Estou voltando ao windows

Desculpa pessoal, foi mal mas eu n estou resistindo aa dificuldades do linux, acho que vou voltar ao windows

sem problema nenhum, use o sistema que você se sentir mais confortável usando.

Pode contar mais sobre o seu problema?

Olá @silver_fox!

Não há problemas em voltar ao Windows, às vezes você pode continuar usando o Linux em dualboot ou por uma máquina virtual, até conseguir uma solução para as suas dificuldades, compartilhar as dificuldades também ajuda, alguém pode ter passado pelo mesmo e te ajudar a solucioná-las.

Abraço,

Eu costumo fazer essa troca de tempos em tempos também, depende muito da usabilidade da pessoa e da vontade de superar a curva de aprendizado.

A gente aqui no Forum mexe com Windows também, então, se tiver alguma dúvida tecnica lá, estamos à disposição :grinning_face:

Definitivamente não há porque se desculpar! Seria como se desculpar por ir de metrô, e não de ônibus rsrsrs. Tudo de bom na sua escolha @silver_fox!

Sem problema, pode utilizar o que melhor te agrada.

Mas análise se você realmente testou todas as opções que tinha.

Eu por exemplo comecei usando linux por volta de 2013 mas nunca consegui ficar mais de 2 meses com algum linux, sempre voltava pro Windows, testei Ubuntu, Kubuntu, Linux Mint (mate), BigLinux, Knoppix, OpenMandriva,entre outros.

Foi em 2015 (graça aos vários bug de atualização do Windows) que eu encontrei a distro que eu considerava “quase perfeita” e foi o Linux Mint com ambiente Cinnamon, uma das coisas que eu fiz entre 2013 e 2015 foi usar “alguns” dos programas do Linux no Windows (aqueles que possuem versão pra Windows) como o GIMP, SMPlayer, VLC, etc, assim a curva de aprendizagem foi menor ao migrar pro Linux.

E agora já faz 10 anos que só uso Linux, Windows eu tenho apenas numa VM por causa do Visual Studio Pro, de resto eu uso o Linux pra tudo (seja trabalho ou lazer).

Mas sem estresse, como os amigos acima disseram se estiver tendo algum problema ou dúvida com o Linux pode colocar aqui no fórum que sempre vai ter alguém tentando te ajudar.

Eu estou tendo problemas para jogar, tendo em vista que meu notebook e antigo e n tem suporte a dxvk, e jogos do windows eu gosto de usar o wine mas os jogos n entram ou mostram a intro e dps fecha

Aqui tenho os dois.
Os dois sistemas são bons.
Cada um tem seu ponto forte e fraco.

Contudo o sistema principal é o linux.

Use o melhor para você. Mas pode ter os dois, e durante um tempo veja se consegue ou não resolver os problemas.

Olha amigo, assim. hoje na nossa area tudo tem solução (so nao pra morte). Contudo assim como estou a pouco tempo usando a plataforma linux como meu ambiente principal essas coisas acontecem mesmo, principalmente porque sou desenvolvedor tanto em python como em dotnet. Esses dias estava fazendo um experimento no mint porem acabei tendo problemas em um teclado que comprei por R$200 CONTO e queria usa-lo no linux infelizmente acabei voltando pro windows porque ele so funcionava no windows, ai fiquei desmotivado. Porem vendo alguns videos sobre atualizações do Debian resolvi instala ele numa vm e estudar ele, olha que surpresa! o teclado funcionou.

O que eu quero dizer que por mais que seja sua dificuldade, não desista. Eu testei e fiz outros experimentos, e ate o momento o linux nao está deixando eu na mão. tanto que também sou suporte na area de TI e analista.hoje posso dizer que não quero mais voltar a usar o windows. olha que alguns softwares como Power Bi só possui no windows, mais em contrapartida como estou estudando e trabalhando em python vou fazer meus relatórios em Python no linux.

Realmente pra entusiastas em jogos e hardcore mais especializados, ambiente como windows se torna mais maleável e facil com suas execuções. Porem vai de cenário pra cenário.

Espero ter ajudado na sua decisão.

Está desculpado, mas que isso não se repita mais.

cada qual com seu cada qual. tudo de bom. volte sempre.

Não precisa se desculpar por algo desse tipo. Vc deve usar a ferramenta (software) que melhor lhe atende ou deixa confortável.

Vai em paz

Olá @silver_fox,

Jogos, dependem do conjunto, hardware, construção do game, tem jogos que por mais que você tente, não conseguirá rodar no Linux, lembro-me da minha época de Priston Tale, um game antigo que jogava, fiz de tudo, mas o anti hacker dele não rodava e não roda por nada, hoje jogo um pouco de Albion e alguns games via steam, sempre tentando seguir a compatibilidade, já rodei algumas coisas no Wine, nada de muito complexo, mas foi o que te falei, vale muito a pena ter um dualboot ou uma vm, eu mesmo comecei na vm, passei pelo dualboot com o XP e o hoje tanto o meu trabalho, como a minha diversão me permitem ficar só no Linux.

Abraço,

Sem problemas amigo :grinning_face_with_smiling_eyes: eu tmb voltei para o windows esse ano só para testar mas o linux é + top para meu gosto :grinning_face_with_smiling_eyes:. Rmds tmb sou da epoca do saudoso Priston tale e agora estou jogando albion tmb :grin: mas estou pensando em parar um pouco o jogo para descansar a mente.

Eu entendo perfeitamente suas dúvidas e dificuldades; eu também as tenho, mas sou teimoso…
E, olha, eu tentei mexer com Linux bem antes, no final da década de 1990 e começo dos anos 2000 - nessa época, sim, era uma catástrofe, só tinha “escovadores de bits” (quem lembra dessa expressão?..) na Internet falando de Linux, desisti e agora ficou muito mais fácil.
Eu também não tenho como desistir 100% do Windows, porque todo tipo de acesso aos sites jurídicos é um verdadeiro “parto” (eu sou advogado e não consegui até agora trabalhar com o Linux), mas tenho fé de que algum dia isso vai se resolver.
Concordo com todos que sugerem um dual boot, daí vc trabalha normalmente com o Windows e vai aprendendo o Linux aos poucos. Uma hora toda essa insegurança vai embora. Use uma distro que mais se aproxima do Windows e com o tempo vá tentando outras, mais “diferentes”. É recompensador tentar, tentar, tentar… e conseguir!
Espero ter ajudado e incentivado na insistência quanto ao Linux.

Eu temtei voltar para o windows 11 esses dias, mas não consegui e voltei para o linux, parece que a microsoft esta seguindo um regime altoritário no windows, desinstalei todos os softwares do windows quando atualizei o windows voltaram todos de volta, não da para personalizar mais a taskbar, é só o que a microsoft quer que você use agora, desculpe-me usuarios windows mais é 1000veses linux.