Estou na dúvida se o XBOX SERIES S valeria a pena para o meu perfil

Estou quase certo que sim, mas quero ao menos opiniões de outras pessoas para ver se eu não deixei de considerar algo.

O XBOX SERIES S é a versão mais econômica do novo XBOX, eis os preços sugeridos para aqui no Brasil:

XBOX SERIES S = R$2.999,00
XBOX SERIES X = R$4.999,00

Como não tenho PC gamer e nenhum console, o XBOX SERIES S seria uma opção bastante interessante pra mim, pois eu ainda poderia curtir os jogos da geração passada que eu nunca joguei, e isto inclui jogos para PC que nunca pude jogar como Far Cry 5, The Witcher III, GTA V, Horizon Zero Dawn 1, etc (observe que praticamente só gosto de jogo de mundo aberto).

Pessoalmente sou mais fã dos exclusivos do Playstation, mas o preço atrativo do XBOX SERIES S e o fato da Bethesda (dona da série The Elder Scrolls que tanto amo) ter sido comprada pela Microsoft me fizeram escolher pelo console do título deste tópico.

A escolha seria bem tranquila se não fosse por um pequeno problema: o espaço de armazenamento do XBOX SERIES S que é de 512GB, sendo que por volta de 190GB desse espaço é dedicado ao sistema operacional, o que me deixa com algo em torno de 314GB usáveis. Tudo bem que os jogos para XBOX SERIES S virão 30% menores já que não terão texturas 4k, mas…
A propósito, já tenho TV 4k.

Felizmente não sou o tipo de pessoa que fica acumulando jogos no HD/SSD, geralmente só fico jogando um ou dois grandes títulos durante um tempo. Eu ficaria tranquilo em manter 4 ou 5 jogos armazenados:

• 1 jogo de futebol (não sou grande fã, é só pra dar uma variada)
  • 1 jogo de corrida (não sou grande fã, é só pra dar uma variada)
  • 2 jogos de mundo aberto
  • 1 jogo de outro gênero (uma novidade que eu estaria testando)

Assumindo que eu teria 314GB de espaço disponíveis, montei um esquema do que acredito ser o espaço que os jogos listados ocupariam:

• FIFA 21 (50GB)
  • Forza Horizon 5 (80GB)
  • Cyberpunk 2077 (70GB)
  • Horizon Zero Dawn 2 (100GB)
  • Isso tudo aí já somou 300GB, então se arquivos de configuração e save games não ocuparem mais espaço e os jogos não ocuparem mais espaço doq ue ifnormado, ainda dá para instalar uns jogos indies menores (o problema é que o espaço exigido pelos jogos crescerá a medida que a geração avança, Red Dead Redemption 2 é da geração passada e ocupa 150GB!). Para o meu perfil está bom, mas me pergunto se não deixei de considerar algo, é aí que você entra pra me dizer se esse esquema está correto.

Dei uma rápida pesquisada e vi que o armazenamento externo de 1TB para os novos XBOX seria de $220. Mesmo levando em conta uma expansão hipotética de 512GB a $110, já me faria pensar se não seria mais interessante juntar um pouco mais e comprar logo um XBOX SERIES X. Se bem que eu não teria grana pra isso… rsrsrs.

É isso gente. A medida que fui pesquisando para fazer escrever este tópico, fui percebendo que o XBOX SERIES S é o suficiente pra mim, pelo menos com os jogos do início desta geração. Mas é isso, quero uma segunda opinião ou saber se deixei de considerar algo.

Bom eu prendendo ter um console depois de anos sem. O que esta pesando para min é o armazenamento , o Xbox S além de um bom preço e sem a frescura de 4K (não pretendo ter monitor ou projetor 4k nem a curto e longo prazo) mas o armazenamento interno dele praticamente foi riscado da minha lista, o PS5 tem uma vantagem muito interessante nesse caso ele vem com um slot PCIE para colocar SSD M.2 que são muito mais baratas e interessantes do que solução da Microsoft de comprar um SSD Exerno que vai custar mais o que 2k por aqui :flushed:.

Se vc é aqueles que joga e depois desinstala para acomodar outro jogo talvez o Xbox S seja interessante e quem sabe com o tempo o SSD externo da M$ fique mais barato, porem, se vai acabar mantendo alguns jogos instalados no console por espaço o X seria melhor.

