Erro nos repositórios

Bom dia!

Pessoal, estou com uma duvida aqui, isso me ocorre desde o ubuntu, passei pelo Mint e agora no Pop!_OS.

Toda vez que vou atualizar o sistema ou baixar algo novo eu vejo o erro “Hash sum failed” ou algo assim e nunca baixa, tenho que ficar tentando várias e varias vezes para conseguir, já procurei ajuda para isso porém como sou novo no linux não consegui consertar.

Essa é a primeira vez que crio um post especifico para isso em qualquer parte da internet pois antes eu só ia lendo os tutoriais, enfim, alguém saberia como resolver isso?

Desde já agradeço.

Posta algum print, vai ajudar na resolução.

Me desculpe! Acabei esquecendo deste pequeno detalhe

Ps: Em outras distros eu já troquei o local dos repositorios mas mesmo assim esses erros persistem, mas como disse, sou novo em linux, qualquer dica para tentar arrumar será válida, mesmo que eu refaça novamente.

Caso ainda não tenha tentado, rode um:

sudo apt install -f

Depois tente atualizar o sistema novamente.

Tentei, até mesmo aqueles de --fix-missing e etc, mas refiz aqui novamente, não apareceu nenhum tipo de erro porém quando tento instalar algo que puxa do servidores, dá erro de hash sum(pode ser que tenha me expressado mal ao falar simplesmente erro de repositorio), ao trocar para mirros locias, o erro permanece porém com o endereço de ip do mirro local.

https://imgur.com/a/TENe0P4

Já tive um problema igual a esse. Isso tá com cara de iso corrompida na instalação. Esse erro ocorre desde que você instalou o sistema? Você estou a integridade da iso antes de instalar? Nas outras duas distros que você tentou o problema ocorria sozinho?

Como disse, no meu caso, nem era a iso que estava corrompida, e sim o pendrive que estava morrendo e tinha blocos defeituosos e, obviamente, corrompeu a iso que coloquei nele usando o comando dd.

Eu não tinha o costume de usar Linux, usei poucas vezes na empresa que trabalho etc, pq gosto de jogar, mas estou querendo testar o lutris que me recomendaram e até hoje não funcionou, já passei pelo Mint(que dava problemas de congelamento e quando instalava dava erros de hash também) ubuntu(que dava erros de hash também) e agora no Pop_OS.

Pior que não cheguei a verificar a iso, vou rebaixar e verifico a integridade da ISO.

No trabalho eu instalei o Mint e um PC pra fazer backup do meu notebook, lá consegui instalar o lutris sem nenhum erro, porém em determinadas atualizações o maldido hash sum mismatch aparece, ai tenho que ficar tentando varias e varias vezes até ele ir, só que isso não está funcionando no pop_os mais…

Uma duvida, alguém que use ou conheça, sabe onde troco a source dos repositorios? quero tentar colocar em um mirror local e ir forçando pra ver se irá instalar…

EDIT: Fui baixar a ISO novamente e…
Imgur

Realmente, não sei se tenho azar ou se tenho muito azar…

EDIT 2: Conectei meu notebook diretamente no switch do provedor que trabalho, setei o IP fixo que recebemos e pronto, está baixando a ISO novamente, porém pra instalar os apps continua dando mismatch :man_facepalming:

Olá @Mephz, esse tipo erro normalmente ocorre quando após o download um pacote não passa pelo teste de validação - esse teste é feito para garantir que os pacotes dos programas não sejam alterados após o empacotamento de forma que a segurança dos usuários seja preservada.

Existem diversos fatores que podem fazer com o essa validação falhe, os mais provaveis são: conexão com a internet ruim/instável e erros no armazemento local (HD com bad block).

Você comentou que já tentou outros mirrors, então recomendo testar seu HD e sua conexão.

Só para testar eu fiz o download do pacote fluid-soundfont-gm que é um dos pacotes no seu print e no meu Elementary 5 baixando do mirror BR foi de boa.

Boa noite!

Então, realmente após eu mudar minha conexão do roteador para uma outra conexão, o link conseguiu atualizar, até testei em outros computadores que tenho para teste e tudo realmente funcionou, configurei um router somente para isso…

Mas aí que aumentou minhas duvidas, existe algum motivo real para isso acontecer? Velocidade não é pois havia setado 300 Mega de conexão, depois q conectei direto na borda do provedor aumentou aí 100 mega, mas não acho que isso deva ter influenciado, será que é algum problema no router?

Mas agradeço aos amigos que comentaram e tentaram ajudar, tomara que não retorne esse problema novamente, agora tenho que resolver alguns outros, pois meus jogos não estão rodando muito bem xd

Bem, meu problema foi resolvido, só estou passando aqui novamente para informar que é o drive do Wi-Fi que não está tão estável vou ter que procurar um mais pra frente mas a principio eu só mudei o width do wifi de 80Mhz para 40 Mhz e ficou mais estável.

https://imgur.com/6QZbt0U

Ele fica dando umas variadas de qualidade ainda, porém ta mais estável, reiniciar o modulo wifi resolve por um tempo também, mas depois de algumas horas usando a velocidade vai caindo e fica em 50 Mega

Em um Raspberry tive problemas parecidos quando utilizava conexão de outra empresa, mas quando dava esse erro de Hash, ele mesmo baixava o “pacote” novamente até baixar certo e proceder com a atualização.

2 curtidas