Estou com netbook Dell que quero recuperar

Estou com netbook Dell Inspiron mini 910, que está sem sistema operacional, gostaria de saber se tem algum sistema que ele comporta. Ele tem 2 ram 8gb de SSD, e consegui reconhecer cartão de memória, gostaria de colocar ele em funcionamento, vocês indicam algum sistema?

Loading vmlinuz.A… ok

This kernel requires an x86-64 CPU, but only detected an 1686 CPU. Unable to boot please use a kernel appropriate for your CPU.

Ele aparece essa mensagem, não sei como resolver. Sou bem iniciante nisso.

Acredito que este erro pode ser devido à arquitetura do processador do notebook, que pelo que li é de 32 bits .

Sugiro que você teste alguma das distribuições deste artigo, que ainda possuem suporte a esta arquitetura e te permitirão usar o laptop.

3 curtidas

Isso mesmo que o @umcarlinho explico, use versão de OS de 32bits.
Quando for baixar a ISO selecione a de 32bits.

Mas vou te falar, OS de 32bits já são poucas opções.
Um dia 32bits vai acabar.

O que você acha de usar o Linux Mint 32-bit?
Lembrando, tem 2 opção, selecione a 32-bit.

Fica de recomendação o uso da distro Bunsenlabs, pois os requerimentos mínimos é compatível com as especificações de teu hardware… Para instalar-lo em sua maquina acesse → Instruções de Instalação, e escolha a imagem iso para download em sua versão 32-bits ( Pois o erro como já apontado se implica com a arquitetura de seu processador, que suporta apenas sistemas 32-bits. ), ou seja clique no botão [ Download 32-bit ISO ], e então prossiga para instalação…

A é verdade, os recurso de hardware dele é fraquinho.
Tem que ver se o Linux Mint cabe em 8Gb de SSD.
Ele vai ter que usar distro minimalista, que vem com poucos pacotes.

Talvez o Debian 32-bit (x86) com desktop Xfce lhe atenda bem. Eu uso num netbook com hardware ainda mais fraco que isso.

Sugiro usar o Ubuntu Minimal que ainda tem versão 32 bits na LTS 18.04 (obrigado @Rodrigo_Chile ).

1 curtida

O Slitaz é uma distro minimalista que ocupará apenas 100MB do seu SSD de 8GB.

A versão que não esta escrita “64” aparentemente são de 32bits.
Eu teste a “slitaz-rolling-core.iso” e esta é de 32bits, mas ela inicia sem interface.

Quando pedir login e senha digita como login e senha a palavra “root” tudo minusculo, que sera logado.

18.04, Carlinhos…

Eu pesquisei muito por 32 bits. Além do Bunsenlabs, tem o Elive, muito leve. E há a opção de um sistema mais “pronto” e muito leve, o Loc-OS

https://loc-os.sourceforge.io/

Acabei de alterar, faz tempo que não baixo a versão minimal

1 curtida

E vai baixar onde, se o site já não disponibiliza ela?

Não recomendo uns dos motivos, suporte padrão finaliza em abril de 2023, mas segue Installation/MinimalCD - Community Help Wiki, se optar fazer uso do Ubuntu Minimal, então fica a recomendação de configurar e instalar o Xubuntu Core

1 curtida

Não recomendo, pois o suporte do Ubuntu 18.04 termina agora em abril. Vai instalar e daqui 6 meses ficar sem atualizações de segurança.

1 curtida

O Elive deve rodar bem, é só ter paciência para conseguir a ISO dele (já que eles dificultam bastante…):
https://www.elivecd.org/download/stable/

Se essa versão “Estável” não der certo, ainda tem a opção de usar a imagem para computadores verdadeiramente bem obsoletos:
https://www.elivecd.org/download/old-versions/

1 curtida

Uai, n paga suporte de 10 anos para uso pessoal e pode ser ate 5 maquinas, não conheço ninguém que tenha mais de 2 maquinas.

Como expliquei o suporte do Ubuntu LTS é de 10 anos.

São 8 GB de SSD mesmo? Não seriam 8 de eMMC ou 80 de SSD?

Obs: se o processador fosse de 64 bits dava para transformar em um “Chromebook Flex”, acho um equívoco a Google não dar suporte para 32 bits.

1 curtida

É 8GB é estranho, mas netbook é um PC com o proposito de ter baixo recurso mesmo para baratear o preço, não duvido nada eles ter colocado 8GB para baratear o custo de SSD, e não duvido nada de na verdade ser um chip de memoria SD.

Em fim, distros minimalistas rodam nessa maquina de boa, tem ate o tinycore que pode rodar na maquina dele tranquilamente.

@Armindo_RCS Se for usar o tinycore o de 32bits é o que esta escrito x86.
Quando você ver escrito x86_64 é pq é de 64bits.

1 curtida