Estou usando o lubuntu e estou meio perdido (vim do windows a poucos dias )

confg do meu note.
Processador core2duo 2ghz
Memoria ram 2g de quase 400 hz
SO lubuntu ultima versão de 64bits

Opa, então tudo bom com vcs? sempre usei o windows porem como tenho um pc podre, quis entrar no mundo linux e tentar aprender tudo na marra e não esta sendo facil… confesso
talvez eu vá fazer muitas perguntas nesse mesmo topico… desculpa ai kkkk

1: quando eu estava usando o windows e o autofalante do meu note estava chiando, ai mudei pro lubuntu e parou, mesmo com o volume no maximo… alguem sabe explicar o pq?

2 Pq quando entro na loja de app do lubuntu aparece “nenhum app encontrado” ?

3 como mudo a resolução de tela? minha resolução nesse momento e de 640x480 e isso ta me incomodando muito, principalmente pq as vezes não consigo ver algo de alguma janela por exemplo

4 e vdd que usar um SO 32bits em um processador 64 bits e como se eu tivesse usando apenas um nucleo do processador? ha dois dias atras eu estava usado o lubuntu 32bits em um core2duo 64bits

5 quando eu estava usado o lubuntu 32bits consegui (não sei como)colocar a resolução em uma satisfatoria, mas deixei o note uma noite inteira ligado e quando acordei desliguei, depois de meia hora liguei, so que minha resolucão tinha voltado a resoluçao de 640x480… alguém sabe o pq isso aconteceu?

6 como instalo emuladores no retroarch? ( nunca usei o retroarch sempe usei emulador a parte)

7 quantos boots consigo colocar em um hd? eu estava querendo colocar uma ditro linux, um sistema android e o windows 7

8 qual a melhor distro pra navegação e amulaçao com baixo consumo de ram porem com layout agradavel e bonito?

1 Curtida

Até onde eu sei isso é um problema no cache. Pra forçar a limpeza dele, conecte à internet, vá em Atualizações, clique no botão com um redondo, feche e abre a loja de novo.

Em Monitores, no painel de controle. No entanto, se seu note for dos “baratinhos” da época, capaz dele ter vindo com as placa Mirage SiS. No Linux, não permitem chegar na resolução máxima. Na melhor da hipóteses, dependendo do humor delas, elas permitem chegar a uma fração disso.

Não. Núcleo e bits são independentes um do outro. Tanto que hoje temos processadores de 64 bits com mais de dois núcleos, e os primeiros Pentium 4 de 64 bits eram de um núcleo só. O maior impacto que esse negócio de bits faz é o quanto de memória um programa consegue usar de uma vez. Um programa de 32 bits consegue usar até 4GB de memória, já um de 64 consegue usar até 4 bilhões de vezes mais do que isso. Mas não instale um SO de 32 bits. Por mais que você tenha menos de 4GB e a maior diferença do 64bits seja irrelevante para o seu PC, a a maioria dos aplicativos hoje são de 64 bits.

1. Online Updater > Core Updater > Pegue o zip do emulador que você quer.
  2. Load Core, pegue o emulador que acabou de baixar.
  3. Load Content, pegue a ROM.
  4. Jogue.

Se seu computador tiver a BIOS antiga em vez de UEFI, ele só pega até 4 partições, logo até 4 boots. Dá pra fazer o seu plano, mesmo com essa limitação. Em um PC novo com UEFI, dá pra fazer até 128.

1 e 8 não sei como responder direito.

4 Curtidas

(2) Simplesmente não abre… to achando que caguei o sistema, mas cedo eu tava atualizando tudo pq instalei hoje o sistema 64bits, so que se querer pisei no cabo do carregador e o note desligou… tava sem bateria

(3/5) acho que minha placa e a mirage sis mesmo… ooh carroça viu kkkk não tem nenhum jeito de aumentar a resolução?

(4) oq vc falou dos processadores eu ja sabia,
e que eu tinha ouvido, acho que no canal diolinux mesmo que isso

(6) o emulador tem que ser compativel com o retroarch ou posso pegar por exemplo expse?

