Erro Nextcloud O diretório de dados está legível para outros usuários

Olá Comunidade

Estou criando um servidor Nextcloud na empresa onde trabalho, então fiz umas configurações para melhor administrar os arquivos.
O nextcloud por padrão salva os arquivos armazenados em /var/snap/nextcloud/common/nextcloud/data/…

Porem eu queria mover os dados e fazer com que o nextcloud salve os arquivos na pasta /home
então procurando na internet eu segui esses passos.

Fiz a configuração no arquivo config.php para mudar o diretório na linha ‘datadirectory’ => ‘/home/nextcloud/data’,

Desabilitei o serviço usando sudo snap disable nextcloud

movi a pasta /var/snap/nextcloud/common/nextcloud/ para o diretorio /home do meu servidor ubuntu, porem para isso eu precisei dar permissões usando o comando sudo chmod 777 -R /var/snap/nextcloud/common/nextcloud/

reativei o nextcloud usando sudo snap enable nextcloud e reiniciei o servidor

Após a reinicialização do servidor eu tentei acessar o nextcloud usando o ip e aparece a msg de erro: O diretório de dados está legível para outros usuários
Por favor altere as permissões para 0770 para que o diretório não possa ser lido por outros usuários.

Eu tó travado ai e não sei como resolver, estou catando a horas nos fóruns da vida e nada…

O jeito vai ser usar o chmod pra desfazer o sudo chmod 777 que você fez:

sudo chmod -R 0770 /home/nextcloud/data


Acho que seja o que for que você queria fazer movendo os dados para a home vai por água a baixo, já que o Nextcloud quer apenas o usuário do Nextcloud e o usuário root acessando essa pasta. Tem a opção de links simbólicos (ln -s) se quiser um “atalho”.


Se ele reclamar que precisa que a pasta haja um "dono"/owner ou group/grupo específico(s)

sudo chown -R DONO /home/nextcloud/data
sudo chown -R DONO:GRUPO /home/nextcloud/data

(troque DONO e GRUPO pelo dono/grupo que ele pedir)

Minha ideia em mover os dados para home era pra poder fazer backup dos dados rapidamente se houver-se algum problema e tbm compartilhar alguns desses dados na rede usando o IP da maquina e o samba.

Vou tentar aqui e ver se dá uma luz