Erros na hora de fazer Dual Boot

Hoje eu tomei a decisão de tentar fazer dual boot na minha máquina para ir usando o Ubuntu. Eu segui um tutorial bem antigo do canal (este :point_right: :point_right: https://www.youtube.com/watch?v=-3YnsQ5-qjw&t=625s ). Na hora de fazer o particionamento, recebi uma mensagem de erro, e não sei o que fazer depois.

ai esta dizendo que não foi criada a partição EFI a sua placa esta trabalhando com GPT e UEFI e durante a instalação voce deve ter feito um tutorial mostrando pelo modelo antigo o MBR.

pelo que vi no video é isso mesmo o video é datado e o seu PC ou notebook está trabalhando em modo UEFI pesquise por um video com istalação EFI que da boa.

Eu assisti um tutorial pra ver como instalar a versão UEFI. Eu selecionei o esquema de partição do Rufus pra GTP, aí a opcão “Sistema de Destino” se tornou exclusivamente UEFI. Espero que funcione dessa vez!

se não rolar com rufus tente o etcher.

Se já está instalado o windows é muito provavel que já tenha a partição EFI, apenas você não identificou e adicionou o ponto de montagem /boot/efi

Se a foto estivesse inteira talvez desse para ver o sistema de arquivos do sda1. É muito provavel que seja vfat e por consequencia é sua partição EFI.

Olá @Luh, tudo beleza?

Creio que esse vídeo aqui pode te ajudar.

Acho que naquela parte ali embaixo “Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização”, tem que selecionar a opção /boot/efi ou algo assim, que está relacionado à partição de boot do windows. Você chegou a alterá-la?

Tem uma explicação/mini tutorial do kalebesouza:
“ Blz. Vou te ajudar:
Passo 1: (Configuração da bios): Desative o Secute boot e Fast Boot (se tiver). Não desative a UEFI (Não precisa).
Passo 2: Pegue um pendrive, baixe o rufus pelo Windows e crie a ISO por ele selecionando a opção UEFI.
Passo 3: Após terminar de criar o pendrive, entre na BIOS novamente e selecione o pendrive como primeiro boot. Entre na opção live do Ubuntu e redimensione a partição do Windows que vc vai usar para instalar o Ubuntu usando o Gparted.
Passo 4: Inicie a instalação do Ubuntu e selecione o modo personalizado. Use o espaço que vc reservou para configurar as partições: / swap e /home. Na opção onde instalar o carregador de inicialização deixei todo o HD! O Ubuntu vai usar automaticamente a partição efi do windows pra inicialização. Apos concluir o processo de instalação, volte na BIOS e selecione o seu HD do Notebook como primeiro na ordem de boot. Salve e reinicie. Agr deve aparecer o grup com o Ubuntu e o Windows pra vc escolher qual quer iniciar.”
Estava neste post: problema na instalação do Ubuntu 19.04.
Boa sorte😉

1 curtida