(7) eu acho que minha bios é antiga mesmo, mas se da pra eu colocar 3 boot ta otimo

1: quando eu estava usando o windows e o autofalante do meu note estava chiando, ai mudei pro lubuntu e parou, mesmo com o volume no maximo… alguem sabe explicar o pq?

Talvez estivesse com saída de áudio do microfone na caixa de som habilitada, ou emulando um driver fantasma, acontece.

2 Pq quando entro na loja de app do lubuntu aparece “nenhum app encontrado” ?

Tente reiniciar ou apertar Control + Alt + T, e digitar o que está na linha a baixo, sem o $
$ apt-get update

3 como mudo a resolução de tela? minha resolução nesse momento e de 640x480 e isso ta me incomodando muito, principalmente pq as vezes não consigo ver algo de alguma janela por exemplo

Painel de controle, ou no manu e digitar monitor. No painel de controle tem “Drivers Adicionais” talvez seja um driver que esteja faltando, se for instale e reinicie.

4 e vdd que usar um SO 32bits em um processador 64 bits e como se eu tivesse usando apenas um nucleo do processador? ha dois dias atras eu estava usado o lubuntu 32bits em um core2duo 64bits

Não é bem assim, mas a analogia não está errada. Vai usar ambos núcleos mas pouco mais da metade do processamento de cada, pra simplificar.

5 quando eu estava usado o lubuntu 32bits consegui (não sei como)colocar a resolução em uma satisfatoria, mas deixei o note uma noite inteira ligado e quando acordei desliguei, depois de meia hora liguei, so que minha resolucão tinha voltado a resoluçao de 640x480… alguém sabe o pq isso aconteceu?

Talvez falta de driver como mencionei no caso 3, não sei ao certo mas vou precisar de mais informação para dar uma pesquisada a mais se não for o caso.

6 como instalo emuladores no retroarch? ( nunca usei o retroarch sempe usei emulador a parte)

Não conhecia ele, mas parece ser interessante, pelo que pesquisei só ir com calma que você deve conseguir, vou ver depois.

7 quantos boots consigo colocar em um hd? eu estava querendo colocar uma ditro linux, um sistema android e o windows 7

O @Capezotte explicou melhor do que eu consigo isto, no comentário acima rsrs.

8 qual a melhor distro pra navegação e amulaçao com baixo consumo de ram porem com layout agradavel e bonito?

Se for emulação de jogos antigos, lubuntu, kubuntu, linux mint devem ser interessantes, talvez a da steam também, ouvi que é boa pra emulação também. Conheço outras melhor mas são mais complexas de configurar, então talvez não valha a pena no seu caso.

1 Curtida

@Jujut8
(1) estranho pq instalei mais de uma vez o windows, e o chiado acontecia ate mesmo sem nenhum driver

(2) apareceu isso
Lendo listas de pacotes… Pronto
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13: Permissão negada)
E: Impossível criar acesso exclusivo ao directório /var/lib/apt/lists/
W: Problema ao remover o link do ficheiro /var/cache/apt/pkgcache.bin - RemoveCaches (13: Permissão negada)
W: Problema ao remover o link do ficheiro /var/cache/apt/srcpkgcache.bin - RemoveCaches (13: Permissão negada)

(3) onde fica o painel de controle no lubuntu? não faço a minima ideia

(4) ta dentro do que ouvi ate agora. mas enterresante saber

(8) pretendo emular ate a 5 geraçao mais ou menos

Uso o ubuntu studio então como a interface pode ser diferente rsrs, mas normalmente fica pro lado esquerdo, onde você clica pra mostrar os aplicativos, painel de controle pode estar com o nome “todas configurações” também.

Quanto ao 8, posso indicar pra emular jogos o snes9x no caso de super nintendo, PSX, ou ppsspp (caso va emular um psp). Tem um programa bem bacana chamado “lutris” que facilita o processo de escolher emuladores, organizar os jogos etc.

Hoje já estou ficando com sono, mas confiro outra vez as coisas amanhã.

