Estou pensando em sair do ubuntu 24.04- mesmo apenas passando menos de um mês

Eu estou no linux e a menos de um ano, e desde lá ja mudei inumeras vezes de distribuições , porem nunca consegui achar um verdadeiro fim.Eu sei , eu fui picado pelo bixinho do distro hopping kkk, má seu realmente gostp de tecnologia, computadores e modos de se usar um computador por isso que gosto das distros cada uma tem uma coisa em especial.
Porem eu neste ano falei que iria usar o fedora e realmente usei ele por um bom tempo só que ele começou a dar problema com impressão dava ghostscript alguma coisa.Enfim, eu decidi ir para o ubuntu 22.04 Lts por que ele ja iria atualizar e eu gosto de como o ubuntu trabalha , ele tem muito tutorial e quase todos os devs que usam linux usam ele. Eu mudei e esperei atualizar, por que eu não gosto daquela versão do gnome kkk, e fiquei com ubuntu 24.04, o grande porem é que ele não esta conseguindo adicionar mais a minha impressora e fica disconetando do meu Wi-Fi e isso é importante para mim.
Estou pensando em voltar para o pop-os ,mas ele esta com um fim incerto por conta do novo cosmic kkk , ou para o linux mint mas eu posso ficar um pouco desatualizado . ou tambem pro fedora já que foi pensado inicialmente para devs e o senhor linus torvalds gosta bastante kk. Eu estou estudando para ser desenvolvedor mas realmente não sei , que distro usar ou se volto para o Windows onde tudo funciona

Já tentou o Zorin 17?
A base dele é a versão 22.04 do Ubuntu, caso isso seja um problema pra você.
O Gnome dele é o 43.9 e várias outras coisas dele são mais atualizadas do que as presentes na sua base.
Em lugar de já instalar, rode ele pelo pendrive e experimente.

3 curtidas

Boa tarde Symos!
Cara, exatamente o que o @wmassis disse!
Usei por muito tempo o Zorin OS, na ocasião o Zorin OS 15 e nunca tive problemas com drives, impressoras ou quaisquer aplicativos.

É base do Ubuntu e apesar de ter o Gnome como DE, tem sua própria customização dando uma visão mais familiar ao Windows ou MAC dependendo da View que escolher em suas configurações já que ele dá essa opção.

Vale a pena montar uma VM e dar uma estudada nele.
Abraços! :v:

2 curtidas

Caro colega, você passou do Ubuntu 22.04 para o 24.04 fazendo upgrade? Ou optou por uma instalação nova, “do zero”?

O upgrade a partir da LTS 22.04 ainda não está sendo recomendado.

Obrigado!!! Mmalson , eu pensei no zorin Os 17, mas eu não sei é que o gnome 43 não tem alguns recursos que o gnome 46 tem e eu gosto dele. Mas não discarto a ideia do Zorin OS 17 ! Muito obrigado!!!

1 curtida

Então , é que na verdade eu já fiz kkkk. Eu fiquei tão ansioso que instalei do zero !! Mas Obrigado!

Olá!

Bacana que vem avançando e testando vários cenários de distros.
Trazendo uma conjuntura um pouco diferente, talvez seja hora de focar mais em duas bases que podem guiar até o caminho em várias outras distros. Nesse caso, aprofundar mais em como tratar melhor o seu periférico frente ao Linux.

Pegando o Ubuntu e o Fedora você tem ai dois sistemas bem completos em termos de suporte e com maior potencial para resolver issues e definir um caminho mais “permanente” frente a ficar variando muito com inúmeras variáveis de configurações e customizações que cada distro faz. Tipo, o Zorin, Mint, eOS, Pop e outros vêm da mesma base Ubuntu, porém trabalham diversas camadas e hora facilitam para alguns usuários em suas necessidades hora complicam. Não tem um certou ou errado.

Daí, a ideia de você entender melhor sobre sua impressora, driver, módulos, bibliotecas do cups e tudo mais. E mantendo menor variação de sistemas você pode dominar mais e de repente até facilitar você sempre manter funcionando a impressora em outras distro que por ventura aventurar. Mesmo pensamento para o Wi-Fi que na grande maioria das vezes o problema pode ser porque um base de distro tem facilidade para expor a módulos/drivers proprietários outras só quando você opta e/ou força. E ainda há vezes de placas com controladoras similares em que o driver aberto funciona melhor e uma variação do proprietário funciona melhor. Broadcom, por exemplo, tem modelos que o driver open faz ela funcionar aparentemente normal, mas rola isso direto de desconexão e tal, daí o proprietário consegue fazer funcionar bem mais normal se assim podemos dizer, rs. Hora o inverso.

Então é isso, ainda mais pensando que configurar um ambiente para dev tbm você o faz quase que independente da distro, mas será sempre mais fácil e menos requerente de manutenção se for numa distro “maior”.

Obrigado!!! Talvez eu tente !!!

1 curtida

Por nada!
Bom, já que o problema é uma Distro nova mas com o Gnome atualizado que possui recursos aos quais gosta. Há as distros Rolling Release que estão sempre atualizadas e muitas delas com o Gnome disponível.

Dentre elas as mais “intuitivas” (em termos de instalação e facilidade de Apps já que possuem Store) são:

Manjaro Gnome;
Solus OS Gnome;
OpenSUSE Tumbleweed Gnome.

Lembrando, não são base Ubuntu, portanto, há diferenças principalmente no Gerencidor de Pacotes caso precise utilizar o terminal. Mas, as vezes te ajudam a encontrar uma nova distro e uma resolução para seu problema.

Boa sorte! :wink:

1 curtida

Obrigado!!! vou testar!!!

Graças ao canal fui para o Big Linux, mas achei que tinha muita coisa, depois fui para o Zorin OS e está gostando bastante, mas ao resolver testar o POP OS e ver o quão rápido e estável ele era, impressora funcionou de primeira assim como o mouse e teclado hyperX, no BigLinux eu tinha que conectar e desconectar ao ligar pra funcionar, assim como no Zorin OS, finalmente vou sossegar em uma distro.
Volta pro P!, e seja feliz

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.