Estabilidade das distros Arch based para vídeos híbridos

Galerinha, como está a estabilidade das distros Arch Based ou até mesmo o próprio Arch Linux em relação ao vídeo híbrido Intel/NVIDIA?

Eu estou utilizando Ubuntu 19.10 e, notei que a qualidade de vídeo dele está meio bizarra. Ao assistir twitch com o notebook fora da bateria, ele fica “engasgando”. Além disso, o Ubutun 19.10 está sugando minha bateria em menos de 1h, coisa que no Windows dura em torno de 3hs.

O vídeo é uma GTX 1050 (Samsung Odyssey).

não tenho vídeo híbrido, apenas intel aqui mas nunca tive problemas. Tenta fazer um teste através de maquina virtual.

Você vai ter que voltar pro Windows e da uma olhada se realmente é o SO que está comendo sua bateria.
considerando que uma bateria tem vida útil então talvez sua bateria que já começou a ficar ruim mesmo, de todo modo mais cedo ou mais tarde ela vai ficar descarregando fácil assim mesmo não pode fazer nada a não ser trocar ela se for possível.

Não recomendo o Arch e nem o Manjaro para placas híbridas.

Você já testou o Pop Os ?
Dizem que é a distro que melhor está lidando com essa questão.

1 curtida

@BobySlayer Notebook zeradinho. Creio que o que você falou seja meio equivocado. KDE Neon tinha a durabilidade de 4 horas. Mas esse não é o tema do tópico.

A muito tempo eu usava Arch, utilizei ele por uns aninhos aí, porém quando troquei de notebook , o esquema de vídeo híbrido não funcionava nele.

Sabe que a muito tempo tive curiosidade sobre ela? Ela é baseada em Ubuntu, certo?

Certo (20 caracteres)

1 curtida

Ela é muito boa distro melhor alternativa se vc esta querendo continuar na base Ubuntu

1 curtida

@Lavrudinho estou acompanhando o install instructions no site oficial do Pop!_OS e me deparei com um assunto antigo que não fechei ainda, que é o drive encryption, particularmente, tu recomenda?

Drive encription é a criptografia de disco.
Na prática, os dados do seu HD serão protegidos e para ter acesso a eles, você precisará entrar com uma senha (definida por você anteriormente) antes da inicialização do sistema, afinal, a raiz do próprio sistema estará protegida. Se não tiver essa senha, não terá acesso ao sistema e nada que tiver dentro do HD, mesmo se botar o HD em outro computador. Enfim, é uma proteção a mais. O ponto negativo disso, é que os dados precisarão ser descriptografados após a senha correta ser inserida, sendo assim, o tempo até o sistema inicializar pode aumentar um pouquinho.

Se eu recomendo ?
Bom, se você estiver falando de um computador desktop, que fica parado numa mesa do seu quarto e um ladrão dificilmente conseguirá ter acesso a ele e arrancar o seu HD, eu não recomendo. Nesse caso, uma senha de usuário normal já seria o suficiente. Eu só recomendo em casos de notebooks, por exemplo, que você precisa carregar para um lado e para o outro, pois se alguém roubar ou se você acabar perdendo pela rua, ninguém terá acesso aos seus dados, que em muitos casos são mais valiosos do que o próprio notebook.

2 curtidas