Eu devo usar o Linux mesmo com uma placa mãe da Asus que não tem suporte oficialmente ao Linux?

Boa Noite pessoa, recentemente eu instalei Linux, mas o problema é que eu eu instalei ele e eu tenho uma placa mãe, sendo ela ASUS PRIME H510M-E, que aparentemente não é compatível com o Linux, eu devo voltar a usar Windows ou não tem problema?

1 curtida

Uma placa-mãe não ser compatível com Linux? Difícil hein… rsrs
Você chegou a testar?

Eu estava pesquisando mais sobre isso, a Asus oficialmente não suporta Linux, somente Windows, mas algumas placas mães, listadas pela Asus suportam Linux.
(Posso estar falando muita errada, me desculpem)

Eu testei, estou usando ele agora mesmo, como o meu sistema operacional principal, eu desinstalei o Windows, estava querendo formatar porque estava muito cheio e como eu estava querendo já testar o Linux, coloquei o pé totalmente na chuva

Olá :wave:

eu instalei ele e eu tenho uma placa mãe, sendo ela ASUS PRIME H510M-E, que aparentemente não é compatível com o Linux

O fato de você ter conseguido instalar uma distro Linux, sugere que aparentemente essa placa é compatível com distros Linux, sim.

E aqui (linux-hardware.org) há relatos de pessoas que conseguiram usar distros Linux usando essa placa.

De onde vem essa informação? Essa de “aparentemente não é compatível com o Linux” e “Asus oficialmente não suporta Linux”?
Ou… O que você quis dizer com isso? Poderia reformular a frase? :thinking:

Mas qual é, afinal, a sua questão?
Você está com uma distro instalada e com tudo funcionando…? :thinking:

Você está preocupado com quebra dos termos da garantia de um computador que você adquiriu recentemente?

Se for o caso, onde você adquiriu o produto? O ideal nesse caso, não seria entrar em contato com a loja e perguntar se você pode fazer o procedimento de mudar de sistema operacional?

O fato da placa não ter suporte ao Linux por parte do fabricante quer dizer que se você tiver algum problema para rodar o Linux nesse computador o fabricante não irá lhe ajudar, mas aí você tem a comunidade Linux para fazer isso. :wink:
Se você instalou o Linux e está tudo funcionando, não se preocupe, aproveite seu Linux e seja feliz. :grinning:

6 curtidas

oficialmente, quase ninguém suporta linux, meu jovem. acho que o problema é você. rsrsrsrs

Estranhamente nada “suporta o linux”

Lembro quando comprei uma gaveta de HD para botar no lugar do drive de dvd, não suportava o linux “?”

Os fabricantes querem “tirar o deles da reta”. Não querem se comprometer com nada.

Se você conseguiu instalar uma distro Linux, o máximo que pode acontecer é você não receber atualizações de BIOS. Dá para ver a lista de dispositivos que recebem atualizações de firmware no site do LVFS.

:thinking: Acho que você está pensando em termos de placas-mãe de notebooks não muito atuais.

Essa placa-mãe da Asus, e outras placas-mãe de outras marcas (todas mais recentes) para desktop, dão a opção de atualização da firmware (BIOS/“sistema operacional”) da placa, usando a própria firmware (“sistema operacional”) da placa.

Nessas placas de desktop mais recentes não é necessário rodar um programa a partir de um sistema operacional (geralmente apenas o Windows).

Nessa placa mencionada, e geralmente em placas mais atuais de desktop, basta ter o arquivo da firmware mais recente em algum dispositivo de armazenamento (seja interno ou externo - SSD, HDD, pendrive, …) e acessar a ferramenta de atualização de firmware, presente na própria firmware da placa.

Dificilmente uma placa mae nao e compativel com o linux, ate por que tem distros que estao tentando cada vez mais entrar no mercado convencional como ubuntu e popOS por exemplo, se tornando muito compativel com varias marcas e modelos de diversos perifericos, mas em fim…

Qual linux voce instalou ? Existem varios, eu uso o popOS como principal e um archlinux, no note para testar e aprender… sao os que mais gostei ate agora.

Tenta instalar o popOS ou o mint ambos sao bem compativeis. E se nao der certo manda o erro que esta dando por favor

parece ser compatível e com várias distros… ASUSTek Computer Motherboard PRIME H510M-E Rev 1.xx

2 curtidas

Só pra você saber, eu também uso ASUS, a placa H170M-PLUS/BR que nem sequer recebe mais atualizações de segurança e mesmo assim o Linux funciona perfeitamente.
Até quando a placa tinha suporte a atualizações na BIOS UEFI eu conseguia fazer tais atualizações pelo Linux sem problema algum.
Nunca tive nenhum problema no Linux por causa da placa mãe.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.