Erro na instalação do Lubuntu 18.04 - "No network interfaces detected"

É o seguinte pessoal… to tentando reviver o verdadeiro laptop da xuxa que tenho aqui em casa. Trata-se de um Netbook rosa Philco, modelo 10B, com o famigerado processador intel atom e seus 2gb ram.
Fiz algumas pesquisas, e decidi baixar o lubuntu… fiz meu pendrive bootavel, iniciei a intalação e eis que me deparo com isso:

enfim… sou completamente iniciante e não faço ideia do que fazer. só fui seguindo tutorias no youtube. Eu já iniciei a instalação tanto com o netbook plugado no cabo de rede, quanto desplugado… e isso não altera nada.

alguem sabe como resolver? ou tem pelo menos uma ideia?

flw vlw

Isso é o Lubuntu? O.o
instalador diferente…
ali tá dizendo que não tem driver pra sua placa de rede, só isso

o instalador imagino que esteja normal… peguei a iso no lubuntu.net
só essa tela é diferente… o instalador tem aquele fundo azul, normal e tals… só nessa hora que a tela fica dessa cor ai, meio vermelho, meio rosa

mas então… oq eu faço? confesso q não tentei passar dessa tela por medo de dar algum problema no pc, só retrocedi dando “go back” pra tentar de novo

se tiver como continuar, eu posso instalar sem problemas, e baixar os drives da placa de rede depois?

o instalador que eu esperaria seria esse:

não sei te dizer o que teria que ser feito, mas pelo visto tem instruções se vc voltar pra tela do “passo de detecção do hardware de rede”

tradução da mensagem na tela:
Nenhuma interface de rede foi encontrada. O sistema de instalação não conseguiu encontrar uma rede
dispositivo.
Você pode precisar
volte para a etapa de detecção de hardware de rede.
carregue um módulo específico para sua placa de rede, se você tiver uma. Para isso volte ao passo de detecção de hardware de rede.

Olá, @nihulun!

Esse site que você citou aparentemente foi descontinuado, uma vez que anuncia que a última versão é a 19.04, enquanto a 20.04 já foi lançada. O site do “Sabores” do Ubuntu redireciona para este site: https://lubuntu.me/
(.me no lugar de .net)

Além disso, parece que você está usando o instalador via rede/internet, o que exige que a sua internet esteja totalmente funcional no momento da instalação.

Eu recomendo você baixar uma ISO mais nova, com o instalador padrão, e tentar novamente:
https://lubuntu.me/downloads/
(Obs.: Baixe a versão “Desktop”)

Oi @brunonzanette

Baixei a ISO no site recomendado, e só dps reparei que a ISO antiga que eu utilizei (a mesma que apresentou o erro) era uma “alternate ISO”… não sei se muda alguma coisa, mas enfim, com a versão desktop funcionou

Só que nem tudo são flores…

Depois de ter baixado a ISO e ter dado boot no netbook, eu usei a opção de teste, pra ver se estava tudo ok… e sim, estava tudo ok: conectava na internet, tanto cabo, quanto wi-fi… usei algumas aplicações… tudo certo…

então prossegui pra instalação, que tbm correu normalmente… inclusive por essa ISO o instalador era o mesmo citado pelo @leoteodoro

maaaaas… depois de instalado, tudo esta funcionando normal, EXCETO pelo fato de que não consigo me conectar a internet via cabo… por wi-fi ta funcionando… mas por cabo, não funciona

se puderem me ajudar, agradeço… estou pesquisando algumas soluções, mas até agr, sem sucesso.

tbm não sei se crio outro tópico, pois acho que o intuito deste tópico está concluido… o bug simplesmente não aparece qnd utilizada a ISO na versão desktop baixada pelo site citado

desde já agradeço vcs pela atenção… e agr é ver como resolver esse problema da internet via cabo

vlw rapaziada

vc poderia digitar isto no terminal?

apt list --installed >> output.txt

e colar o conteúdo desse arquivo em um serviço de paste ou enviar o arquivo em algum serviço de hospedagem de arquivos por favor?

e só pra confirmar, a versão que vc baixou foi a 20.04?

Tente baixar uma distro mais recente, a primeira vez que instalei linux foi com o lubuntu 18.10, veja se a versão 20.04 é suportada pelo seu sistema. Lembre-se, baixe pelo site oficial e use rufus (se estiver usando uma máquina windows) para gravar a ISO no pendrive.

Essa interface não é do Lubuntu 18.04 LTS. Faz o seguinte, baixa do link a seguir e tenta de novo.

https://lubuntu.me/downloads/

Pode usar o Etcher também, aqui não me deu problema nenhum.