Pessoal, tenho um computador Dell Inspiron 3583 e quando formatei ele de Ubuntu para Linux Mint 20 ele deu um erro no começo que não sei o que é.
Este erro não me atrapalha entrar no sistema, mas me incomoda ficar olhando pra ele.
Ele é escrito mais ou menos assim:
“acpi error no pointer back to namespace node in package”
Vocês teriam como me dar uma ajuda pra ele sumir da minha inicialização?
você poderia mandar uma foto da tela de erro no boot que aparece?
Fala, meu mano!
Você usa placa dedicada da NVIDIA?
Ah, e pode mandar um print ou foto do erro?
Segundo minha pesquisa o relato mais confiável que encontrei foi de um desenvolvedor do Clear Linux que falou:
Erros de ACPI são geralmente causados por problemas da BIOS. Tente atualizar a BIOS do seu computador. Se não houver problemas na funcionalidade do seu sistema, vc pode apenas ignorar esses erros.
ACPI errors are usually due to BIOS problems. Try and find a BIOS update for your machine. If there are no functional issues with your system, you can likely just ignore them.
Agora eu particularmente acho que o problema Initramfs unpacking failed: Decoding failed pode ser fatal para a inicialização do sistema. Porém dependendo das opções de compilação do kernel, é possível iniciar o computador mesmo sem a initramfs.
Pelo que eu pesquisei de firmware da Bios, percebo que ela está na última versão (1.11). No meu caso eu tenho um Dell Inspiron 3583-U05P, ele veio com Ubuntu e é novinho. Assim que chegou eu formatei para Linux Mint 20. Quando eu formatei ele ficou com essas mensagens ao inicializar.
Se o sistema está funcionando bem e vc só quer suprimir a mensagem, pode colocar como parâmetro do kernel que ele só mostre mensagens críticas. Todos os erros não críticos não vão aparecer.
Adicione o parâmetro loglevel=2 ou ainda loglevel=1
Para testar, vc pode usar a edição do GRUB e adicione manualmente esse valor na linha que começa com linux.
Mas se vc quer permanentemente:
- edite o arquivo de configuração do grub:
sudo nano /etc/default/grub
- adicione, dentro das aspas, o parâmetro loglevel=1 na linha que começa com GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=
- Atualize o menu do grub com
update-grub
- Reinicie o computador e veja se as mensagens desapareceram.
Fonte: Lista dos parâmetros do kernel The kernel’s command-line parameters — The Linux Kernel documentation
Se não for incomodar muito teria como você me mostrar isso numa imagem? Mas se não tiver como, foi muito bom conversar com vocês, me esclareceu muito. Então se ele não está dando nenhum problema não precisa se preocupar correto? Minha questão é só se ele está apontando algo que venha a acontecer problema mais tarde.
Como faço para sair dessa tela daí e dar update-grub?
aperte Ctrl+O para salvar, depois Ctrl+X para sair
Ok vou tentar aqui valeu!
Depois que eu apertei ctrl+o aparece o seguinte:
O que faço a partir daí?
Sou muito leigo, por isso estou perguntando kkkk
Aperta enter, ele pergunta em qual diretório vc quer salvar.
Vc também deixou espaço no começo do parâmetro, não sei se vai dar
Tirei o espaço deixei espaço apenas entre o loglevel=1 e o quiet. Fiz tudo mas ainda continua aparecendo os mesmo erros. Eu achei esse artigo daqui, vocês acham que é útil?Erro Initramfs unpacking failed: Decoding failed [Resolvido] [Dica]
Segundo as pessoas que tentaram isso não desapareceu a mensagem como elas queriam.
Interessante, deveria ter funcionado com a imagem que vc mandou e depois fazendo
sudo update-grub
Ah, eu esqueci de colocar o sudo na primeira mensagem. Se vc executar sem o sudo dá erro.
Eu executei com sudo