Escolhendo uma distro que funcione no meu Acer Nitro 5 i5-7300HQ

Meu notebook não suporta mais atualizações do Windows 11, que já tinha instalado forçando, pois o processador não era compatível, e desde a 22H2 não atualizou mais.
Agora é a hora de ir pro Linux então.
Primeira tentativa Pop_OS 24.10 Alpha 4, só pra ver como funcionava, leve, muito rápido, porém, nem tudo funciona bem, o que me fez mudar mesmo foi a qualidade do som, parecia aqueles radinhos a pilha, apesar de aparentemente ter reconhecido o hardware corretamente.
Segunda tentativa Ubuntu Studio 24.10, som aparentemente melhor e com bastante software para ajustes mas outra coisa que preciso é compartilhar teclado e mouse com um PC Windows (trabalho), e o Barrier (aparentemente nenhum outro) funciona no Wayland.
Terceira tentativa Fedora workstation 41, Wayland tbm, não vi antes…
Parece que o Barrier só funciona no Xorg.
Como desenvolvo para Windows com Delphi preciso emulador, testei o Boxes e não achei forma de interagir com o host como fazia no VirtualBox e VMware com os guest additions e tools…
Muitos assuntos num mesmo posto, né?

Uma coisa que percebi, o som em nenhuma distros fica como fica no Windows, uma pena.

Tanto o Virtual Box quanto o VMware tem versões para Linux e tem muito mais recursos que o Gnome Boxes.

Ubuntu 24.04 LTS e o Zorin 17.2 são boas opções

1 curtida

Seria uma boa postar a configuração do teu notebook. Ja testou alguma base manjaro? Eu estou testando a versao cinnaon do biglinux community. O som é bom no meu Nitro V15. Outra distro que funciona bem é o Linux Mint.
A nova versão do Pop está muito boa, daqui uns 6 meses vai estar voando.