1 Curtida

Olá bom dia.
8 - Lubuntu mesmo. Agora você vai ter que mexer um pouco com a aparência, ai recomendo usar o terminal um pouco. Mas calma lá, que vamos usar só pra instalar dois elementos e pronto.
Abra o terminal e cole esse comando:

sudo apt install xfce4-panel xfce4-whiskermenu-plugin xfce4-pulseaudio-plugin compton

agora vá no menu Preferências > Configurações do LX session.
Em Aplicativos Centrais > Painel, mude de lxpanel para xfce4-panel.
Em Inicio Automático, digite na caixa ao lado de adicionar: compton -e .8 -m .8 e clique em Adicionar.

Baixe esse script, ele já vai deixar com uma aparência mais familiar :point_down:

Extraia os dois arquivos da pasta zipada para a sua pasta de Usuário.
Dê dois cliques no arquivo insalar_lubuntu-xfce-panel.desktop
Faça Logoff e Login, ou reinicie para que as alterações façam efeito.

Vai deixar ele mais ou menos assim:
Imgur

1 Curtida

@andryel
na vdd não me incomodo tando com a aparecia do lubuntu, acho até legal, perguntei so por curiosidade mesmo.
Me incomodo mesmo com alguns icones da barra inferior e a resolução que está em 640x480
e tbm não me importo tanto com a aparencia pq a distro ta instalada em um hd a parte pra teste, quero ainda testar o mint.

Fiz o comando que vc falou e algo interrompeu
E: O dpkg foi interrompido, para corrigir o problema tem de correr manualmente ‘sudo dpkg --configure -a’

fiz o comando que o terminal pediu e as llinhas finais foram essas
debconf: incapaz de inicializar interface: Dialog
debconf: (A interface dialog requer uma tela de pelo menos 13 linhas de altura e 31 colunas de largura.)
debconf: tentando com interface: Readline
A processar ‘triggers’ para initramfs-tools (0.130ubuntu3.8) …
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-4.15.0-20-generic

@andryel tem algum problema eu mexer com terminal em o firefox aberto?
eu tava dando uma olhada nas linhas que o terminal escreveu e essa msg tava no meio “Please restart all running instances of firefox, or you will experience problems”

aproveitando… ontem eu estava instalando as atualizaçoes e sem querer pisei no cabo do carregado do note e ele desligou… Isso pode te danificado algo, nao??

Basta dar sudo dpkg - - configure - a

Tenho certa experiência com computadores com placa de vídeo SiS porque ainda mantenho um antigo notebook com placa de vídeo SiS. Mas você precsa ter certeza que seu computador tem essa placa.

Faça o seguinte, abra o terminal, rode o comando lspci -k e poste o resultado aqui.

A propósito, como está o desempenho dos vídeos (de qualquer tipo, um filme/série que você baixa, um vídeo do YouTube ou o que for) nessa sua máquina?

1 Curtida

@rasolar tenho quase certeza pq vi essa nomeclatura no cpu-z
sobre o desempenho de videos ta algo bem aceitavel

RESPOSTA DO COMANDO NO TERMINAL

00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 671MX
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 671MX
Kernel driver in use: agpgart-sis
Kernel modules: sis_agp
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
Kernel modules: shpchp
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS968 [MuTIOL Media IO] (rev 01)
Subsystem: Elitegroup Computer Systems SiS968 [MuTIOL Media IO]
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 IDE Controller (rev 01)
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 5513 IDE Controller
Kernel driver in use: pata_sis
Kernel modules: pata_acpi
00:03.0 USB controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
Subsystem: Elitegroup Computer Systems USB 1.1 Controller
Kernel driver in use: ohci-pci
00:03.1 USB controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
Subsystem: Elitegroup Computer Systems USB 1.1 Controller
Kernel driver in use: ohci-pci
00:03.3 USB controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
Subsystem: Elitegroup Computer Systems USB 2.0 Controller
Kernel driver in use: ehci-pci
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 191 Gigabit Ethernet Adapter (rev 02)
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 191 Gigabit Ethernet Adapter
Kernel driver in use: sis190
Kernel modules: sis190
00:05.0 SATA controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AHCI IDE Controller (0106) (rev 03)
Subsystem: Silicon Integrated Systems [SiS] AHCI IDE Controller (0106)
Kernel driver in use: ahci
Kernel modules: ahci
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller
Subsystem: Elitegroup Computer Systems Azalia Audio Controller
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)
Subsystem: Elitegroup Computer Systems 771/671 PCIE VGA Display Adapter

