Uma duvida, você usa x11 ou Wayland? Ja tentou usar o inverso?
E se tentasse testar outra DE que não o KDE? Talvez um Cinnamon que é mais Windows-Like
Agora o driver NVidia não quer funcionar direito no Kubuntu.
Sim o editor de vídeo que mais uso que é um webapp está dando erro de WebGL Context. Isso se dá porque a aceleração do hardware está desativada no navegador ou o driver não está funcionando direito.
Estou usando o driver 595xx que foi instalado pelo sistema mesmo. Vou tentar o driver 580xx. estou alternando o driver pelo Driver Manager do Kubuntu.
Eu estava tendo esse problema no Brave e o Webapp do Mint. Mas foi instalar o Microsoft Edge que o webapp do clipchamp está funcionando.
Tem aparecido umas mensagens de falhas (pop-ups) mas tudo parece funcionar bem.
Enfim, segue o jogo.
O webapp foi instalado por qual navegador? Chrome ou Firefox?
Primeiro pelo Firefox por meio de um app do mint chamado “Aplicativos Web”. Algo assim. Ele só da a opção de escolher o Firefox. Bem eu removi o Brave e instalei o Edge. Resolveu.
Finalizando a saga e a thread. Por incrível que possa parecer, o Bazzite, de todas as distros que instalei aqui, depois que sai do Big. Foi a que melhor funcionou. Isso em relação a:
Eficiência x Consumo
De modo que voltei pra ela. E, como já fiz num passado, bem distante (rsrsrs), quando usava Ubuntu que ainda era a DE Unity, instalei o Play On Linux.
Até o player de áudio AIMP, versão pra Linux (pacote RPM) eu instalei aqui. “Funcionou” pegou skin que uso, mas ele não reconhece dispositivo de áudio. Bem isso é algo pra mais uma rodada de pesquisas, tentativas e assunto pra uma outra thread.
Concluindo, depois que o sistema carrega tudo funciona bem aqui. E disse depois que carrega, pois nem sempre o Bazzite inicializa de primeira. As vezes, na primeira partida, ele começa a carregar, dai a tela fica preta com um tracinho piscando e parece não avançar. Esperei um pouco e nada. Não sei o que pode estar ocorrendo. Mas ai eu aperto Ctrl+Alt+Del e, ai sim, o Bazzite sobre rapidinho.
Bem, no modo live apareceu uma mensagem falando de um tal CSM ativo na BIOS. Orientando que eu devia desabilitá-lo. Depois de instalado o Bazzite eu fui na BIOS e desabilitei o tal CSM, mas ai não saiu da tela com a logo da ASUS. Coloquei no automático e não surtiu efeito. Habilitei o CSM novamente e voltou a carregar as coisas.
O importante é que o sistema está funcionando e com um consumo bem equilibrado.