Erro na instalação do Mint 21: “ubi-partman failed”

O site do Linux Mint ainda anuncia a edição 20.3 como a principal, mas ISOs do Mint 21 supostamente estável já constam para baixarmos.

Estou com a ISO da edição 21 em Cinnamon. Queria instalá-la no mesmo notebook em que tenho o Mint 20.3, cada edição num disco diferente. Porém, ao tentar instalar a 21, o Ubiquity falha.

Quando tentei acionar o Ubiquity de novo, topei com a mensagem de “Ubi-partman failed with exit code 10”. Parece que o problema tem a ver com RAID, e seria corrigido pela opção “nodmraid” na hora do boot. Mas, iniciante que sou, não encontrei o caminho para isso no menu de boot do Mint pelo pendrive.

Ponto importante: a BIOS de meu computador não me dá opção de alternar entre RAIS e AHCI. Minha máquina tem um SSD Sata III e o HD original de fábrica.

Quando abrir o grub do Mint live, teclando “e” não abre as opções?

1 curtida

Abrem-se opções pelo “e” no menu do GRUB da sessão live. Mas o que pode ser feito? Digitar “nodmraid” e apertar F10 não funciona.

1 curtida

Em tese o 21 ainda está em beta; sugiro relatar o erro aos devs do Mint

1 curtida

Na janela que se abriu com “e”, inseri o “nodmraid” na mesma linha onde consta “quiet splash”, logo antes dos dois traços, “–”, que encerram a sequência de parâmetros. Deixei dar boot no Mint 21 em sessão live, e tentei a instalação no computador. O Ubiquity falhou novamente. Sempre no mesmo ponto da processo, depois até de copiar os arquivos e instalar o sistema propriamente dito na partição indicada como “/”.

O Mint da série 20.x se instala neste notebook perfeitamente.

1 curtida

Mint 21 Xfce instalado com êxito.

A ISO do Mint 21 com Cinnamon eu chequei quanto à integridade, e estava OK.

1 curtida

Tem como trocar a inteface dps de instalado, é por um metapacote… procura por algo como mint-meta-cinnamon

1 curtida

Estava pensando em instalar o Cinnamon via metapacote mesmo.

Se bem que eu gosto demais do Mint em Xfce.

Se no SSD Sata III o Mint Cinnamon “voa”, o Xfce então…

1 curtida

Mint 21 finalmente lançado de modo oficial.

Baixei a ISO do Mint 21 com Cinnamon já disponível no site do projeto, e a instalação do sistema foi perfeita.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.