Não. Justamente por serem aplicações diferentes. Mas sugiro a vc instalar também o ZRam, para ter um ganho no desempenho da Memória Virtual.

sudo apt install zram

Agora sobre a falta de energia enquanto está fazendo as atualizações, sim, ele pode até quebrar o sistema e gerar defeito no deu HD.
Falta de energia durante o processo de leitura/escrita do HD pode ao desenergisa a agulha, arranhar o HD e danificá-lo. No caso de um SSD, a falta de energia gera arquivos incompletos, e até corrupção da aleta em que o dado está sendo escrito.
Por isso que no Windows enquanto se está atualizando ele dá a notificação: “Não deslige e nem remova da tomada”. Isso vale pra qualquer sistema.
Mas no Linux se por acaso isso acontecer, e o sistema não iniciar, ficando só com um terminal preso na tela, tem uma gambiarra:
vc digita

fsck.ext4 -f /dev/sdaX

Aonde o X é o número da partição aonde está instalado o sistema.
Ele vai procurar os setores defeituosos do HD ou SSD e vai criar uma lista daonde ele não deve escrever mais pq está com defeito.
Ai vc vai dando Y de yes e depois digita reboot pra reiniciar, gerralmente ele volta a funcionar de boas; Caso não, tem que formatar.

Agora num pc antigo que dou manutenção, faço uma gambiarra. Pra que ele apresente uma tela de 1024x768 pelo o menos, coloco ele pra iniciar pelo modo seguro, ai ativo a opção de Habilitar redes e depois Iniciar normalmente.
Ai ele inicia com essa resolução de tela.

1 Curtida

Tem que ser um emulador compatível com Retroarch. Lembrando, o Retroarch não é simplesmente um organizador de emuladores; o Retroarch dá conta de parte das funções dos emuladores dentro dele.

No caso, tente sudo apt upgrade. Foi a falta de sudo no comando que fez dar esse erro (o sudo é tipo o “rodar como administrador” do Windows, dá permissão pro programa mexer em tudo).

Eita, essa resolução tá tão pequena que nem cabe o texto do programa. Tem aí nos menus uma opção para diminuir o texto, aí tentar de novo?

@Kidpie Dica: Pode selecionar texto, e clicar em Citação que o texto vai ser copiado para o seu comentário. Fica mais organizado e sabemos a quem você está respondendo.

Em qual versão do Windows? As versões recomendadas para o meu notebook eram o Windows XP e o Windows Vista (nunca testei esse último). No Windows 7 ficava com um chiado no áudio que só fui resolver com a instalação do programa SRS Audio Sandbox.

Somente no Windows XP (e no Linux) que o áudio funcionava normalmente.

Você precisa aprender a procurar pelas ferramentas de configuração do ambiente gráfico que você usa. Creio que o caminho seja esse: Abra o Menu => Preferências => Monitor Settings (ou a tradução disso…).

Veja se dá para aumentar a resolução. A propósito, isso é importante, veja se a resolução máxima é compatível com a real resolução do seu monitor. Isso será um indicativo pra ver se há o driver de vídeo adequado instalado (o que duvido muito, uma vez que sua placa de vídeo é SiS). Se você não conseguir mudar a resolução, abra o sistema em LiveCD (creio que assim a resolução estará no seu máximo possível) e então cheque a resolução de tela. Como? Vá em Monitor Settings e olhe que resolução está lá!

Acontece algo semelhante comigo, mas quando saio do LiveCD e vou para o sistema já instalado. É que no LiveCD você usa o driver de vídeo genérico vesa, no sistema instalado em seu computador esse driver não é deixado configurado.

