Escolher boot com 2 Hds diferentes Ubuntu x Windows 7

Olá galera! Desde já agradeço!
Estou com um problema!
Queria deixar o Windows 7 definitivamente, mas preciso configurar meu drone, mas o programa da DJI não tem suporte para Linux. Instalei a VM Oracle mas ocasiona alguns bugs.
Resumindo… coloquei um HD SSD de 120Gb com Windows 7, desejo que apareça a tela de opção de boot, o tal de Grub… (sem ficar apertando F11 e a bios tem um tal de windows boot manager, já esta me estressando) procurei por alguns tutoriais e encontrei o Grub2, mas antes desejo uma ajuda e opinião dos mestres!
Obrigado!

@FerreiraSsaBa Bom dia querido amigo.

É possível sim. Mas antes de lhe dar a reposta, você tem 2 HDs (Porque só citou o SSD de 120Gb)?

@FerreiraSsaBa, Olá, boa tarde! E @leolimajc, desculpa me meter mais qual é a solução que você vai sugerir? Pelo que percebi tem um motivo de aprendizagem para você não dar logo a resposta para o caso. Então antes de me pronunciar ou sugerir alguma coisa queria conversar com você, e acho que já sei até qual a solução que você vai propor mas se não for a mesma gostaria de sugerir algo mais simples. Mas antes preciso saber se a sua solução não é a mesma ou talvez mais simples que a minha!

1 curtida

@Saulo Fala querido amigo.

Bem é que provavelmente teremos que analisar se sao 2 HDS. Se for o caso, acredito que o ideal é particionar o SSD em formato GPT com uma partição de uns 80 Gb pro Windows e uns 35 Gb pro Linux (30 Gb pro “/” ; 512 Mb em Fat32 para o EFI ; 4 Gb de Swap). O espaço que sobra no SSD nai seer engolido pelo Windows e aquelas partições obrigatorios
Já no 2º HD (Que deve ser Disco) ele deve particionar meio a meio (No windows) para quando for fazer a instalação do Linux ele colocar a outra metade como /home.

Por isso eu perguntei se seriam 2 Hds mesmo.

@leolimajc, O seu ponto é interessante, e o IDEAL. Só que eu fico com a pergunta “Se os dois sistemas já estão instalados na máquina?”. Nesse caso ele teria que formatar e refazer todo o processo de instalar os programas que para ele são necessários, se eu entendi bem a sua solução e a dúvida do nosso amigo @FerreiraSsaBa.

Aqui que vem a minha opinião:
Se os dois sistemas já estão devidamente instalados na máquina não seria melhor ele ir na BIOS e encontrar a opção “UEFI Hard Disk Drive BBS priorities” e modificar a opção inicial que provavelmente está como “Windows Boot Manager” para o do “GRUB 2” que geralmente aparece com o nome da distro que você estaria utilizando na máquina atual. Assim ele não precisaria formatar já que se ele instalou da forma correta, o GRUB 2 já adiciona automaticamente o Windows Boot Manager nas opções do menu de inicialização do GRUB.

3 curtidas

@Saulo Voce tem toda a razão. Não atentei pra isso: Ele já esta com os 2 sistemas instalados. Essa sua solução é realmente a melhor.

2 curtidas

Ola
Na inicialização do PC há a opção de boot apertando apenas uma tecla de função; abre-se uma janela com os HD, CD e pendrive para escolha da inicialização.
Não precisa entrar na configuração do BIOS
Aqui no meu PC tenho uma placa Gigabyte e apenas aperto a tecla F12 e escolho por qual HD quero iniciar

@Ro3b, Oi! Bom dia.

Você deve atentar para o problema da pessoa, ela já usa essa funcionalidade que você está mencionando. Só que ela não quer isso! Ele quer que assim que o computador iniciar já mostre o menu do GRUB, só que provavelmente o computador da pessoa está configurado para iniciar com o Windows Boot Manager, o Bootloader do Windows, o que faz com que ele tenha que usar a tecla F11 como ele menciona na sua questão.

1 curtida

Eu tenho o Windows 10 no SSD e o ubuntu no HD, na instalação eu coloquei para instalar o GRUB na raiz do HD e automaticamente ele leu todos meus Discos incluindo o SSD e adicionou a opção de boot para o Windows 10, então ele dá boot no HD e quando chega no GRUB ele inicia pelo SSD quando eu seleciono o Windows 10.

1 curtida

Olá, bom dia! Vou testar agora.
Tbm achei um programa que edita o Grub, vou deixar ele por ultimo para testar.
Obrigado!

1 curtida