ola tenho um problemão nao consigo baixar nehum linux com base debian (em todas que fiz teste e nao deram tinham essa base) ja tentei de tudo e nao foi minha placa de video e uma 5060 e a cpu e um r7500x eplaca mae e uma asus tuf gaming b550m
Olá @thiago_b, tudo bem contigo?
Vou entender que por “baixar” você está dizendo que não consegue instalar nenhuma distro base Debian no seu computador. Partindo dessa ideia, ajudaria bastante se você informasse se aparece alguma mensagem de erro, algo escrito na tela ou dar qualquer pista mais concreta que nos ajude a te ajudar no diagnóstico.
No link abaixo você pode conferir o roteiro de instalação do Debian 13 que eu uso aqui no meu computador (ryzen 5700x + 5070ti + placa-mãe MSI) e não tive problemas até o momento.
Sugiro que primeiro tente coletar mais informações sobre o que está acontecendo quando a instalação falha no seu PC, depois leia todo o roteiro ainda de fazer novos testes.
Em situações onde as coisas não funcionam de primeira, manter a calma e tentar formar um plano geralmente ajuda a sair dessa situação mais rapidamente.
![]()
então são varios mas o mais recorrente e dar tela preta e as ventoinhas começarem a girar muito rapido ja tentei baixar a iso varias vezes com o ventoy balena ecther e rufus outro que tambem e recorrente e so dar tela preta sem as ventoinhas girarem muito rapido ja tentei inumeras coisas
Fala aí, amigo. Eu tenho um Asus TUF Gaming A15 com Nvidia GTX 3050, instalar o Debian 13 até instala, mas realmente não fica bom o uso pois não tem os softwares necessários para o monitoramento do hardware do Notebook, assim como a Asus não suporta base Debian. A solução que encontrei para usar Linux no meu A15 foi utilizar o Bazzite, que por sinal tudo funciona out-of-the-box sem o menor estresse! Quanto aos softwares que não existem no flatpak, basta instalar pelo rpm-ostree os arquivos .rpm.
Caso precise de mais esclarecimentos, basta acessar esse post meu aqui
Um abraço.
ola eu realmente gosto do bazzite mas e que eu gostaria de resover esse problema e que eu queria baixar o mint mas muito obrigado pela resposta tmj ![]()
Mas erros acontecem em qual momento? Durante instalação? Após? O sistema funciona após instalação? Seja mais específico e talvez possamos ajudar.
Mas pq vc queria colocar mint? Nessa placa tuf gaming, vc pode usar o Mint tranquilamente, mas se quiser os softwares de gerenciamento vai ter de compilar via código fonte. O Bazzite já traz tudo no repositório e no flatpak. É estresse Zero!
ele não funciona e durante a instalação ele simplesmente nao vai de jeito nenhum o sistema nem abre
Quando da boot pelo pen drive, não dá nenhuma imagem?
Acho que é nvidia
Se for, coloque nos parâmetros do kernel
nvidia-drm.modeset=1 and nvidia_drm.fbdev=1
Como ocorre direto na imagem do pendrive, ao aparecer o menu, tecle a tecla e e adicione os parâmetros
nada de imagem
sim e (nvidia) eu coloco aonde isso na ultima linha desculpa nao sou muito bom nisso ainda
Oi.
Ok.
Quando aparece o menu do grub, tecle a tecla e no que quer iniciar o mint antes de instalar. Irá aparecer uma linha do kernel que é a linha que depois você coloca o quiet.
No final desta linha coloque o parâmetros.
Depois para executar pode ser com F10 ou enter.
Veja-se funciona.
Depois do nomodeset
Depois tecle f10
Isso
Tecle f10 e faça o teste
Não foi amigo vou tentar dnv e vejo se dá pq quando eu reiniciei e apertei e o texto tinha mudado de não tinha o nomodeset
Isso não salva. É modificação manual
Você ta tendo dar boot no modo de compatibilidade? Tenta no modo normal, na maioria das vezes funciona normal.