Escolha de Distro Linux

Olá,

Estou para fazer um dual boot com Linux e win11 (usarei o Linux para programar e uso diário e o Windows para produção musical).

Estou indeciso entre o Ubuntu 23.10 e o Zorin OS 17.

Se puderem me recomendar algum vídeo prático, ou dicas sobre o procedimento de dual boot e sobre a partição do SSD, eu agradeceria.

especificações (notebook):
Processador: Intel(R) Core™ i3-10110U CPU @ 2.10GHz 2.59 GHz
Placa Gráfica: Intel(R) UHD Graphics
Ram: 20gb
SSD: 500gb

Eu não gosto do Ubuntu por usar snap. Gosto muito do Zorin. Recomendo o Debian também.
Tem tutoriais de dualboot no Youtube.

1 curtida

O Ubuntu tem versões de longo suporte, chamadas LTS, que são lançadas a cada 2 anos, e de teste, que têm apenas 9 meses de suporte e geralmente com recursos mais instáveis. Então, se você não precisa dos recursos mais novos (que geralmente são mais instáveis), sugiro ir de Ubuntu 22.04 ou esperar o 24.04 (LTS), que será lançado em meados de abril.

Isso se realmente prefere Ubuntu, pois o Zorin 17, assim como o Linux Mint 22.3 ou o Kubuntu 22.04, também são montados sobre uma base estável do Ubuntu e oferecem ótimos recursos e um visual bem interessante também. Eu, particularmente, uso o Kubuntu, pois já vem pronto com alguns recursos e apps que gosto muito, como o editor de texto Kate, muito poderoso. Uso ele pra estudar e programar.

1 curtida

Bom dia Lucas, tudo bem?

Vendo as configs do seu PC vou me basear nelas pra te indicar o Linux Mint Cinnamon, pois é um sistema que vai rodar sem problemas na sua máquina. Se quiser algo mais bonito recomendo usar alguma distro com a interface KDE que é semelhante ao Windows com a possibilidade de personalizar ao seu modo.

Sobre as partições vou deixar esse vídeo aqui pois ele me ajudou quando esqueci de como configurar em modo legacy:

Como Criar Corretamente a Partição Boot

E se você quiser foco para as suas atividades utilize alguma distro com interface GNOME. Já utilizei o Fedora e ele me agradou muito.

2 curtidas

Bom dia,

Eu quero uma interface similar ao Ubuntu mesmo, gosto da interface, já testei o Ubuntu e o Zorin, porém não sei qual seria mais indicada ou com mais funcionalidade entende?

Irei testar, muito obrigado.

Bom dia, vou poder atualizar do 23.10 para o 24.04 sem problemas?

Sim.

Se está com muita dúvida, você pode testar as distros recomendadas, passa 1 dia com cada e depois se decide, não há problema nisso.

1 curtida

Poderá passar do Ubuntu 23.10 para o 24.04 LTS sem precisar instalar a nova edição “do zero”. É um upgrade planejado, e provavelmente não trará problemas.

1 curtida

Eu instalei o Zorin OS 17 num notebook com essa configuração:

Intel Core i3-2350M 2,30 GHz
Intel HD Graphics
4 GB DDR3
SSD 128 GB
Tela 14" 1366x768

Rodou numa boa, mesmo com os efeitos gráficos ativados. As vezes dá uma engasgada nas animações, mas o notebook não trava nem nada.

2 curtidas

O Zorin deixa o GNOME mais bonito e mais customizável do que o Ubuntu. De resto não existe diferença entre as duas distros.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.