Erro: krunner Closed Unexpectedly

Olá pessoal,
Eu comecei no mundo linux com o ambiente KDE e com o tempo fui pulando de distro em distro mas o ambiente kde eu sempre achei de longe o mais bonito, leve e personalizável, só que tem um probleminha… bugs por toda parte.

Eu sempre “perdoei” o KDE com essas questões de bugs, afinal de contas é possível mudar absolutamente tudo então uma hora alguma coisa vai quebrar, não tem jeito. Mas bateu aquela saudade de novo e depois de quase 2 anos seguidos no ubuntu eu resolvi pegar uma versão estável do KDE e alterar o mínimo possível, ou seja, peguei um Kubuntu 20.04 e APENAS tirei o painel original e coloquei o latte-dock, mais nada, instalei apenas programas MEGA BASICOS tipo elegram, vlc e gimp… após 2 dias o resultado:
kde-bug1

kde-bug2

O sistema ta alarmando falha em praticamente tudo que o mouse toca, sistema praticamente virgem. Eu reinicio o notebook, ele volta 0km e após uns 30min de uso já começa a quebradeira, essas carinhas tristes, alguma coisa para de funcionar… WTF ???

Alguma possibilidade do problema ser meu hardware? Não consigo entender, o que eu posso ter feito pro KDE sempre rodar quebrado nessa máquina?

Sinceramente não faço ideia do que pode ser. O Plasma nunca se deu bem com meu notebook também. Sempre algo quebrava, algo visual ou em algumas vezes até o sistema operacional. Não tenho boas experiências com o Plasma depois de uma semana de uso.

Algumas perguntas:

1. Vc reaproveitou a pasta de usuário de alguma outra instalação?
  2. Instalou o latte-dock do repositório do ubuntu?
1 curtida
  1. já fiz isso uma vez e aprendi a nunca mais fazer (independente da distro), então não.

2. instalei o latte-dock normalmente “sudo apt install latte-dock”, assim como todo o resto.

1 curtida

Eu instalei aqui e estou brincando um pouco com o latte-dock. Estou achando muito bacana e já pensando em trocar o painel tradicional por ele!

Eu já tive experiência com o KDE bugado no Debian, mas era o Baloo que iniciava, travava e dava essas notificações enfadonhas.

Tente verificar se algum dos serviços do KDE pode estar causando isso e desativá-lo.

1. Menu configurações do sistema -> espaço de trabalho -> inicialização e desligamento -> Iniciar automaticamente: Veja se há algum programa estranho
  2. Menu configurações do sistema -> espaço de trabalho -> inicialização e desligamento -> Serviços de segundo plano: Desative os serviços que não precisar (desconfio que o “ações de entrada” pode estar dando crash com o krunner)
  3. Menu configurações do sistema -> espaço de trabalho -> inicialização e desligamento -> Sessão do desktop: Use “iniciar uma sessão vazia”

Mas o estranho mesmo é começar sem problemas e depois de um certo tempo dar todos esses problemas.

Outras coisas para ver se altera a quebradeira: Desativar o compositor (transparencia) usando o Alt+Shift+F12 e veja se altera o funcionamento

Enfrentei isso recentemente, volta ao normal se você alterar a customização do tema global.

a melhor experiência que tive com KDE foi no OpenSUSE, mesmo assim vira e mexe alguma coisa para de funcionar tbm…

A única coisa que eu sei, é que o Apport Error do Ubuntu é muito sensível, qualquer erro bobo já alarma o Apport.

Erros ocorrem em qualquer distribuição, mas ninguém vê, visto que não há Apport Error nelas.

Se eu fosse você, desligaria o Apport Error e usaria o sistema normalmente.

Se com Apport Error desligado seus programas começarem a fechar de maneira inesperada, aí sim… é um problema que deve ser investigado.

Como desligo esse aport error ?

Abra o terminal e execute:

sudo nano /etc/default/apport

Altere a linha que diz enabled=1 para enabled=0.

Ctrl+X para Sair, S para Salvar e ENTER para concluir.