Eu devo ativar o TRIM pro meu SSD? Por quê?

Olá, colegas!

Adquiri um SSD¹ e instalei o Windows 10 “zeradinho” nele. Pesquisei sobre SSDs pra saber o que fazer e o que não fazer com ele e li sobre um tal de TRIM que, teoricamente, é muito interessante ter ativado pois deixa os processos de gravação mais rápidos. Eis um vídeo (de 2010) do Linus sobre o assunto: What is TRIM and Why Does Your SSD Need It? Linus Tech Tips - YouTube . No vídeo, ele basicamente explica que o TRIM funciona parecido como a tecla Insert funciona (melhor explicação, impossível).

Mas fica a pergunta… Por que o recurso fica desativado por padrão? Olha só o meu CMD…
image
Ora bolas, se é tão bom, por que vem desativado? Por acaso o recurso possui alguma desvantagem? O fato deu também ter aqui um HD muda alguma coisa? Vai diminuir a vida útil do meu SSD? Qual o sentido da vida?

¹ Pra quem quer saber: é um SSD da Gigabyte, de 120GB de espaço.

2 curtidas

O TRIM é essencial para o funcionamento do SSD e vem ativado por padrão no Windows 10, exatamente como o seu veio (o 0 significa que está ligado nesse caso). O sistema detecta o SSD e já ativa.

4 curtidas

Bom saber! Bom, eu achei que estivesse desabilitado porque né… Tá escrito… “Desabilitado”. husahsuahus
Valeu! :v:

2 curtidas

Exatamente oque o KairanD disse.

Reforçando a Microsoft melhorou muito mas ela ainda não é tão UX UI (User Xperience, User Interface), ela ainda é “É do meu jeito e se virem para aprender”, mas ela vem aprendendo UX UI com o Universo Linux. Não sei se é porque eu uso muito distros Linux based, mas temos várias distros que são bem mais user friendly que o Windows.

Neste caso o 0 significa que o “Desabilitado” está desabilitado, ou seja, desligado; Se você muda para 1, dai o “Desabilitado” será ligado. Confuso não, ou seja, cabeça dura os desenvolvedores da MS, passou longe de seguir o UX UI…

Um Exemplo

Este vídeo mostra muito bem isso, o Dionatan e a Luana ao instalar o Rufus non Windows 10, "O programa quer fazer modificações no seu sistema, sim ou não? É uma frase um tanto confusa, é no começo do vídeo se quer conferir.
Será que ela consegue instalar Linux? - Instalação para iniciantes - YouTube

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.