Estava pensando se vale a pena mudar do gnome para o budgie desktop?

Sei que não é necessário reimstalar o sistema completo no ubuntu, porém tenho medo de fazer alguma bobagem? Será que vale o esforço e o perigo??

Para podermos dar a nossa opinião se vale a pena primeiro tu tem que apontar os motivos que te fazem querer isso.

Na verdade não é algo assim tão perigoso, as chances de quebrar o sistema ao instalar outra DE são mínimas, mas tem mais riscos e pode ser bem trabalhoso para desinstalar os aplicativos remanescentes do GNOME depois, e nessa hora sim tem que ter cuidado pra não desinstalar nada essencial.

Agora se vale a pena todo o trabalho ou não é algo que só tu pode saber… Depende do teu objetivo e de quanto trabalho tu está disposto a ter para alcança-lo.

3 curtidas

Quero trocar mais pela dúvida se o budgie é mais fluido do que o gnome. E também base ele é mais customizável.

Bom, já que a tua intenção é testar eu sugiro que tu instale o Ubuntu budgie ao lado do Ubuntu, em uma outra partição. Então testa e se gostar é só remover o Ubuntu e continuar usando o Budgie, se não gostar é só remover o Budgie e voltar a usar o Ubuntu.

Instalar uma segunda DE é sim possível e nem é tão difícil, mas geralmente o sistema vira uma bagunça de aplicativos redundantes, eu particularmente não gosto e não indico.

2 curtidas

No caso do Budega, ooops Budgie não tem problema pois é um gnome-shell customizado, as aplicações são praticamente as mesmas.
Agora se for somente para testes utilize o Boxes, EMHO, acho o Budgie limitado e bugado talvez daqui algum tempo esteja útil, isto se o Ikey não desistir do projeto ou mudar tudo como sempre
faz.
PS: acho que ele já abandonou, estava meio por fora, mas não é nenhuma novidade.

Se a mente por trás do projeto se retirou a tendência é que o projeto morra, a ideia do Solus era até boa por volta de 2011/2012 mas depois de ver que o cara não termina o que começa desisti de utilizar qualquer coisa que venha dele, esse cara deve ter algum sério problema.

O Ikey abandonou o projeto, era para o Budgie ter sido reescrito em Qt mas acabaram abandonando a ideia, o futuro do Budgie é incerto. Se você quer mais fluidez recomendo que utilize o Gnome 3.32, esta versão é bem mais fluída e consome menos recursos.

2 curtidas

Sugiro vc fazer backup de seus arquivos em uma partição, e depois instalar o outro ambiente gráfico… pois se der tudo errado, ai complica tudo…

1 curtida

Nesse caso, a melhor alternativa pra vc seria testar na máquina virtual, dessa forma, mantém seu sistema intacto. Teste o Ubuntu budgie ou solus na VM, os dois vem com budgie por padrão, mas nem sei se vale a pena ainda depois da informação do amigo @anon58028541

Não amigo, não é só um gnome-shell customizado, ele foi escrito com base no Gnome e usa alguns apps do mesmo, mas é diferente.

E quais seriam essas limitações? Bugado? Bom, acho que faz bastante tempo que você não o testa.

O criador do Gentoo deixou o projeto, o Gentoo acabou? o do Void Linux sumiu, e ai também acabou? Quando a comunidade abraça o projeto, ela dificilmente morrerá.

1 curtida

Talvez seja interessante você testar o Ubuntu Budgie por pendrive e se gostar, instalar com Particionamento Manual e desmarcando a opção de “Formatar partição”.

1 curtida

Diria que é questão de gosto, eu por exemplo prefiro o Budgie, que lembra muito a de DEs que eu gosto como Xfce, Mate, Cinnamon. Onde você tem paineis e simplesmente adiciona applets neles.

Sobre bugs, não vou mentir, existem sim alguns, seja bug do applet, seja bug na interface, alguns glitchs. E são bugs relativamente antigos, que já vi galera comentando em fóruns, no Github, mas que não foram resolvidos. Apesar de tudo, não é nada que atrapalhe o uso, pelo menos nunca aconteceu comigo.

Como já disseram, se quiser ter 100% de certeza que não vai quebrar teu sistema, instala o Ubuntu Budgie em uma VM. Mas caso queira instalar direto, não vejo muito problema não, várias configurações (como temas, wallpapers) são compartilhadas entre Budgie e Gnome, os apps de ambos também são em sua grande maioria os mesmos.

1 curtida

Testei na última versão estável do Solus e no RebornOS versão git, existem casos e casos, não me atende eu fiz alguns testes em uma máquina e houveram travamentos do nada, isto no Solus 4 (que é a distro padrão), veremos como está o desenvolvimento do Budgie hoje, quando foi o último commit no git? o que foi modificado desde então? Foi portado para Qt? Realmente espero que a comunidade continue desenvolvendo.
O importante é se agrada você, continue utilizando e reportando bugs para que melhore.

Também testei o Solus 4 e não tive esses travamentos, engraçado que esse tipo de bug já me ocorreu em versões mais recentes do Gnome.

O fato de não ter commits recentes não significa que o projeto está abandonado, eles podem está trabalhando em algo para o Budgie neste exato momento.

Me diga você se é viável ter o trabalho de portar toda uma “DE” pronta para outro framework. O maior problema do Budgie é ele ser atrelado a algumas coisas do Gnome, só que na minha visão, acho que seria possível de se resolver sem ter que migrar o seu código para outra plataforma.

Abraços!

Cara,

Eu particularmente estou gostando demais. Já tentei de tudo pra fugir da carroça do Gnome. Instalei Deepin DE, KDE. Há cerca de um mês resolvi testar o Budgie. Não me arrependo. Leve, funcional e razoavelmente personalizável.
Só darei nova chance ao Gnome no Ubuntu 19.10. Se continuar ruim, não hesitarei em continuar com o Budgie.

1 curtida