Escrevendo corretamente no chat do Among Us

Desde que comecei a jogar Among Us no Linux, notei que não conseguia usar acentos no chat do jogo. Após dias pesquisando encontrei uma solução. Já tinha obtido sucesso rodando uma versão crackeada do jogo via wine, mas o mesmo procedimento não funcionou com a versão da Steam. Vou deixar a solução registrada aqui.

A solução:

• Nas opções de inicialização coloque PROTON_DUMP_DEBUG_COMMANDS=1 %command%
  • Abra o jogo e feche em seguida
  • Dentro da pasta /tmp haverá o diretório proton_seu-nome-de-usuario (no meu caso surgiu a pasta proton_francehelder)
  • Entre nesse diretório pelo terminal e rode o comando: ./run regedit
  • Vá para [HKEY_CURRENT_USER > Software > Wine]
  • Crie a chave “X11 Driver” (sem aspas)
  • Dentro de ‘X11 Driver’ crie o valor UseXIM=“y” (sem aspas), como na imagem abaixo.

Após o procedimento, já será possível escrever com acentos no chat do jogo. O parâmetro de inicialização usado não é mais necessário e pode ser removido. Testei o procedimento com o Proton 5.0.10 e Experimental.

Um adendo: eu uso uma versão fixa do Proton pra rodar esse jogo, especificamente a versão 5.0-10 por ser a última versão a não ter problemas de compatibilidade com o mangohud. Pelo que pude perceber, ao alterar a versão do Proton manualmente é preciso repetir o procedimento. Não sei o que ocorre se não usar uma versão específica e deixar que o jogo use sempre a última versão.

Aqui fiz uma mera reprodução traduzida do que encontrei neste link: Unable to type letters with accents in any game that runs with Proton · Issue #3791 · ValveSoftware/Proton · GitHub

Sou o autor dessa issue no GitHub. :slight_smile:

Essa solução se aplica a todo e qualquer jogo que esteja rodando através do Proton. Isso ocorre porque o XIM é desabilitado por padrão para evitar problemas. Havia postado a solução de forma resumida aqui: Problema ao digitar: acentos e til não funcionam ao abrir jogos através do Proton - Steam - #6

2 curtidas