Erro na instalação do Zorin OS16

Olá amigos!!

Sou novo no mundo Linux e gostei bastante do Zorin OS16

Baixei a ISO, emulei com o Rufus e iniciei a instalação.

Quando estava finalizando aparecerem os seguintes erros abaixo. Será um erro no pendrive ou outra coisa. Estou usando a versão de testes já que não consigo instalar.

Agradeço a ajuda.

2 curtidas

Boas vindas ao fórum :wave:

O Rufus é podre para criar pendrive de boot Linux. Sugiro que utilize o Balena etcher e leia com calma o tópico criado pelo @Vnp.

2 curtidas

Olá! Bem-vindo ao fórum @nandorhenius !

Como foi ressaltado pelo @JG22 , tente passar longe do rufus para linux!
Ele so tende a dar dor de cabeça. Meu tópico pode te dar uma noção de qual app escolher.
{Clique aqui para ser levado para lá}. Tambem, ja existe alguns tópicos sobre problemas com zorinOS , talvez a leitura sobre esses tópicos te ajude:

Falha na instalação [Errno 5] imput/output error. Zorin Os 15.3

Erro na instalação do Zorin OS: “* A execução do grub-install/dev/sda6 falhou *”

Erro ao instalar o Zorin OS

Pode não ser o mesmo erro ou estar relacionado, só que te dará uma noção basica!
(inclusive um dos tópicos , o erro era justamente a maneira com que o pendrive foi criado)

2 curtidas

Ola @Vnp e @JG22

Valeu pelas dicas. Irei testar com um outro pendrive o com os programas sugeridos. Espero ter mais sorte.

Desde já agradeço a rápida resposta. Gostei do Zorin e não tenho a mínima vontade de retornar para o Windows.

Abraços!!!

2 curtidas

Além desse sugerido pelo @JG22, eu sugeriria o Popsicle. Bom, ao menos, eu já o usei pra criar um pendrive de boot e instalei o Zorin OS 16 no notebook da minha esposa e até hoje está funcionando.
É bom também atentar pra questão do pendrive estar em boas condições.

O Popscile tem para Windows? Pois o que deu a entender era que o OP estava em uma máquina Windows

1 curtida

Olá @JG22 e @ACMM

Utilizava o Windows 10 antes. Lendo em alguns fóruns, muitos usuários sugeriram verificar a integridade do SSD. Mas antes, o Windows rodava sem problemas na inicialização, tendo erros apenas com o drive da AMD somente dentro do SO, e não nos jogos. O erro que dava era que “o drive se recuperou de uma falha”.

Como estava cansado daquilo resolvi usar o Linux. Acredito que hoje consiga um note emprestado para grava a ISO.

Estou rodando o Zorin pela versão try, direto pelo pendrive, até conseguir utilizar outro programa para grava a ISO.

1 curtida

Verdade @JG22, não prestei atenção nesse detalhe. Diferente do Balena etcher que tem também uma versão pro Windows., o Popsicle, realmente, não tem. Foi mal. rsrsrsrsrsrsrs

2 curtidas

Não… provavelmente não tem nada a ver com ssd.


Boa sorte com isso!


Aquele erro que você teve, provavelmente foi erro com pendrive.
( o primeiro link, que o erro foi igual o seu, foi só trocar o programa de fazer pendrive que resolveu, mais boa sorte com o sistema. Assim que conseguir o computador use o Etcher. )

Ola @Vnp @ACMM e @JG22

Consegui instalar o Zorin. O problema estava realmente no pendrive. Depois que utilizei o Etcher, tudo ocorreu sem problemas.

Gostaria muito de agradecer a ajuda e conselho de todos.

3 curtidas