) ai da pau no video.

3 curtidas

Cara tô na mesma que você com a placa mãe, também comprei o Xeon e tô morrendo de medo pra testar, como fez a atualização da bios? Fez mod tbm? Alias tu viu q tem umas memórias ddr2 de 4gb? ksksk Acho super suspeito mas minha curiosidade é mais forte, provavelmente vou acabar arrumando uma. Outra coisa, já escolheu a placa de vídeo? E sim, tô me baseando em ti kkk boa sorte ai com teu Frankenstein (a minha eu apelidei carinhosamente de Old lady)

1 curtida

Frankenstein kkkk essa foi boa, olha depois de uns 9 meses, eu investi muito no meu PC e literalmente, ele virou um mini PC “GAMER” básicão, a placa de vídeo que eu escolhi foi a GT 710, ela é de entrada mas é boa pra minhas necessidades… No inicio também eu estava muito desconfiado e curioso sobre essas memórias RAM DDR2 4GB mas no fim, eu acabei não comprando, preferi comprar dois pentes 2GB DDR2… E sim, eu fiz MOD BIOS.

Mas antes de eu modificar a bios, eu fiz o seguinte:

Primeiro eu fiz uma cópia (backup) da bios através de um programa chamado AFUWIN, você pode baixa-lo ele aqui:
https://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/thinkcentre_bios/51ja58usa.zip

Depois de eu ter baixado, extraí o arquivo, coloquei ele no modo compatibilidade Windows 7 e como administrador.


Em seguida, entrei no programa e cliquei na caixinha “Save”
Screenshot_34

Depois escolhi o local que eu queria salvar e pronto, consegui fazer backup da minha bios. Mas um detalhe muito importante, nunca desligue o PC durante o processo de atualização da BIOS, se desligar, adeus placa mãe… Mas se fizer tudo bonitinho, GG ;).
Screenshot_35

Quando fiz MOD BIOS eu tinha visto o vídeo desse cara, basicamente ele coloca vários microcodes Xeon na bios, é muito importante prestar atenção no que ele fala
COMO ATUALIZAR MICROCODE XEON E CORE 2 QUAD BIOS MOD AMIBIOS 775 771 - YouTube

Depois de eu ter feito a MOD BIOS, eu usei novamente o programa AFUWIN, cliquei em “Open”
Screenshot_37
Depois selecionei o bios mod
Screenshot_39
E em seguida fui em Setup, selecionei todas essas caixas e cliquei em “Flash”
Screenshot_38
Pronto, você conseguiu atualizar a bios modificada! :D.

Desculpa por não ter respondido na hora, espero que a sua placa mãe esteja bem :pray: