Esclarecimento do uso dos pacotes iwctl, iw e wpa_supplicant (Arch Linux)

Estou me preparando para instalar o Arch Linux base em hardware pela segunda vez, em meu notebook. Entretanto tenho algumas dúvidas a sanar a respeito dos pacotes de conexão wireless e a relação entre eles, para assim concluir meu roteiro de instalação. Seguem as dúvidas:

O pacote iwctl usado na iso pode ser usado no sistema instalado da mesma forma que se utiliza na iso?
O pacote iw é o único pacote que utilizarei para configurar o wifi? Ele funcionará todas vez que o sistema bootar? Ou devo fazer algo como systemctl enable iw?
O pacote wpa_supplicant é mais uma ferramenta para configurar o wifi? Ou ele é um pacote necessário para o funcionamento do iw, iwctl, wifi-menu, etc?

São perguntas simples, mas que estão me privando de seguir tudo com mais segurança. Desde já agradeço!

Além do iwd, você vai precisar configurar um client DHCP (que obtém o IP e permite obter uma conexão real à internet). Você pode usar um client separado (como o dhcpcd) ou o embutido no iwd.

Assim como todos os serviços do Arch, ele deve ser ativado com systemctl enable --now iwd.service. Depois ele vai funcionar a cada boot, lembrando-se das redes às quais você já tem senha.

Sim

Pequeno erro teórico: O iwctl não é um pacote, ele é o programa que lhe permite gerenciar o iwd (o real serviço de conexão ao Wi-Fi). Ambos estão incluídos num pacote chamado iwd (até porque o iwd é o “prato principal”, mas sem o iwctl ele não consegue ser configurado).

Ele é uma alternativa ao iwd, com a mesma função de configurar o Wi-Fi (com a exceção que no wpa_supplicant precisa usar um DHCP externo).

Alguns pacotes só funcionam com ele, outros funcionam apenas com o iwd, outros funcionam com os dois.

2 curtidas

Olá, boa noite. Muito obrigado pela resposta, me esclareceu muito!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.