Eu criei uma partição livre no próprio Windows é quando fui fazer a instalação do Mint pelo live cd, apareceu uma mensagem em inglês falando que eu não podia criar mais de 4 partições primárias, e o espaço livre que eu tinha criado apareceu uma mensagem nele dizendo “inutil”. Queria ajuda por que preciso muito do dual boot.
Ao invés de criar a partição pelo Windows, tenta deixar o espaço desalocado e criar a partição pelo instalador do Mint.
Se puder mandar um print das suas partições talvez ajude também.
Na verdade eu deixei um espaço deslocado fiz isso pelo Windows, mas vou tirar uma foto ali pra mostrar
Beleza!
Aliás, seja bem vindo ao fórum
Bom, acredito que como o seu HD esteja em MBR só pode abrigar 4 partições primárias. Uma forma de contornar isso seria sacrificar alguma dessas partições e criar uma partição estendida, podendo criar dentro dela uma partição lógica para instalar o seu sistema.
Mas só por teste, volta no GParted e cria uma partição estendida com esse espaço não alocado e envia aqui uma foto.
Viu aquela ali que tá com nome “inutil”? Ela é uma partição estendida não alocada que eu criei
E você criou uma partição lógica dentro dela? Formato ext4
Aparentemente o limite é de 3 partições primárias e uma lógica ou de 4 primárias, vai precisar remover alguma primária pra funcionar.
Se quiser dar uma olhada: link
É… Então como eu temia, será necessário sacrificar alguma dessas partições primárias que já estão criadas aí.
Acredito que seja a partição de diagnósticos do Windows, realmente não sei que efeito teria apagando-a. Certamente iria ser possível instalar o Mint sacrificando ela, só não sei se corre ou não o risco do seu Windows não iniciar mais. Eu chutaria que não vai mudar nada, mas é só um chute mesmo ksks.
Esse é o efeito colateral de usar o modo de boot Legacy, criado há mais de 40 anos!
Eu sugiro fazer backup dos seus arquivos, formatar tudo, mudar opção de boot do seu computador para UEFI, instalar o windows e depois instalar o linux.
Mas se você quiser continuar nesse modo antigo que é mais difícil para gerenciar o dual boot:
- O windows está instalado no C:, que está no sda2 (partição de 50GB)? Se sim, continue. Se não, vá para 9.
- Copie todo o conteúdo do D:\ (sda4) para um disco externo. Estou assumindo que só há arquivos pessoais nessa partição, nenhum programa instalado!
- Confira a cópia (se copiou compactado, teste o arquivo antes de prosseguir)
- Apague a partição 4
- Crie uma partição estendida com todo o espaço livre
- Crie uma partição lógica com seus 167 GB
- No Windows, formate a partição que você criou e restabeleça os arquivos nela.
- Instale o Linux no espaço livre. Poderão ser criadas várias outras partições sem problemas.
- Fim
Começando o procedimento agora mesmo
Não há escolha. O sacrifício terá que ser na partição 4. Sacrificar a dois, por exemplo, envolveria ter que mover a partição 3 e quatro para o fim do disco. Muito mais difícil.
Você criaria mais um espaço livre, com 450 MB livre, entre as partições 2 e 4. Se quisesse criar uma partição estendida ali, ela teria no máximo 450 MB. Ou seja, não é possível criar uma partição lógica fora do espaço alocado para a partição estendida.
Normal. Só dar seta pra baixo e selecioná-lo.
Caso queira mudar a ordem que aparece, o grub-customizer
pode fazer isso e é a ferramenta mais recomendada para ter uma interface gráfica para editar os arquivos de configuração do GRUB. Há diversos tutoriais no youtube e por aqui no forum também.
Na verdade esse grub tava bugado, acho que eu acabei instalando a Raiz em uma partição lógica e isso acabou dando vários problemas. Eu reinstalei o Linux e coloquei a Raiz numa partição primaria e tudo funcionou de forma excelente. Tive que apagar o Disco D do meu windows pra poder instalar o Linux mint.