1 curtida

Não tenho reais motivos para comprar um xbox ou playstation, se eu for comprar algo novo será um computador mediano para emulação/virtualização…

Se o seu foco não for 4k60, o Series S compensa, e compensa muito, ainda mais pelos preços dos computadores hoje em dia, 1080p60 com tranquilidade por 3000, só jogar sem se preocupar.

E, não gosto de dar noticias tristes, mas Horizon Zero Dawn é exclusivo de PS4, saiu pra PC esse ano depois de 3 anos. Computadores viraram uma plataforma neutra, a sony resolveu lançar alguns titulos pra Windows, mas não vão sair pra Xbox.

Os novos Xbox Series possuem a possibilidade de upgrade de armazenamento, só um palpite.

Ow, isso é chato, eu não tinha parado para reparar nisso :frowning:. E têm muitos títulos bons que são exclusivos do Playstation. De qualquer jeito, não pretendo comprar PC gamer. Mas se tudo der certo, compro um XBOX SERIES S agora (por “agora” entenda daqui a 1 ou 2 anos) e no meio da geração compro um Playstation 5.

O problema é o preço, como eu comentei na postagem de abertura deste tópico. Você sabe dizer se será possível armazenar os instaladores dos jogos num HD externo comum de 1TB para não ter que esperar baixar o jogo de novo?

Isso eu já não sei, porém seguindo a lógica dos Xbox, Xbox 360 e Xbox One esta pode ser uma possibilidade.

1 curtida

Tudo dependerá do seu perfil de jogador. É o que eu sempre falo: se você curte um multiplayer bacana, desafiador e divertido, a plataforma do XBOX tá a anos luz na frente de Switch e PlayStation (inclusive no sentido de exclusivos). Agora, se você curte jogos com narrativa e single-player (algo que eu, particularmente, detesto), aí te recomendo PlayStation ou Switch mesmo.

Há também o diferencial de que até nos jogos single-player, o fato de você conquistar troféus (o famoso “platinar jogo”) no XBOX te dá um status a mais como jogador, além de que você pode trocar os pontos ganhos por cada conquista ou “platinamento” por alguns brindes e outras coisas da XBOX Store.

Do ponto de vista de hardware, não tem nem comparação… Series S | X estão sim muito superiores ao PS5, além de ser mais fácil instalar expansão com SSD.

O que a Microsoft não faz no seu sistema porco, ela faz magnificamente no seu console. Vai por mim.

1 curtida

Obrigado pela resposta. Sou o tipo de jogador single-player, mais precisamente o tipo que prefere jogos de mundo aberto, mas não me prendo a este estilo.

Literalmente faz mais de uma década que joguei pra valer um jogo online, nem mesmo me interessei em jogar esses novos jogos da categoria MOBA. Mas quem sabe, no futuro, quando eu estiver mais estável, eu dê uma chance a jogos online.

De fato, no Playstattion estão os exclusivos que mais chamam a minha atenção:

• God of War
  • Uncharted
  • The Last of Us
  • Shadow of the Colossus

Enquanto no XBOX:

• Halo
  • Gears of War
  • Fable

Entretanto, o exclusivo do Playstation que eu verdadeiramente sentiria falta seria apenas God of War.

De qualquer forma, me sinto bem servido de jogos multiplataforma (têm para Xbox e Playstation):

• GTA
  • Cyberpunk 2077
  • The Witcher
  • Final Fantasy
  • The Elder Scrolls
  • Assassin’s Creed
  • Red Dead Redemption
  • Metal Gear
  • Far Cry
  • Middle-earth: Shadow of Mordor
  • Star Wars Jedi: Fallen Order
  • Dragon Age
  • Call of Duty
  • Battlefield

Se existisse a escolha apenas entre XBOX SERIES X e o Playstation 5, eu escolheria o segundo, mas o preço de ambos está fora da minha realidade :sweat_smile:. Na verdade, realisticamente eu compraria o Playstation 4 Pro (perceba que favoreço o Playstation). Entretanto, existe o XBOX SERIES S que me parece mais interessante que o Playstation 4 Pro, a diferença de preço não é tão grande e eu teria acesso aos jogos de última geração por mais tempo (por favor, me corrija se eu estiver errado).

