1 - Pra quem tem jogos espalhados em várias lojas (Steam, gog, Origin, Uplay, Epic e Twitch Prime), é viável a migração para Linux. Pq suporte nativo só pros dois primeiros, ne?
2 - dúvida sobre particionamento.
Posso botar os jogos em partições diferentes da “/” e da “/home” sem problema. Caso eu venha formatar o pc, mantendo essas outras partições, posso “importar” os jogos, tal como faço no Win?
3 - Distro ideal:
Gosto muito do Mint, ele é usado no note de minha esposa. Mas pra jogos tem mto performance penalty ou dá na mesma?
Os dois primeiros tem um suporte nativo muito bom.
Epic e Origin (e Blizzard Launcher), apesar de os meios de suporte não serem oficiais, ainda são bastante utilizáveis com ferramentas tipo o Lutris. O único problema são glitches gráficos ocasionais nos launchers e incompatibilidades de anti-cheat.
Twitch Prime até agora é o mais problemático, sendo impossível até mesmo baixar os jogos.
Moral da história: fora o Twitch Prime, dá sim para baixar e jogar muita no Linux (com exceção de multiplayers online, devido aos anti-cheats desconfiarem de VMs e Wine, e os lançamentos de grandes estúdios que exigem recursos muito novos do SO).
Sim. Basta adicionar essas pastas como “bibliotecas” dos seus launchers depois de formatar que deverão ser detectadas automaticamente (só posso falar da Steam, mas outros launchers não devem estar atrás). Apenas tome o cuidado de, caso esteja apenas experimentando e não pretenda migrar para o Linux definitivamente ainda, formatar com, por exemplo, o sistema de arquivos FAT32/exFAT (compatível com Linux e Windows). Caso contrário, formate com um sistema de arquivos feito para Linux (ext4, xfs, etc.) para ter uma melhor experiência.
Com um script de post-install para jogos como o do @anon17586640, qualquer distro vai ter uma boa performance. Eu contra-indico distros baseadas no Ubuntu por um motivo, no entanto: elas configuram para não rodar programas que estão sistemas NTFS e FAT32 (o que permitiria você importar a biblioteca do Windows/em uma partição compatível com Windows) por motivos de segurança. Distros como o openSUSE Leap e o RegataOS (esse último louvado pelo bom suporte a jogos) não têm esse comportamento. Novamente, se pretende migrar para Linux definitivamente nesse PC, pode usar o Ubuntu ou o Mint tranquilo que esse problema não vai existir.