Erro “Radeon_ring_gfx” + “Software atualizado, porém Ubuntu 23.04 está agora disponível.”

Boa tarde,
À relativamente um mês atualizei o meu computador para a nova versão do Ubuntu, a 22.10.

O sistema funciona perfeitamente, tento, até, excluído alguns bugs que tinha, na versão anterior, como a não inicialização do Bluetooth, etc.

Ontem, para fazer uma pausa, coloquei como normalmente, o meu pc em modo de suspensão, e quando voltei, ao ligar, apareceu-me, na tela, algumas informações sobre a placa de vídeo.

Tentei, para remediar o problema, fazer ctrl+alt+del, ctrl+alt+f4 (abrir linux modo texto), e outros atalhos de teclado, para ver se conseguia continuar a trabalhar. Nada funcionou. Não tive alternativa e fiz um hard reset. Ao iniciar, já com vídeo, um dos meus monitores, ficou com a resolução de 1024x768 4:3, e identificado como ecrã desconhecido, ou seja não conseguia mudar a resolução.

Achei estranho, visto que o meu outro monitor, exatamente igual (exceto o facto de um ser ligado por hdmi [o que estava com a res. correta] e o outro ligado por dvi [res. desadequada]), ficou com a resolução correta e foi identificado, como normalmente.

Para corrigir este problema (resolução incorreta) usei os comandos:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e rm ~/.config/monitors.xml, fiz logoff e tudo parecia normal.

Hoje, o mesmo aconteceu. A mesma mensagem de erro da gpu + o monitor não configurado. Não tenho problema em repetir os processos acima descritos (reiniciar, comandos terminal, logoff, login), o meu medo é se estou a fazer alguma coisa importante e isto acontece.

Para tentar tirar este bug, abri o gestor de atualizações, porque poderia haver alguma atualização que corrigisse este problema, mas, ironicamente, apareceram estas mensagem:
imagem_2022-11-18_183106637

Achei estranho visto que a numeração das versões do Ubuntu são formadas pelo ano mais o mês, e vendo que não há documentação sobre o ubuntu 23.04.

Concluindo, deixo algumas perguntas:

• Existe alguma forma de corrigir o bug da gpu? (1ª img)
  • Quanto a resolução desajustada do monitor, há alguma forma de reiniciar o driver de vídeo ou o xorg de modo a que não tenha de abrir terminal, escrever os comando, fazer logoff, e login?
  • E a atualização para o “mais que novo” Ubuntu. Devo atualizar ou a continuar a ignorar?

Obrigado pelo tempo despendido.

Detalhes:

• Cpu: Intel® Core™ i5-8400 × 6
  • Gpu: AMD® Radeon™ R7 265
  • Kernel: 5.19.0-23-generic
  • Driver video: Mesa 22.2.2