Estou tentando fazer dualboot com /home compartilhada mas não consigo instalar a outra distro

Olá pessoal! Estou chegando agora, migrei do Windows p/ Linux recentemente e gostaria da ajuda de voces para resolver meu problema…

Ontem instalei o Linux Mint Mate no meu notebook e fiz as configurações para colocar /home compartilhada igual ensina no YT, porém hoje fui tentar dar o boot para instalar a outra distro no espaço q deixei reservado, mas não dá boot, fica numa tela preta de GNU Grub Version 2.04

Alguém poderia me ensinar por favor como conseguir instalar a outra distro?

A descrição não está muito clara…

  • Qual o tutorial que você seguiu? Você deixou a Home separada já ao instalar o Linux Mint Mate, ou foi uma alteração posterior?
  • Apenas a segunda distro instalada (ou o pendrive dela) não incia, ou o Linux Mint Mate também?

Se o Linux Mint Mate ainda tiver iniciando, você pode tentar instalar o os-prober via terminal (apt install os-prober) e rodar sudo update-grub para gerar novamente as configurações da tela de boot (com o pacote os-prober permitindo da detecção de outros sistemas operacionais Linux/Windows).

se vc ainda não instalou a segunda distro, a home ainda não está compartilhada, apenas, separada numa partição… vc precisa verificar o problema, pode ser a midia que vc está usado para dar boot na segunda distro.

Já adianto uma recomendação: compartilhe a /home, mas para cada distro crie um usuário diferente, apesar de possível usar o mesmo usuário para várias distros com a mesma home, criar users diferentes vai te poupar muita dor de cabeça com conflito de configurações, ainda mais se cada distro tiver um Ambiente diferente como Plasma e Gnome.

1 Curtida

Me desculpe haha mas vamos lá!

Segui o tutorial que está no canal Diolinux
Criei um /boot depois um / pro Mint, depois outro / vazio para colocar a outra distro, dps defini o espaço da /home e por fim fiz um swap

É o pen drive que não inicia, tinha feito um multiboot com o Linux Mint Mate e o Pop_OS, usei o Ventoy neste processo, como tentei instalar e vi que não deu, apaguei o Mint e o Pop OS do pendrive e joguei o Ubuntu lá pra ver se era erro nas ISO, mas deu a mesma tela de GNU Grub

O Linux Mate esta rodando normalmente, só não estou conseguindo dar o boot pelo pen drive para instalar a segunda distro

Para fazer esta instalação eu tenho que abrir o terminal dentro da pasta do Pen drive ou isto não faz diferença?

Sim, ainda não instalei outra distro

Com relação a sua recomendação, está bem, obrigado… Só me explique uma coisa por favor, no video o Dionatan aconselha usar o mesmo usuario pois diz que muitas pessoas erram em fazer instalação com /home compartilhada por este motivo, por mais que ele aconselhe isto, dá pra fazer com usuarios diferentes sem problemas?

Aparentemente, em alguns sistemas, o Ventoy tem problemas com pendrives grandes (mais de 64GB de armazenamento), dando o erro que você descreveu:

Uma possível “solução” é tentar instalar sem multiboot (Etcher/dd).

Consegui, deu certo. Muito obrigado!