Erro VLC no Manjaro após atualização

Após uma atualização o VLC parou de funcionar com videos, sempre que eu abro um ele fecha sozinho. Já tentei instalar uma versão antiga do VLC e a versão GIT (Do AUR), nenhuma delas funcionou. Oque eu faço pra poder voltar a usar o VLC ?

Quando eu abro um video pelo Terminal o VLC dá essa saida:

main libvlc: Running vlc with the default interface. Use ‘cvlc’ to use vlc without interface.
qt5ct: using qt5ct plugin
qt5ct: D-Bus global menu: no
qt5ct: D-Bus system tray: no
[000055d7e6c591e0] main audio output error: too low audio sample frequency (0)
[00007fa104d032c0] main decoder error: failed to create audio output
[000055d7e6c591e0] vlcpulse audio output error: digital pass-through stream connection failure: Not supported
[000055d7e6c591e0] main audio output error: module not functional
[00007fa104d032c0] main decoder error: failed to create audio output
Bus error (core dumped)

Se eu abrir o VLC com uma musica ele funciona normalmente.

tente a versão via flatpak, não vai ser interferido com os updates do teu sistema

no teminal:

flatpak install flathub org.videolan.VLC

ou snap:

1 curtida

O VLC e o Qt foram atualizados recentemente, o problema muito provavelmente é a atualização parcial que o Manjaro realiza, o que não é recomendado pelos desenvolvedores do Arch Linux, justamente porque pode quebrar o sistema.

Utilize este comando para se certificar que o sistema está completamente atualizado:

sudo pacman -Syyu

Utilizo o Manjaro e não tive problema algum com a atualização do VLC, acredito que seja alguma configuração que vc fez no vlc, que não é mais suportada nesta nova versão.

$ vlc
VLC media player 3.0.7 Vetinari (revision 3.0.7-0-g86cee31099)
[00005609ffedc620] main libvlc: Executando o VLC com a interface padrão. Use 'cvlc' para usar o VLC sem interface.
qt5ct: using qt5ct plugin
qt5ct: D-Bus global menu: no
qt5ct: D-Bus system tray: no
[00005609ffee05e0] main playlist: playlist is empty

As configs do vlc fica na pasta ~/.config/vlc , vc pode fazer um backup e tentar abrir o vlc sem nenhuma config, como se ele estivesse sendo instalado pela primeira vez.

Aqui estou com o VLC 3.0.7 funcionando no Manjaro também.

O Manjaro só não libera os pacotes igual o Arch, ele mantem um pouco mais de tempo em testes (acho que isso seria mais vantagem do que desvantagem). Mas como ele não segue a risca o Arch e sua filosofia, vemos esses tipos de comentários.

Até parece que os usuários do Arch não encontram problemas como esse, mas ai colocam a culpa no usuário não ter configurado o sistema corretamente, essa briga de ego é o que mais atrapalha a comunidade Linux.

Saudações.

3 curtidas

A saida do comando diz que está tudo atualizado

Já fiz isso, sem sucesso

Isso inclui atualizações de segurança, tornando o sistema desnecessariamente vulnerável.

Não meu caro, o Manjaro não segura atualizações de segurança como você está insinuando, ele pode não atualizar elas junto com o Arch Linux, mas fica na frente de muitas outras distribuições.

Você está colocando somente o Arch como parâmetro, assim, qualquer outra distribuição que não seguir a freqüência do Arch se torna “vulnerável” (segundo sua perspectiva).

Saudações.

1 curtida

Isso é a definição de atrasar as atualizações de segurança, você só confirmou o que eu disse.

Já vi qual tipo de pessoa você é, pega um trecho para dizer que está correto, esquecendo (para não dizer outra coisa) todo o resto da mensagem.

Não debato com pessoas infantis desse modo, segue na sua tentativa, só não sei se terá algum resultado (além de quem já está influenciado e não consegue ter opiniões próprias).

Saudações.

1 curtida

É mais importante ter maturidade para não misturar fatos com preferências pessoais, considerei utilizar o Manjaro anos atrás, mas após realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre a distro e ficar ciente de vários de seus problemas, preferi aprender a utilizar o Arch Linux. Se o Arch Linux viesse a desenvolver os problemas apresentados pelo Manjaro eu mudaria de distro, eu não fecho meus olhos a problemas.

Só mais um que usou o Manjaro até aprender instalar o Arch e agora fica com esses discursos, meramente coincidência com muitos outras que fez/faz e ainda vão fazer.

Nem respondo mais suas próximas mensagens, só mais um em meio à multidão dizendo isso ou aquilo, mas se for ver, será que é isso mesmo?

E maturidade você aparentemente não tem, segundo varias mensagem suas aqui no fórum (não só nesse post).

Até.

1 curtida

Você está assumindo que eu utilizei o Manjaro, esse não foi o caso, meu uso não passou da máquina virtual. Não é como se utilizar o Arch Linux fosse um bicho de sete cabeças, qualquer pessoa capaz de seguir instruções pode instalar.

1 curtida

Muito obrigado, instalei a versão Flatpak e funcionou perfeitamente, até os videos estão rodando mais lisos.

2 curtidas

O Manjaro atualizou novamente (dessa vez eu notei que o QT foi um dos pacotes atualizados) e o VLC voltou a funcionar. Então esse topico pode ser marcado como duplamente resolvido :smile:

3 curtidas

Exatamente, o Arch não é nenhum “bicho de sete cabeças”, além de existir várias ferramentas que te ajudam a gerenciar o sistema o que o torna uma distro ao meu ver amigável.
Vários programas úteis como “Pacman Log Viewer” que possui uma interface agradável para verificar os logs do pacman de uma maneira organizada, para quem utiliza o AUR possui o “aurutils” que ajuda a gerenciar pacotes do AUR de maneira fantástica e eficiente diferente do pamac, apesar do pamac ser um Pacman wrappers etc.

A instalação é simples e bem documentada, basta a pessoa interessada parar 10 minutos para ler a wiki que entenderá como a mesma funciona e terá a maioria das dúvidas sanadas.

4 curtidas