[erro] ssd m.2 nvme - pcie bus error

Prezados, bom dia .

Estou recentemente mas de forma recorrente com um erro em meu notebook Acer Nitro 5 AN515-52-72uu , segue os erros e operações já realizadas.

De uns tempos pra cá meu notebook que estava com um dual boot (SSD NVME M.2 - MP Force 510 da CORSAIR de 240GB), que continha Windows e Ubuntu veio apresentando erro de BSOD (TELA AZUL) no Windows e no Linux PCIe Bus Error, porém esses erros ocorrem sem um padrão definido, cogitando após consecutivas falhas ficar até mesmo sem usar o SSD e utilizar somente o HD de 1tb. Pois não importava o que ia ser feito a única certeza era que em algum momento daria o erro.

Erro no Windows - WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR

Erro no Linux - PCIe Bus Error severity=corrected type=physical layer (receiver id) (8086:a330) referenciando ao SSD.

As tentativas foram :

ATUALIZAÇÃO BIOS - segundo os driver do modelo no site da ACER a BIOS já se encontra na última versão.

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE SSD - Foi possível realizar uma atualização que estava disponível no software CORSAIR SSD TOOLS.

VALIDAÇÃO DA INTEGRIDADE DO SSD - passei em 2,3 softwares e todos com retorno ok.

Uns dias pra trás não estava conseguindo formatar ele diretamente por nenhum sistema ou software , sempre mesmo depois de formatar ele ainda parecia conter uma imagem ou resquícios de um sistema Windows . Tentativa foi instalar o Kubuntu 20.04(pois essa imagem já tinha em um pendrive )em todo o SSD pois era a primeira instalação que estava sendo feito após a atualização do firmware, ele rodou por dois dias e ontem baixando uma iso do POPOS retornou o erro mencionado .

Estou cm um tópico aberto no fórum da Acer denominado ACER NITRO 5 AN515-52 ERRO NVME M2.

Alguém já teve algum problema parecido ou conhecimento necessário que possa me auxiliar ?

Desde já agradeço o tempo disponibilizado para leitura deste tópico.

Forte abraço,

o SSD tá na garantia ainda? que tal mandar pra garantia?
no Linux existe o SMART que faz uns testes pra ver se o disco tá funcionando 100%, a opção tá no “Discos”, se quiser usar ela antes

Me deram essa ideia também no outro tópico , estou achando que farei isso.