Se eu já tivesse um PC gamer, eu não pensaria duas vezes em adquirir um console Playstation porque muitos exclusivos do XBOX estão disponíveis para PC Windows e eu teria acesso aos exclusivos do Playstation, mas não tenho nem um PC gamer e nem um console, de forma que até jogos do Xbox 360 e Xbox One seriam uma novidade pra mim (XBOX SERIES S é retrocompatível com todos os consoles anteriores da Microsoft).

Sou apaixonado por Zelda, mas nada me faria comprar um console da Nintendo. Gosto de jogos AAA que só o Xbox e Playstation oferecem.

Deixo pra jogar os títulos de Zelda e talvez Mário no emulador que meu notebook aguenta rodar.

Peraí, até o Series S é superior ao Playstation 5?!

1 curtida

No atual cenário, Xbox está superior ao PS, talvez só deixando a desejar por conta de alguns exclusivos.

Como eu não sou muito de jogar, eu compraria um Xbox, por ser hardware superior e mais barato.

Sony está muito a desejar nos últimos tempos.

1 curtida

Vale a pena sim, os Xboxes são muito mais custo-benefício do que os PS. Não acho que vale a pena torrar grana por conta de uns 5 jogos da Sony.

Sobre o armazenamento, os jogos serão bem menores. Já temos um primeiro exemplo que é Fortnite, que vai receber um update que vai diminuir o tamanho do jogo de 90 GB para 27 GB. Muitos jogos da atual geração são grandes para gerar redundância e diminuir o loading, pois o HD é muito lento. Com SSD não se precisa fazer essa redundância.

Ainda assim, os Xbox Series irão aceitar armazenamento externo USB. Não dará para jogar jogos da nova geração, só os retro por esse método, mas você pode transferir os jogos de um para o outro facilmente.
Já fizeram testes de transferência, um AC Origins que tem 50 GB, leva uns 10 minutos pra transferir.

1. 4 minutos e 33 segundos são necessários para mover do SSD Interno para um SSD Externo.
  2. 10 minutos e 36 segundos são necessários para mover do SSD Interno para um HDD Externo.
  3. 2 minutos e 18 segundos são necessários para mover do SSD Externo para um SSD Interno.
  4. 7 minutos e 46 segundos são necessários para mover do HDD Externo para um SSD Interno.
2 curtidas

Saquei!

Mano, eu acho que dá pra você substituir por um Devil May Cry ou um Ryse: Son of Rome por exemplo. Mas, vai de cada um! Em questão de Hack’n’Slash, eu prefiro bem mais o DMC do que gow. Mas aí é questão de gosto.

Você pode experimentar o XBOX pelo diferencial da novidade também. Eu sempre tive PlayStation de console, e a minha entrada no XBOX foi pela curiosidade mesmo. Além disso, tem o fator que o controle do PlayStation me dava câimbra na mão e foi nessa época que comecei a ter uma dor insuportável nos dedões…

Mas é inegável uma coisa: se você quiser jogar multiplayer no PlayStation, ainda que só de vez em quando (já que você é um jogador mais de single-player), tem a vantagem de que alguns jogos tem o online gratuito na PSN. Já o XBOX perde nesse quesito: qualquer mísero jogo só dá pra jogar online com Live e ponto final.

Você acredita que nunca fui fã de Nintendo? Fiquei 2 curtos anos curtindo Pokémon na infância… depois disso nunca mais joguei e nem tive vontade de apreciar nada da Nintendo.

Sim! A GPU do Series S e o seu processador são bem melhores que o PS5. Por mais inacreditável que pareça, a Sony tá tomando uma paulada atrás da outra nessa nova geração.

1 curtida

Putz, nem sei porque se dão o trabalho…
O Xbox Series S com esse cartão de armazenamento sairia por R$5100.

Mas vou ver se esse 364GB dará conta do recado.

Pode usar um HD externo “comum”. O inconveniente é que para os jogos da nova geração vai precisar mover do HD externo para o SSD interno na hora de jogar. Porém jogos atuais e retrocompatibilidade rodam direto do HD externo comum. Alguns testes dão conta que essa manobra varia de 6 a 14 minutos dependendo o tamanho do jogo.

2 curtidas