Erro Wifi KDE Plasma

Povo, bom dia.
Alguém já teve ou está tendo problemas com o WIFI no ambiente gráfico KDE?
Instalei o Big Linux e estou tendo problema com o WIFI apresentando a mensagem:

O suplicante de autorização expirou o tempo limite”.

O WIFI fica num loop de desativação e reativação.
Inicialmente achei que o problema seria a versão do Big Linux e instalei o CachyOS, entretanto, o problema também ocorre no CachyOS.

No Big Linux consegui corrigir inserindo a linha abaixo no /etc/modprobe.d/ath9k.conf:
options ath9k ps_enable=0 btcoex_enable=1

Mas no CachyOS sem sucesso. E pelo que percebi é um problema na DE, pois, em outras não tenho esse problema.
Alguém teve o mesmo problema e conseguiu resolver de alguma forma?

qual o modelo do wifi?

deve ser problema destes pacotes ultra novos que o arch usa. vc poderia experimentar uma versão do ubuntu mais antiga para ver se isso acontece, pelo pendrive. se não acontecer e problema exclusivo do arch.

Network controller [0280]: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter.
Kernel driver in use: ath9k
Kernel modules: ath9k

a IA passou isso

1. O Driver (ath9k)

Como o driver já faz parte do kernel, você não precisa baixar nada externo do AUR para o Wi-Fi funcionar. Assim que você carregar o sistema, o Arch deve reconhecer a interface.

Você pode verificar se o driver foi carregado com o comando:

Bashlsmod | grep ath9k

2. Firmware

Embora o driver esteja no kernel, ele precisa de arquivos de firmware para “conversar” com o hardware. No Arch, certifique-se de que o pacote linux-firmware está instalado:

Bashsudo pacman -S linux-firmware

3. Possíveis Problemas (Bluetooth e Wi-Fi)

O AR9565 é um combo de Wi-Fi + Bluetooth. Às vezes, eles podem “brigar” ou o Bluetooth pode exigir um passo extra:

  • Bluetooth: O Bluetooth desse chip usa o driver btusb ou ath3k. Se o Bluetooth não aparecer, você pode precisar instalar o pacote bluez e bluez-utils e habilitar o serviço:Bashsudo pacman -S bluez bluez-utils sudo systemctl enable --now bluetooth
  • Conexão Instável: Se o Wi-Fi desconectar do nada, pode ser o gerenciamento de energia. Você pode tentar desativar o hardware crypto ou o power save criando um arquivo em /etc/modprobe.d/ath9k.conf:Plaintextoptions ath9k nohwcrypt=1

4. Gerenciamento de Rede

O hardware funcionar é uma coisa, mas você precisará de um software para gerenciar as redes (conectar no SSID, colocar senha). Os mais comuns no Arch são:

  • NetworkManager: O mais fácil para iniciantes/desktops (GNOME, KDE, XFCE).
  • iwd: Muito leve e eficiente, ótimo para quem quer algo minimalista.

Obrigado mestre.
Foi exatamente isso que fiz.

Replique as configurações no /etc/modprob.d/ath9k.conf do Big Linux e ficou funcional.

Agora já posso usar.
Valeu! :victory_hand:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.