Estou tentando instalar o Linux Mint (22.3 Xfce 64-bit) em um Samsung NP270E5J e encontrei um problema que não consegui resolver

Notebook: Samsung NP270E5J
CPU: Intel Celeron 3865U
RAM: 4 GB
Disco: HD (não é SSD)

Estou tentando instalar o Linux Mint (22.3 Xfce 64-bit) em um Samsung NP270E5J e encontrei um problema que não consegui resolver.

O que aconteceu:

• Criei um pendrive bootável com a ISO oficial do Linux Mint usando o Rufus.
  • O notebook inicializa normalmente pelo pendrive em modo UEFI.
  • Consigo entrar no modo Live do Mint e usar o sistema normalmente.
  • Antes de instalar, apaguei todas as partições do HD, deixando o disco completamente vazio para uma instalação limpa.
  • Quando inicio a instalação, ela parece prosseguir normalmente, mas no final o computador trava em uma tela preta com o logo do Linux Mint e não conclui a instalação.
  • Em outras tentativas, em vez da tela do logo, apareceu o GRUB seguido de várias mensagens de erro (“failed…”), e o notebook desligou sozinho.

Configurações e testes realizados:

• Secure Boot desativado.
  • BIOS configurada para iniciar em modo UEFI.
  • Recriei o pendrive e tentei instalar novamente.
  • Pesquisei sobre um possível problema envolvendo Secure Boot, MOK e a ausência do arquivo mmx64.efi no Linux Mint, mas não sei se esse é realmente o meu caso.

Situação atual:

Decidi tentar instalar o Windows 11 pelo mesmo notebook. O instalador inicia normalmente, porém informa que o Windows não pode ser instalado porque o disco está usando tabela de partição MBR, enquanto a instalação foi iniciada em modo UEFI, que exige GPT.

Minhas dúvidas:

1. A tentativa de instalação do Linux Mint pode ter alterado ou corrompido algo relacionado ao boot ou às partições?
  2. Existe alguma forma de fazer o Linux Mint instalar corretamente nesse notebook?
  3. A melhor opção é converter o HD para GPT e tentar novamente o Linux Mint antes de instalar o Windows?

Qualquer ajuda será muito bem-vinda.

Tenta desativar o UEFI e vê se instala o Linux Mint.

Atualização do problema:
Fiz mais alguns testes e descobri novas informações:
O notebook só consegue iniciar o Live Mint quando a BIOS está com CSM/Compatibility ativado e selecionando a opção do pendrive sem o prefixo UEFI.
Mesmo assim, consigo entrar tanto no Live Mint normal quanto no modo Compatibility pelo pendrive.
Quando tento iniciar o pendrive em modo UEFI, ele não inicia corretamente o Live.
Verificações feitas pelo Live Mint:
O HD é reconhecido normalmente como /dev/sda:
/dev/sda1 → BIOS boot
/dev/sda2 → EFI System Partition
/dev/sda3 → Linux filesystem (ext4)
O GRUB foi instalado, mas aparece:
Installing for i386-pc platform.
Installation finished. No error reported.
Ou seja, ele está sendo instalado em modo Legacy/BIOS.
O arquivo grub.cfg está apontando para a partição correta:
root=UUID=8531c9c2-326e-4f6c-813a-0fd2ee85ad6e
e esse UUID corresponde ao /dev/sda3.
O kernel e o initramfs existem no HD.
Rodei:
update-initramfs -u
e ele recriou o initramfs normalmente.
Mesmo assim, sem o pendrive o notebook não inicia. Aparecem erros como:
Failed to start casper.service
SQUASHFS error: failed to read block
Kernel panic
Também testei:
sudo efibootmgr
e retorna:
EFI variables are not supported on this system
porque o Live Mint está iniciado em modo Legacy/CSM.
Minha dúvida é: como o notebook só inicia o Live pelo pendrive em CSM/sem UEFI, mas o HD está com GPT e partição EFI, pode ser que a instalação tenha ficado misturada entre UEFI e Legacy?
Devo tentar algum procedimento para instalar o Mint corretamente em UEFI, ou existe uma forma de corrigir essa instalação atual?

Parece que ficou em conflito os dois. Acho melhor instalar do zero sem UEFI (agora se for querer instalar windows 11 em algum momento depois, vai precisar)

No Live Mint (mesmo em CSM): sudo wipefs -a /dev/sda
sudo sgdisk --zap-all /dev/sda
sudo partprobe /dev/sda

depois na BIOS:
Secure Boot = Disabled

1. CSM / Compatibility Support Module = Disabled (ou “UEFI only” se existir a opção)
  2. Boot Mode = UEFI
  3. Salve e saia.
  4. Na tela de boot (F10 / F12 / Esc), escolha a entrada do pendrive com o prefixo UEFI: ou EFI USB.
    esses modelos samsung sao chatinhos pra formatar, mas provavelmente aí o erro foi nao ter desabilitado o security mode. e esse seu celeron é fraco (ja tive um mint instalado com ele), troque por um ssd e configure com zram e swap, por causa da pouca memoria (4GB). melhorará consideravelmente a experiencia para multitarefas.

vc criou uma partição /boot/efi em fat32? vc deveria tentar instalar uma distro não baseada no ubuntu. por exemplo, o cachy os que é uma versão com instalação amigável do arch linux. se ele instalar com o systemd-boot-efi ou limine, o problema pode estar no mint com grub. este teste pode esclarecer muita coisa. ou a samsung bloqueou a instalação do pinguim mesmo…

aqui tem uma dica no final da página. quem sabe funciona no mint?

Acho que aqui já ocorre uma dúvida comum.

• Nem sempre basta apagar todas as partições.
  • Acho que o ideal, seria excluir a tabela de partições (que suspeito estar como MBR, Legacy), e criar nova tabela GPT. Você pode fazer isso no live USB, via terminal, ou de modo gráfico, usando o gparted.
  • Depois opcionalmente você pode criar partições se desejar, ou então confiar na criação automática a partir do Linux Mint, ou Windows 11;
  • Acredito que precise também rehabilitar o secure boot, não tenho certeza.

Acredito que criando a tabela GPT e habilitando o secure boot, seu HD estará preparado, compatível para instalação UEFI, falando a mesma língua do seu live USB e do windows 11.

Saudações @Pedro_HADS, espero que esteja bem!

Cara, já fazem alguns anos que eu tive um problema muito parecido quando fui instalar o mint (ou foi o Pop!_OS) em um computador.

E, por incrível que pareça, no meu caso o culpado era o rufus.

Por algum motivo quando eu fazia o pendrive bootável por ele, eu não conseguia finalizar a instalação. Foi então que, depois de tentar várias coisas eu resolvir fazer o pendrive pelo balena etcher e aí o sistema instalou perfeitamente.

Assim, como já faz algum tempo, eu não me lembro de detalhes desse meu caso (como mensagens de erro específicas e etc), mas acho qocê poderia fazer o teste também, quem sabe também resolva o problema.

Boa tarde, amigo. Inicia o Mint 22.3 pelo pendrive. Depois abra o Gparted e apague o disco completamente. Depois tente instalar o mint novamente, sempre lembrando de marcar instalar codecs multimídia durante a instalação.

Caso continue ocorrendo o mesmo problema, baixe a versão 22.1 do mint cinnamon, cried o pendrive bootável e instale que deve ir. Um abraço.

Veja se é mbr ou gpt

sudo parted -l ou sudo fdisk -l.