Erro no Bluetooth ao reiniciar o Ubuntu

Recentemente eu comprei um adaptador bluetooth Baseus, pluguei no pc e funcionou corretamente. Mas ao ligar PC no outro dia, notei que começou a demorar muito mais do que o normal na tela da placa mãe e quando finalmente inicia, o bluetooth já não funciona mais. Da primeira vez eu só mudei o dongle para outra USB e foi o suficiente, mas toda vez que reinicio o pc é a mesma novela. Pelo comando lsusb e aparece o dongle (ou seja, tá reconhecendo que tá plugado) mas não liga o bluetooth, mas eu preciso tirar e plugar o dongle para voltar a funcionar.

Já usei esses diversos comandos seguindo tutoriais, mas o erro permanece

sudo systemctl restart bluetooth
sudo systemctl enable --now bluetooth.service
Sudo systemctl start bluetooth.service
1 curtida

Estou com um problema parecido, também com um adaptador da baseus 5.3, pra conectar no ubuntu e no mint, foi um parto. E assim que reinicia o pc. A conexão é perdida, e tem que começar o tira-bota nas entradas usb.

2 curtidas

Eu uso o linux meramente por fins estéticos, já instalei o windows aqui, por mais que eu prefira a capacidade de personalização do linux, o funcionamento do windows é claramente melhor.

Sabe o pior? Eu tenho um dongle generico que funcionava, mas com umas pequenas falhas no audio, mas era só ligar o pc e conecta-lo, comprei um mais caro achando que ia funcionar melhor e veja vc rs

Ah, e até o generico foi só esses dias que eu resolvi plugar por desencargo de consciencia e vi que começou a funcionar, do nada, pq até ele eu nunca tinha conseguido fazer funcionar no ubuntu.

1 curtida

É por causa disso e de outras, que eu nunca migrei pro linux de vez, mantenho um eterno dual boot

2 curtidas

Mas para o nosso caso deve ter uma solução simples, eu cheguei a pensar que pode ser até algo na bios com as portas USB que tá causando alguma falha ou uma falha do linux msm ligado á porta usb para esse hardware especifico (dongle)

1 curtida

Boa noite rapaz.
Eu já tive esse problema chato e resolvi comprando equipamentos da tp-link e d-kink e resolvido o problema sem contar que meu gabinete tem 2 portas usb na frente e 6 na placa-mãe, decidi comprar um Hub com 10 portas usb 2.0 e resolvido o problema em definitivo.

2 curtidas

Entendeu errado rapaz.
Eu não estou te recomendando nada que você não queira, só estou dizendo que comigo aconteceu algo parecido. Eu tenho uns 30 dongle genéricos aqui guardados que quando pluga funciona um certo tempo e depois desconecta. Então decidi colocar algo que funcione melhor sem se preocupar, é mais fácil assim do que outros condenarem o sistema operacional e pra ser sincero rapaz há muitos por aí.

2 curtidas

Eu resolvi testar o adaptador que eu tinha aqui baratinho. Com ele o sistema carrega rapidão, o bluetooth já liga sózinho e se tiver algum dispositivo pareado ele já conecta automaticamente.
Eu vou devolver esse da Baseus e pegar um TP-link pra testar.

3 curtidas

Já tentou desligar, e desconectar todos os usb por 30s…

Depois conetá-los para ver se funciona.

1 curtida

Consegui fazer funcionar de um jeito menos traumático, no pop os, aplicando dois comandos

Sudo rmmod Btusb

Sudo modprobe btusb
Depois clica em uma tecla, e aí sim consegui conectar meu teclado bluetooth, depois coloquei os dois comandos na inicialização do sistema, apertei a tecla e funcionou.

2 curtidas

Vou tentar…
Como faz para colocar na inicialização do sistema?

1 curtida

Startup application, funciona na LTS anterior do Ubuntu a 22, pelo menos aqui funciona.

1 curtida

No Ubuntu não salva a configuração, no pop salva,quando reinicia tudo se perde.

1 curtida

É, eu vou pegar o adaptador da tp-link pra testar. O da Baseus ainda tá em prazo de devolução. Aqui no meu o camando até remove e recoloca o modulo, mas qdo eu reinicio o bluetooth volta desligado. Eu segui um tutorial mas ainda assim não deu certo.

2 curtidas

Passando só pra Atualizar a situação, não desisti dos testes, e instalei o fedora, cheguei a fazer os comandos, tentar salvar em script. E funcionou no fedora com kernel 6.12.13, então deduzi que pode ser o kernel mais antigo.

1 curtida

Comprei o adaptador da TP-Link e funcionou perfeitamente, até demais…rs
As vezes conecta os dispositivos até sem eu querer kkkk
Obrigado por compartilher sua experiencia, me ajudou mto.

1 curtida

Qual o modelo do Baseus?
Qual gerenciador de bluetooth esta usando?
Quais as saídas dos comandos: uname -r, lsusb e lsusb -v ?

O suporte aos modelos do fabricante esta no kernel atual.

1 curtida

No site não tem descrição de modelo, eu comprei na loja oficial da Baseus e era bluetooth 5.0, mas eu devolvi ele para a loja e comprei o TP-Link, com o TP-link eu não precisei fazer nada, só pluguei e já funcionou.

2 curtidas

Na caixa do produto não tinha o modelo?

1 curtida

devia até ter, mas eu não lembro

1 curtida