Erro StartServiceByName para org.freedesktop.fwupd

Olá turma.
Venho pedir uma ajuda para resolver um problema que venho tendo com o meu Fedora31.
Ao logar no sistema após uma atualização, começou a notificar esse erro como na imagem abaixo:

Segui algumas orientações e dicas através de alguns sites, como os que vou deixar abaixo, mas não venho obtendo sucesso. Já tentei reinstalar o deamon, mas persiste. Já tentei ver seus logs, mas não venho conseguido ter sucesso na interpretação. O erro em si, aparentemente não vem causando problemas pois as atualizações estão sendo instaladas. Ao ver os drivers e procurar por novos, sempre diz que já estão atualizados, mas o aviso desse erro já está me incomodando. Por favor, alguém poderia me ajudar? Grato pela atenção.

https://linux.com.sg/2019/04/22/fwupd-fedora/

$ journalctl -b -u fwupd.service
– Logs begin at Sat 2019-11-09 19:55:38 -03, end at Wed 2019-12-04 15:46:19>
dez 04 15:25:46 pc systemd[1]: Starting Firmware update daemon…
dez 04 15:26:11 pc fwupd[1969]: 18:26:11:0293 FIXME failed to>
dez 04 15:26:11 pc fwupd[1969]: ERROR:esys:src/tss2-esys/esys_context.c:69:E>
dez 04 15:26:11 pc systemd[1]: Started Firmware update daemon.

1 curtida

Olá, esse erro é relatado em: Issue #1353

E foi resolvido no Fixes #1361

Erro aparenta ser referente ao uso com tpm2.

Deixarei uma menssagem de erro relatado em bugzilla.redhat #1731758

07:03:31:0148 FIXME                failed to allocate dbus proxy object: Error calling StartServiceByName for com.intel.tss2.Tabrmd: Timeout was reached
ERROR:esys:src/tss2-esys/esys_context.c:69:Esys_Initialize() Initialize default tcti. ErrorCode (0x000a000a) 
07:03:31:0152 FuPluginUefi         failed to initialize TPM library

Instalar outra versão do fwupd pode resolver seu problema

Se puder, após instalar outra versão, passar a saída dos seguinte comando:

sudo /usr/libexec/fwupd/fwupd --verbose

Você pode também (se puder) tentar desinstalar o tmp2:

sudo dnf remove tpm2-abrmd
sudo dnf autoremove
sudo reboot   #Irá reiniciar seu sistema
sudo dnf install tpm2-abrmd

espero que lhe ajude de alguma forma. até mais!

Eduardo, li os links, segui os passos, mas tive algum erro que fez a loja desaparecer no meu sistema. :’(

Entendo, reiniciou o sistema, e persistiu?

Tente reinstalar o pacote gnome-software,

sudo dnf install gnome-software

tente iniciar pela linha de comando a gnome-software.

Eduardo, foi “noobesse” minha. Peço desculpas pela falta de atenção. Não me atentei que ele iria remover a gnome-software. Demorei aqui entender como eu tinha que fazer, mas acabei resolvendo.

Como já havia removido a loja, removi novamente fwupd e o tpm2-abrmd. Com a instalação da gnome-software, esses outros vieram juntos. Agora está tudo ok. Acabei resolvendo da maneira não ideal, mas muito obrigado pelas instruções.

4 curtidas

No Fedora 31 deu o mesmo erro após atualização do sistema.
Os comportamentos estranhos foram:
Mensagens de erro do fwupd toda vez que inicializava o sistema
Steam não abria mais
Gnome software não instalava nenhum programa (via interface gráfica)

Solução
No Fedora fiz o downgrade do fwupd. Entre no terminal e digite o comando abaixo:
sudo dnf downgrade fwupd
Reinicie o sistema manualmente e tudo estará funcionando normalmente.

1 curtida

Utilizei estes comandos e minha gnome software voltou a instalar programas. Ou seja, apenas removi esses pacotes. Há algum problema ficar sem os mesmos ou já devo reinstalar?
De toda forma, obrigado pela solução :heart:

1 curtida

O fwupd (daemon), é uma dependência opcional para aqueles que querem fazer atualizações de firmware com a gnome-software. E a gnome-software necessita da libfwupd, mas, não o daemon fwupd. Logo, não é esperado problemas caso removê-lo.

O tpm2-abrmd, é um daemon para implementação de Trusted Platform Module (TPM) no Linux, como este erro já foi resolvido, um update para uma versão mais recente pode permitir a utilização sem mais problemas.

Espero ter lhe ajudado, até!

1 curtida