Prezados quarentenados, bom dia.
Estou querendo dar uma nova vida a toshibão velho de guerra. Já tinha experimentado algumas distros, mas como o bichão é realmente fraco (pentium dual core com 1gb de ram e 74gb de HD IDE) resolvi finalmente (pagar meus pecados) experimentar o gentoo. Como qualquer um sabe, é uma experiência loooooonga.
Enfim, durante o emerge do syslog (é isso ai, nem consegui terminar a instalação ainda. Tudo bem, só comecei tem 5 dias) estou tendo um erro na instalação. Como gentoo não é o meu forte, vou colar o erro todo para quem puder ajudar. Já desabilitei preventivamente a flag de compilação paralela, pois me disseram que o problema poderia ser ela.
Nada (em teoria) te impede de testar a distribuição linux que você quiser, mas penso que o Gentoo é uma escolha pouco viável nesse cenário que você colocou.
Um dual core com apenas 1GB de RAM apesar de se enquadrar nos requisitos mínimos certamente vai demandar um pouco de jogo de cintura, por exemplo, nesse guia que você está seguindo estão inclusas as instruções do processador “mmx sse sse2” e dependendo da idade do seu processador é certeza que ele não tem as instruções SS2.
Sugiro pesquisar por um guia mais específico para instalar o Gentoo em máquinas antigas.
Valeu as dicas. Eu tomei o cuidado de nas otimizações usar uma outra especificação de processador, no caso estou usando a de pentium-m, mas talvez possa ser isso mesmo!
Meu palpite é que acabou a ram e swap. O kernel despachou um OOM (out of memory) e mandou KILL pro cc1plus, que é o processo de compilação.
Eu tenho um computador fraco (i5 segunda geraçao 4 gb ram) e não consigo compilar o firefox.
Como opção, dá para instalar o firefox em pacote binário. Não sei qual dependência que está puxando o spidermonkey, mas a solução seria não instalá-lo…
Outra opção maluca que eu faço é puxar a imagem via btrfs send para o meu computador principal, atualizar o sistema via chroot no computador poderoso, depois enviar a imagem de volta pro computador podrinho. Com ethernet gigabit fica mais rápido fazer isso que esperar a compilação de pacotes grandes, além de eu poder usar alta otimização pra compilar o firefox.
Verifique esses arquivos de configuração que precisam de atualização. Precisa aprender a usar o etc-update ou dispatch-conf para resolver possíveis conflitos.
Também confira as mensagens dos desenvolvedores, geralmente há pacotes que sair da base, ou alteração de opções de compilação padrão que pode ser necessária alguma atenção sua. Use o eselect news read para se informar.
Realmente com 1gb ram já aumenta o grau de dificuldade de instalação! Mas vale como um baita aprendizado!
Valeu a dica. Vou ativar o swap (estava desativado ) e acompanhar em outro terminal.
Senão estou pensando em começar de novo. Meu problema é que não consegui detectar a rede wifi com o CD de boot do gentoo, então dei um boot com o systemrecueCD e iniciei a instalação a partir de lá. Acho que vou tentar de novo com o computador plugado pela rede cabeada. Não é lá o mais cômodo, mas vai ter de servir se eu não conseguir resolver o problema e decidir reiniciar o processo. Não tenho lá muita pressa pois é só um projeto pessoal de quarentena
Se a compilação começar a usar o swap, o tempo de compilação vai subir exponencialmente! Ainda mais se for hd mecânico.
Pela minha experiencia é possível fazer a instalação com 4G de ram, mas não fiz nenhuma tentativa com 1G pra dizer se dá ou não… Teoricamente com 8G de swap deve funcionar, mas os tempos de compilação dos pacotes grandes devem passar de 8 horas (eu to chutando, mas o firefox sem otimização num i5 4g chegou a demorar 4h, com otimização não consegui compilar)
Agradeço a todos pelas sugestões. Por enquanto vou instalar o Debian Buster de volta na maquina (roda relativamente bem, desde que não use o firefox ou chrome(ium) e vou brincar com o pi-hole um pouco nela. Abraços!
Um ultimo follow-up: Instalei o debian stable com o pi-hole e estou testando. Em 1h uma máquina windows que trouxe do trabalho para o home-office gerou 20 contatos com o sistema de telemetria da microsoft. Definitivamente linux é a escolha certa praqueles que como eu curtem uma privacidade. Ainda bem que a máquina tem um ubuntu em dual boot para eu trabalhar.