Está acontecendo algum fenômeno ou corrente de fechamento de canais no YouTube nesse fim de ano?

Não sei se notaram, mas, esse mês vários canais de YouTube estão encerrando as atividades ou ao menos entrando em stand-by. Só hoje, 7 dos que sou inscrito anunciaram algo do tipo, até parece uma correntes dessas de internet que todo mundo copia.
Será um resultado da pandemia? Fruto das mudanças do YouTube que começam em Janeiro? Reflexões pessoais dos proprietários dos respectivos canais normais em fim de ano? Uma forma de chamar a atenção para o seu conteúdo?

3 curtidas

Em janeiro geralmente, a uma queda na monetização dos vídeos devido a redução de anúncios e etc. Mas não sei se houve algo a mais recentemente.

1 curtida

Acho que isso depende um pouco do nicho, talvez? Em geral a maioria meio que “tira férias”, principalmente pq a monetização cai e tal. Mas nos canais que assisto não teve tanta mudança assim.

Quais mudanças? Tô por fora do assunto.

Dessa vez, canais estão simplesmente parando, alguns migraram para a concorrência, mas, em geral os casos que estou citando estão parando ou fechando mesmo, e são de temáticas variadas: automobilismo, nostalgia, cultura, tecnologia, etc.

Mais ou menos a cada dois anos eles fazem uma mudança significativa, essa será em 5 de Janeiro de 2022 e abrange os Termos de serviço:
https://www.youtube.com/static?gl=BR&template=terms&hl=pt

Interessante! As vezes eu esqueço que tem concorrência kkkkkk, lembrei agora que o Cellbit foi um que migrou pra twitch por exemplo.

Vale a pena acompanhar pra ver se os que tu assiste voltarão ano que vem ou se fecharam de vez, mas se for canais mais famosinhos acho difícil largarem o osso desse jeito…

1 curtida

Entre os grandes é difícil realmente saírem do YouTube, ainda mais por causa da fama, dinheiro e tratamento diferenciado do Google, dizem que muitos têm até linha direta com a empresa para atendimento.

Preciso tirar 1 tempo pra conhecer a Twitch. Inclusive tem muitas bandas migrando pra lá, usando o YT apenas para anunciar os vídeos na concorrência.

Aliás, existe alguma outra alternativa q remunere os criadores de conteúdo, mas sem tanta burrocracia?

4 curtidas

Eu sou inscrito em canais que optaram por dar um hiato no decorrer do ano, mas não necessariamente pelo fato de desmonetização. Eu sei que ganhar grana fazendo aquilo que gosta é algo que não tem preço, porém, o nicho é algo que deve ser bem estratégico para o criador. Quando o dono do canal percebe que seu conteúdo não está decolando — e que seus vídeos pertencem a um segmento já bem “saturado” — é natural o camarada perder o interesse em dar continuidade aos próprios vídeos. Aqueles canais de “react”, por exemplo, estão inseridos numa grande perspectiva de mesmice, e quem mergulha neste nicho muitas das vezes acaba se frustrando antes mesmo do canal completar 1 ano de existência.

3 curtidas