Para deixar o vesa habilitado, quando eu LiveCD rode o comando sudo X -configure, ele gerará um arquivo xorg.conf.new em sua pasta de usuário. Copie esse arquivo da sua pasta de usuário do LivreCD e cole-o na sua real pasta de usuário que se encontra no seu HD. De volta ao seu sistema instalado, rode o comando sudo mv xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf e então reinicie o sistema.

Defina essa “aceitável”. “aceitável” é diferente de “bom”/“normal”. Estão rodando bem mesmo ou você sente algo de diferente nos vídeos? Dá para assistir aos vídeos em tela cheia?

Pronto, sua placa de vídeo é SiS que nem a minha. Parece que dá para eu te orientar. :smiley:

Por vir com placa de vídeo SiS, isso significa que seu notebook é antigo, o meu mesmo foi comprado em 2009. Naquela época só achei uma distribuição que suportava essa placa de vídeo, a Mandriva (que por sinal não existe mais), e depois essa placa de vídeo só era suportada pelo Mageia e PCLinuxOS (ambas da família do Mandriva). Hoje em dia o Mageia não suporta mais a minha placa de não sei dizer a respeito do PCLinuxOS, acho que também não.

Dá para pegar os drivers do PCLinuxOS e colocar no Lubuntu (que foi o que fiz), mas tem um porém bem GRANDE!!! Isso só funciona na versão 18.04.1 (e talvez a 18.04.2), porque a versão 18.04.3 já não aceita mais esse driver de vídeo e o sistema nem consegue abrir o ambiente gráfico. Mas recomendo que você instale uma das filhas do Mandriva, será mais fácil.

Faça o seguinte. Baixe o Mageia 5 (sim, versão 5, não a versão 7.1) ou PCLinuxOS 2017 (não a atual, aqui um link com ISOs antigas) e rode em LiveCD, veja se a resolução de tela não fica melhor.

Uma opinião: eu acho interessante que você baixe uma distribuição 32bit uma vez que você só tem 2GB de RAM, ainda que seu processador suporte 64bit. O desempenho ficará melhor e programas importantes como o Firefox ainda suportam a arquitetura 32bit, o único programa relevante que talvez você queira a versão mais nova e não mais suporta a arquitetura 32 bit é o LibreOffice. Bom, isso fica a seu critério.

Windows 10 e 7

pra fazer isso e so eu usar o pen drive de instalação e roda o sistema por ele… certo?

sim, da pra assistir de boas em 1080p mas, deixo a resolução sempre em 480p pq as vezes com resolução maior ta em 60 fremes

achei meio complicado isso tudo kkkkkkk

tamanho tava em 11, diminui pra 9 e deu uma pequena melhorada, nada muito significativo

algo mais que eu preciso saber ?

essa foi a resposta do comando

E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock-frontend - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to acquire the dpkg frontend lock (/var/lib/dpkg/lock-frontend), is another process using it?

Você comprou esse seu notebook em que ano? Se foi ainda na era que o Windows XP era oficialmente suportado, você sabe dizer se o áudio ficava chiando no Windows XP?

Sim. A resolução de tela só fica boa no modo liveCD (ou livePendrive), correto?
Se a resolução não ficar correta no modo live, então nem adianta tentar.

Mas você já não tentou mudar a resolução de tela através do Monitor Settings do Lubuntu? Tente isso primeiro antes de você tentar o LiveCD.

Sério? Com placa de vídeo SiS (que muito provavelmente nem tem driver de vídeo apropriado instalado) você está conseguindo assistir em 1080p? Comigo eu não conseguia assistir em 1080p nem no Windows.

Tá bom… se você diz que está bom. Isso realmente foi bem inesperado pra mim.

Se você não conseguir arrumar a resolução no Lubuntu, apenas baixe o Mageia 5 ou o PCLinuxOS 2017, só para você ver como fica. Já deixei os links abaixo:
Mageia 5: ftp://ftp.yzu.edu.tw/Linux/Mageia/iso/5.1/
PCLinuxOS: http://archives.pclosusers.com/isos/