Erro na instalação do Kubuntu


Olá, estou tentando fazer a instalação do kubuntu 20.04 em dual boot no notebook Dell g3, porém sempre que chego na parte instalação do mesmo aparece o erro mostrado abaixo, já configurei a BIOS desativando o secure boot e selecionando a opção UEFI.

Como você está particionando o disco na instalação? Quais as flags que está definindo?

Criei uma partição com 65 Gb retirada da unidade C, primeiro a defini como unidade E, depois deixei apenas com espaço alocado vazio, ou seja sem definir como unidade, em nenhuma das duas maneiras deu certo

Boas vindas ao fórum :wave:
Usaste qual software para criar o pendrive de boot?

Então, você poderia enviar um print de como estão? Se não me engano, no live do Kubuntu vem com o KDE Partition Manager, ou então você também pode usar o GParted, tanto faz no caso.


Aqui está meu particionamento

Então, você poderia mostrar esse mesmo particionamento no Linux? Pode ser no modo live.

De qualquer maneira, você pode instalar o Kubuntu como mostrei acima, baseado no espaço que você tiver para ele. Se você particionar daquele jeito, irá conseguir instalar, não tem erro.

Eu não fiz nenhum particionamento no linux, dá para fazer mesmo com esse erro?
A situação é a seguinte, nem no pen drive não está dando certo a instalação, está aparecendo essa mesma mensagem de erro. Creio que seja relacionado ao particionamento, poderia detalhar mais como eu faço isso?

Usei o Rufus com essas configurações, e fiz esse particionamento


Experimenta fazer com o Balena Etcher. Pode ser que daí funcione e pare de dar o erro

3 curtidas

Então, o Linux mostra mais detalhadamente o particionamento, entre no modo live dessa distro e abra o GParted pois aí veremos melhor essas informações. O gerenciador de discos do Windows é limitado.

Aí poderemos prosseguir com os passos de instalação e, se preciso, alterar alguma partição.

@Vnp tô cansado. Faz a boa

1 curtida

Blz, vou tentar agoram, assim que acessar o GParted dou o feedback

1 curtida


A única partição que aparece é a do pen drive, a que criei no Windows não aparece.

Se achar melhor, crie o pendrive com o esse balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives

Você tem que selecionar seu disco lá no canto superior direito.

Enviando: 16346044615412953624414706539608.jpg…
Só tem o pen drive disponível para seleção, não aparece o SSD e nenhuma das partições.

Envia mais uma vez o print, não upou.

Se não está aparecendo:

Pode ver que o Rufus tem a opção de “esquema de partição”, tem MBR e GPT, para sistemas UEFI você deve escolher GPT. Inclusive, até na BIOS, quando você selecionar a ordem de boot, devem aparecer “2 pendrives”, um é para instalação Legacy (MBR) e outro para UEFI.


Certo, acabei de baixar BalenaEtcher, ele já pré seleciona a GPT, ou devo alterar as configurações, pois estou criando o pen drive a partir dele e não vi.

Nossa, isso é bem bizarro! Você disse que desligou secure boot.

Bem, tem uma outra coisa que eu faço quando estou fazendo um dualboot que é lá no Windows nas opções de energia desmarcar o desligamento rápido, pois isso meio que trava o disco quando se quer acessar pelo Linux.
Mas mesmo assim, nem aparecer no GParted é doidera.

Desative essa opção no Windows e tente mais uma vez se irá aparecer o disco no GParted:
image-005

2 curtidas