Erro na inicialização: Minimal BASH-like line edition is suported

Tenho dual-boot em minha máquina (windows no SSD e Linux no HD), há vários meses e tenho instalado o ZorinOS há algumas semanas. Dias atrás, eu estava num projeto de Illustrator no Windows quando o computador resolveu travar muito forte, nem a barra inferior respondia direito.
Resolvi forçar desligamento pelo botão do PC, e ao ligar, tentou um “reparo”, ficou eternamente na bolinha girando carregando e não entrava, entretanto conseguia entrar no Zorin. Houve momentos também que deu o erro da foto. Usei o computador por algumas horas, e ao tentar entrar de novo no Windows, consegui.

Hoje, usei o Windows ao acordar, deixei o computador parado, entrou em hibernação, e ao acessar novamente, está dando o mesmo erro da foto; entretanto, não estou conseguindo bootar sequer pelo Zorin e nas opções de ordem de boot aparece apenas uma opção “Ubuntu”.
Não sei o que pode ser e estou levemente preocupado pois eu não fiz NADA de diferente nem mexi em nenhuma configuração.

Consegue entrar através do Ubuntu?

Não, na verdade é o único método disponível que aparece nas opções, e dá o erro :confused:

Entra com o comando ls e informe a saída.

suponho que são más notícias kkkkkk

Talvez os comandos abaixo inicialize com windows.

grub> insmod chain
grub> insmod ntfs
grub> set root=(hd0,1)
grub> chainloader +1
grub> boot

Caso não funcione tente os seguintes:

grub> insmod part_gpt
grub> insmod chain
grub> set root=(hd0,gpt1)
grub> chainloader /EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
grub> boot

Você também pode tentar alterar na BIOS a ordem de boot.

1 curtida

A segunda opção deu certo, consegui entrar no Windows.
Entretanto, quando reinicializo, volta a tela de erro, e para entrar no Windows precisa reescrever novamente os 5 comandos. Aproveitei para verificar como está o HD (que é onde está o grub e o Zorin) e percebo que agora ele sequer está sendo identificado pelo sistema. Ao abrir a tela de ordem de boot, continua aparecendo apenas a opção ubuntu

Da última vez que tive problema e formatei o PC, resolvi deixar o grub separado, no HD, justamente para evitar problemas de quebrar o Windows sem querer, ou algo do tipo (pois pesquisei na época que o grub conseguia ler os arquivos de inicialização, não importava o dispositivo); acredito que não seja uma informação útil, mas esperava que houvesse agora uma opção de inicialização direto pelo SSD, e não apenas “ubuntu

Para Inicializar direto com o Windows, você precisara restaurar o seu bootloader. Para isso é necessário, uma imagem ISO do windows, e criar um pendrive “bootável” com isso pronto, você precisa reiniciar, conecte no computador, inicie o sistema e selecione o boot correto.
Quando surgir a tela de opções, navegue até encontrar o modo “repair your computer” e clique no botão. Em seguida, clique em “prompt de comando” no menu de recuperação do sistema, assim que fizer isso, digite os seguintes comandos:

bootrec /fixboot
bootrec /fixmbr

Pronto! Agora é só encerrar o setup e reiniciar a máquina para que o Windows seja restaurado, substituindo o GRUB no carregamento do boot.

1 curtida

Por sorte, semana passada eu fiz um pendrive bootavel do Windows. Mas está dando acesso negado logo nesse primeiro comando ‘bootrec /fixboot’

Achei esse tutorial para corrigir o Acesso Negado:

Essa primeira solução da lista resolveria? Meu disco é GPT.

Ao que parece, já que no seu caso o disco é GPT, seria a Solução #1 deste tutorial ao qual encontrou…

Uma dica rápida, para evitar que por ventura venha ocorrer, algo inesperado, e você perca, seus arquivos, realize um backup.

Infelizmente realizei a etapa mas ao tentar dar o comando bootrec, continua dando acesso negado, e também não aparece outra opção de inicializar o sistema além do Ubuntu já mencionado

edit: testei reinicializar o PC e aguardar: ele está entendo normalmente no Windows, após apenas formatar o EFI sem usar o bootrec, obrigado!
Mas na tela de opções de boot, apenas aparece a opção Ubuntu, e ao escolher ela, o PC informa que não há nada para inicializar

Um dado importante: mesmo o disco estando em GPT, a instalação parece feita em Legacy e não em UEFI (parece que falta ali a partição boot/EFI - ESP), vejam

Atentem para isso na hora de usar os tutoriais de reparação do boot do Windows.

Meu conselho: coloca uma distro Linux num pendrive, faz backup e reinstala tudo, mas agora em modo UEFI

Novamente entre no prompt do windows e execute:

bootsect/nt60 sys

E depois as etapas:

bootrec /fixboot

Pensava que essa partição de 100mb fosse a /EFI, eu jurava que da última vez que formatei deixei tudo certinho, nada Legacy
O Grub estava no HD, e ele nem está sendo reconhecido mais. Seria bem demorado pra mim fazer backup dos arquivos do SSD. Acredita que o HD deve ter dado pau, então?

1 curtida

Realizei esta etapa, e na opção de boot continua aparecendo apenas Ubuntu (que diz que está vazio, se escolher). Se deixar o PC inicializar sozinho, ele entra no Windows. Tô entendendo mais nada kkkkk

Se estivesse em UEFI, teria bem mais partições do que aparece aí…

Veja o que é possível recuperar dos seus dados pessoais (já que vc consegue entrar no Windows) e reinstale. Sugiro usar uma distro Linux qualquer para limpar os discos, recriando a tabela de partições em GPT. Como vc tem um SSD de 240 e um HDD de 500, deixe o sistema no SSD e seus dados pessoais no HDD. Isso vale tanto para só o Windows (C: em um disco e D: no outro) como para dual boot (com a “/” no SSD e a “/home” no HDD).

Se quiser ajuda em como fazer isso, me manda mensagem no privado

1 curtida

Entre no windows, abra o prompt de comando e execute os seguintes comando.

> diskpart
> list disk

O comando acima te mostrará uma tabela listando seus discos conectados. Se um disco for GPT, ele terá um asterisco * na coluna “Gpt”. Se for um disco MBR, ele ficará em branco na coluna Gpt.

Se estiver em MBR a propria Microsoft oferece a ferramenta MBRTOGPT para converter discos de MBR para GPT.

2 curtidas

Infelizmente só não consigo ver quanto ao HD

imagem

Procurei a opção de mensagem privada mas não encontrei :confused: Pode entrar em contato comigo?

Mandei lá - aparece nas tuas notificações