Estou enfrentando complicações para instalar o linux (qualquer distro) no meu ssd

Pessoal primeiro boa noite
A algum tempo fiz a instalação do arch e deu tudo certo, porem agora que estou voltando para o linux nao estou conseguindo, e detalhe agora nenhuma distro esta instalando.
Todas dao erro…
Ja troquei na bios de uefi para legacy e vice versa, testei ISO’s diferentes nenhuma deu certo.
Vou deixar fotos.

Uma delas é bem no inicio da instalação do arch, qnd ele esta carregando a iso.

A outra sao erros qnd vou comecra a particionar o HD (vou usar o arch instal para gerar a foto

I/O Error na maioria das vezes é problema de hardware, já fez uma checagem no disco? ou no pendrive caso seja o caso?

Sim, em ambos eu fiz o teste instalando o windows e deu certo tmb

Aí é complicado, ceio que já fez isso, mas chegou a chegar o hash das imagens ISO? Infelizmente não dá para usar windows como base já vi o windows instalando em HD abarotado de blackbocks e defeituoso, creio que não seja o seu caso, tenta desfragmentar o disco antes de tentar uma nova instalação.

Ok, vou fazer os testes aqui e retorno com os resultados.
Obrigado por agora

É pendrive defeituoso, ou o pendrive foi retirado antes de terminar a cópia da ISO. Pelo fato do valor do setor defeituoso ser muito alto, parece que foi a segunda opção. Como vc criou o pendrive de instalação?

UEFI bugada, coloca o kernel Linux para fazer a ACPI.

Eu criei pelo easy2boot.
Como precisei refazer os downloads vou fazer a troca de pen drive e testar em outro, por garantia

Acabei de formatar novamente com o windows… ja que foi o unico que entrou no ssd.
Agora fiz o download da iso do arch, do pop e do big linux, ambas ja fiz um teste hash tudo certinho vou fazer um pendrive novo para colocar as iso’s.
Apos isso vou tentar novamente, estava pensando vale a pena tentra intalar elas em uma vm antes do pc direto …

Uai, se vc instalar primeiro numa VM como o virtualbox, vai da para vc aprender o que deve ser feito e não ser pego de surpresa na hora de instalar no SSD.
Vc teve uma boa ideia.

Lembre-se que se for instalar o Arch Linux pelo archinstall, antes de executar o archinstall rode o comando abaixo, senão dá erro a instalação pelo archinstall:

pacman -Sy archinstall

• O archinstall da ISO está bugado, por isso é preciso instalar ele de novo.

Pois é pessoal ssd defragmentado, isos com teste hash e funcionando nas VM, troquei o pen drive tmb e os erros persistem…

Olá @ArnackBr, tudo bem contigo?

Um dos passos mais importantes para solucionar qualquer problema é coletar informações detalhadas, use as dicas do post abaixo para compartilhar informações sobre o seu computador. Assim, a comunidade pode ser mais objetiva nos testes e sugestões.

Em plataformas AMD antigas (FX) havia um bug relacionado com o controle de IOMMU que gerava um sintoma parecido com esse. Existem algumas discussões sobre isso aqui no fórum, utilize a ferramenta de busca e veja se as soluções propostas te ajudam.

:vulcan_salute:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.