Erro na imagem iso oficial do linux deepin 15.11?

Boa noite galera. Estou tentando fazer um pendrive bootavel com o deepin 15.11 mas não consigo. Sempre da erro, ja tentei num computador windows com o rufus, e vai tudo bem mas no momento do root não sai da pagina de Install Deepin/ Deepin failsafe/ Check md5sum que é o mesmo problema que enfrento. Tentei direto no terminal, tentei com o Etcher, com o GParted, com o Discos. Tentei com várias iso no formato de torrent baixadas do mesmo lugar (distrowatch), do site oficial (MEGA, GoogleDrive) diretamente do navegador e da o mesmo erro.
Tentei um técnico (não achei nenhum especializado em linux) e ele teve o mesmo erro, sendo que testou com as imagens que levei e com outras duas que ele baixou por conta própria.
Quando faço a checagem da imagem no terminal mostra a sequência igualzinha do site mas quando coloco -c aparece varias falhas. E todas iso que baixei deu o mesmo erro (testei com o mint tb, tanto que estou achando que o erro é no terminal ou sei la). No Etcher vai tudo bem mas no final mostra 1 erro (source and destination checksum dont match ). Não sei mais o que fazer, quero muito tentar o Deepin mas estou nesse impasse.
Alguém sabe o que posso fazer? Se tem outro lugar pra baixar a iso via torrent, se tem alguma iso alterada ou qualquer coisa na verdade que me ajude resolver isso…
Ou ainda se tem algo a ver com GPT do pendrive (gravei em fat32) com UEFI e/ou com essas coisas… (fui instruída a colocar o modo Legacy e desativar o secure boot).

OBS.: Sou iniciante linux, mas procurei me informar de verdade. Uso um notebook ideapad330 Lenovo instalado com o Satux de fábrica, i5 de 8ª geração(i5-8250U).
Alguém para me ajudar?? Obrigada.

1 Curtida

A iso do site não esta com problema. Criei um pendrive e instalei normal. Se o seu pendrive não tiver problema então é coisa do boot da placa mãe.

1 Curtida

E como eu posso identificar se é isso e existe solução?
O notebook é novinho, comprei no inicio do ano… só uso pra estudos…

Você já pesquiso se o seu notebook esta travado para instalação de outro OS além do Windows 10?

Li o artigo que enviou mas o meu notebook já veio com o Linux Satux de fábrica! Eu não testei outro OS que não o Linux…

Olá @tkpn tudo beleza?

Tem várias coisas que você precisa verificar para tentar identificar a causa do problema:

1 - Configuração da BIOS: a bios do Notebook está configurada para UEFI ou Legacy? A maioria dos programas que geram pendrives inicializáveis atualmente criar por padrão pendrives com o formato UEFI e esse modo não é compatível com a bios legacy. Sendo o Satux um sistema (pelo que eu pude pesquisar) antigo e atualmente descontinuado, provavelmente seu notebook está no modo legacy.

2 - Modo SATA: para um melhor funcionamento é sempre recomendável que as portas SATA do seu equipamento estejam configuradas como AHCI e em muitos equipamentos elas vem configuradas por padrão como IDE ou RAID. No meu micro antigo, era impossível instalar qualquer distribuição Linux se eu não alterasse as portas SATA para AHCI.

3 - IOMMU e outras coisas esquisitas: algumas BIOS exigem configurações específicas, no micro que eu citei, era preciso aticar essa opção “IOMMU” na bios para que as distribuições conseguissem identificar as portas USB corretamente.

4 - Ligue para o suporte: sendo seu computador uma máquina nova pelo que eu entendi, creio que ele ainda deve estar dentro do prazo de garantia/suporte. Você já entrou em contato com o fabricante e solicitou ajuda? :slight_smile:

Espero ter ajudado de alguma forma.

P.s.: procurando por “lenovo ideapad 330 linux installation” no Google existem diversos tópicos abordando o assunto, inclusive alguns que indicam possíveis soluções. Já deu uma checada?

http://bit.ly/2B8hdQI

:vulcan_salute:

1 Curtida

A BIOS nas primeiras ajudas que recebi me falaram para trocar de UEFI para o Legacy (tentei a maioria das vezes assim). Ontem me foi indicado deixar ela em UEFI (que é como esta agora, mas ainda não testei o boot dessa forma, porque estou esperando o comando dd terminar de gravar a iso).

Vou tentar ver e talvez fazer essa configuração do SATA para AHCI. E procurar saber sobre esse IOMMU na minha máquina.
Ajudou sim, muito obrigada pela atenção.
Espero que suas dicas funcionem no meu caso!
PS.: se as tentativas não derem certo vou entrar com o suporte.
:+1:

1 Curtida