Estou tendo problemas ao tentar fazer dual boot

Eu criei uma partição livre no próprio Windows é quando fui fazer a instalação do Mint pelo live cd, apareceu uma mensagem em inglês falando que eu não podia criar mais de 4 partições primárias, e o espaço livre que eu tinha criado apareceu uma mensagem nele dizendo “inutil”. Queria ajuda por que preciso muito do dual boot.

3 curtidas

Ao invés de criar a partição pelo Windows, tenta deixar o espaço desalocado e criar a partição pelo instalador do Mint.

Se puder mandar um print das suas partições talvez ajude também.

2 curtidas

Na verdade eu deixei um espaço deslocado fiz isso pelo Windows, mas vou tirar uma foto ali pra mostrar :+1:

2 curtidas

Beleza!

Aliás, seja bem vindo ao fórum :slight_smile:

Deu pra particionar aqui pelo gparted mas quando vou instalar não da certo

Bom, acredito que como o seu HD esteja em MBR só pode abrigar 4 partições primárias. Uma forma de contornar isso seria sacrificar alguma dessas partições e criar uma partição estendida, podendo criar dentro dela uma partição lógica para instalar o seu sistema.

Mas só por teste, volta no GParted e cria uma partição estendida com esse espaço não alocado e envia aqui uma foto.

Viu aquela ali que tá com nome “inutil”? Ela é uma partição estendida não alocada que eu criei

E você criou uma partição lógica dentro dela? Formato ext4

Quando vou tentar aparece isso

2 curtidas

Aparentemente o limite é de 3 partições primárias e uma lógica ou de 4 primárias, vai precisar remover alguma primária pra funcionar.

Se quiser dar uma olhada: link

2 curtidas

É… Então como eu temia, será necessário sacrificar alguma dessas partições primárias que já estão criadas aí.

E se eu apagasse essa que tem a Flag “diag”? O que aconteceria?

1 curtida

Acredito que seja a partição de diagnósticos do Windows, realmente não sei que efeito teria apagando-a. Certamente iria ser possível instalar o Mint sacrificando ela, só não sei se corre ou não o risco do seu Windows não iniciar mais. Eu chutaria que não vai mudar nada, mas é só um chute mesmo ksks.

1 curtida

Esse é o efeito colateral de usar o modo de boot Legacy, criado há mais de 40 anos!

Eu sugiro fazer backup dos seus arquivos, formatar tudo, mudar opção de boot do seu computador para UEFI, instalar o windows e depois instalar o linux.

Mas se você quiser continuar nesse modo antigo que é mais difícil para gerenciar o dual boot:

1. O windows está instalado no C:, que está no sda2 (partição de 50GB)? Se sim, continue. Se não, vá para 9.
  2. Copie todo o conteúdo do D:\ (sda4) para um disco externo. Estou assumindo que só há arquivos pessoais nessa partição, nenhum programa instalado!
  3. Confira a cópia (se copiou compactado, teste o arquivo antes de prosseguir)
  4. Apague a partição 4
  5. Crie uma partição estendida com todo o espaço livre
  6. Crie uma partição lógica com seus 167 GB
  7. No Windows, formate a partição que você criou e restabeleça os arquivos nela.
  8. Instale o Linux no espaço livre. Poderão ser criadas várias outras partições sem problemas.
  9. Fim
2 curtidas

Começando o procedimento agora mesmo :+1:

Não há escolha. O sacrifício terá que ser na partição 4. Sacrificar a dois, por exemplo, envolveria ter que mover a partição 3 e quatro para o fim do disco. Muito mais difícil.

Você criaria mais um espaço livre, com 450 MB livre, entre as partições 2 e 4. Se quisesse criar uma partição estendida ali, ela teria no máximo 450 MB. Ou seja, não é possível criar uma partição lógica fora do espaço alocado para a partição estendida.

1 curtida

Essa tela do grub tá normal? É um pouco difícil selecionar o windows aí se quiser entrar nele

Normal. Só dar seta pra baixo e selecioná-lo.

Caso queira mudar a ordem que aparece, o grub-customizer pode fazer isso e é a ferramenta mais recomendada para ter uma interface gráfica para editar os arquivos de configuração do GRUB. Há diversos tutoriais no youtube e por aqui no forum também.

2 curtidas

Na verdade esse grub tava bugado, acho que eu acabei instalando a Raiz em uma partição lógica e isso acabou dando vários problemas. Eu reinstalei o Linux e coloquei a Raiz numa partição primaria e tudo funcionou de forma excelente. Tive que apagar o Disco D do meu windows pra poder instalar o Linux mint.