Erro na inicialização

Fui iniciar o meu sistema e deu apareceu isso como posso resolver?

Eaí mano, já passei por esse problema, quando ainda usava um dual boot.

No meu caso a MBR estava corrompida, fazendo com que Windows e Mint não iniciassem.

Você pode formatar o computador instalando Windows e depois a sua distribuição, ou pode tentar reparar a usando um CD do Windows 7, 8, 8.1 ou 10.

Utilize as ferramentas do sistema da Microsoft, isso irá te possibilitar a usar o Prompt de Comando (CMD), e com ele aberto digite o seguinte comando:

bootsect /nt60 ALL /force /mbr

2 curtidas

Tenta dar o boot na mão e veja se consegue entrar no sistema. Para a dica abaixo vou assumir que

  • O boot está em modo legacy (não UEFI)
  • Você instalou o linux depois do windows e só tem um disco rígido, então sua partição linux deve ser (hd0,3) ou (hd0,4)
  • Você não usou particionamento especial para o ponto de montagem /boot

.
Nesse grub rescue digite:

  • ls
    deverá aparecer uma lista com todos os discos e partições detectados.
  • set root=(hd0,3)
  • linux (hd0,3)/boot/vmlinuz-X.XX.XX root=/dev/sda3 ro
    Quando estiver digitando “boo” dê TAB e veja se autocompleta. Se autocompletar está no lugar certo. Se não autocompletar, comece de novo com outra partição (hd0,4) ou (hd0,2) ou qualquer outra que tenha aparecido quando voce deu o comando ‘ls’.
  • initrd (hd0,3)/boot/initXXXXXX
    Use o autocompletar depois de “init” e carregue o arquivo que tenha a mesma versão do kernel do que aquele que você carregou na linha anterior
  • boot
    Se tudo der certo vai começar a carregar o seu linux.

Agora que você já está dentro do seu sistema, use os comandos “update-grub” e possivelmente também “grub-install” para recuperar o grub.

2 curtidas