Erro na Instalação do Boot Ubuntu 20.04.1

Boa Noite, estou tentando substituir o Windows 10 pelo Ubuntu 20.04.1, mas ao aplicar o pendrive bootável e selecionar o “install ubuntu”, ele segue com a tela de loading padrão da SO ubuntu e aparece a seguinte tela de erro:

Tentei aplicar uma versão anterior para ver se o problema era por ser uma versão recente, apliquei o teste fazendo boot do Ubuntu 18.04.5 e seguiu persistindo com erros

Já estou a 2 dias tentando resolver esses erros, já tentei usar milhares de usb booter, apliquei com e sem particionamento, já tentei com 2 pendrives diferentes, entrada 2.0 e 3.0, verificar se a iso não tava corrompida, já tentei até modificar o usb bootado mas nada.

A partir do erro é aberto um pequeno terminal com comandos limitados, que ao escrever ‘exit’ ele mostra o erro “definitivo”, que no caso seria:

Se puderem me ajudar eu agradeceria demais.

pelos erros aí só consigo pensar em duas coisas:
1 - vc experimentou em outra porta usb?
2 - vc tentou ligar em “failsafe mode”

Com o modo de segurança o Ubuntu conseguiu abrir a interface de coleta de dados (nome, senha, localidade, formatação), mas ao finalizar a coleta, a interface sumiu e apareceu o erro:

Um outro erro alternativo foi esse:

Tente adicionar usbcore.old_scheme_first=1 como parâmetro do kernel para dar boot.

Na hora do GRUB, aperte e para editar a entrada, vá até a linha que começa com linux e adicione o parâmetro do parágrafo anterior.

Se ainda assim não “pescou”, tenho esse vídeo que ensina a tirar o quiet e splash, mas que no caso vc vai apenas adicionar usbcore.old_scheme_first=1

Após colocar o comando no kernel e retirar o quiet e splash, ele mostrou todos os processos em andamento para a inicialização da máquina, ainda executando as interfaces, mas agora ele está congelando na tela de layout do teclado, então não consigo assumir ainda se o comando foi 100% efetivo

Use apenas as portas USB 2. Talvez as USB 3 não funcionem com essa opção.

Vi um tópico que mexia na configuração IOMMU na BIOS, tente ver se tem isso e teste outras opções.

Aqui tem um maluco que teve um problema parecido. Tente habilitar o IOMMU (se houver) e adicionar as opções de boot amd_iommu=on iommu=pt e não colocar a usbcore.old_scheme_first=1 . Atenção que o modelo da placa dele é diferente: GIGABYTE GA-970A-DS3 USB3 fix for Ubuntu x64 · GitHub )

1 curtida

Boa Noite, vim aqui para dar o feedback, mais cedo eu apaguei minha ISO e baixei novamente pelo torrent, para evitar perca de dados, apliquei o boot no mesmo pendrive das ultimas vezes (usando rufus) e coloquei em uma entrada USB 2.0, coloquei o comando sugerido fazendo a seguinte rota: [Ativei o IUMMI na Bios > Usei o Secure Graphics do Ubuntu > Apliquei o modo de teste do Ubuntu antes de instalar > digitei o comando comentado usando o terminal com ‘nano’, > terminei a instalação colocando o Ubuntu em uma partição dedicada (vulgo dual boot, por garantia)], em suma, consegui efetuar a instalação com a SO funcionando de acordo.

Pretendo fazer o boot de novo para colocar a SO em uma Partição maior, pois não quero dual boot, desde já agradeço pelo suporte pessoal!

2 curtidas

possivel erro na decodificação e descompactação , talvez um erro na hora de montar o pendriver , se usou o " Rufus " sugiro usar o yumi ou balena etcher , bom não sou nenhum expert mas é apena uma opinião.

Já tinha tentado anteriormente com ambos, na primeira vez com o Yumi o boot não foi reconhecido e na segunda vez da mesma o sistema UEFI não foi reconhecido pela BIOS, já com o Etcher eu tentei com meu pendrive de 16gb, acabou limitando o espaço dele para 2gb, tive que fazer uma reestruturação de dados no mesmo para ele voltar para 16gb.

1 curtida

infelizmente o ectcher tem esse problema sim!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.