Erro (initramfs) ao atualizar kernel NVME para de dar BOOT

Boa noite pessoal, seguinte, qualquer distribuição que eu tente instalar o linux, da o seguinte problema.
A instalação ocorre normalmente, mas quando atualizo o sistema e o kernel para a versão mais nova e reinicio o PC ele simplesmente da o erro (initramfs) e não passa disto, mas caso eu tente com o kernel que foi instalado o sistema vai normalmente.

Agora estou via LInux MInt 19.3 usando o kernel 5.0 que veio junto com ele, pois se atualizar o PC não da boot.

Alguém sabe o que pode ser meu problema?

Já tentou atualizar o linux mint para versão 20.

Sobre o erro pode estar ocorrendo por vários fatores…

Qual o erro?

Estou criando coragem, pois deixei o 19.3 bem configurado e com o kernel 5.0
eheheheheheh
E justamente agora a pouco concluiu o flashdrive de instalação.
Mas. se não tentear nnunca saberei.
Já jáposto o resultado.

kkkkkk…

Boa sorte…

kkkkk

Tem espaço na partição /boot,caso vc tenha uma partição específica?

Se estiver gerando o arquivo initrd.img-XXXXXX certinho, então é o caso de faltar algum módulo para ele (pode acontecer se usar lvm, disco criptografado, partição /root em zfs e mais uma centena de casos raros)

1 curtida

Tenho 2 partições
/dev/nvme0n1p1 - Sistema EFI - 500MB
/dev/nvme0n1p2 - Linux sistema de arquivos - 238GB

Tentei e a mesma coisa, ao instalar um kernel novo da o mesmo erro.
Vou postar uma foto aqui do erro

Tenta o seguinte nesse prompt do initramfs:

  1. digite o comando: exit e veja se dá mais informações

  2. digite o comando: cat /proc/cmdline para mostrar as opções de boot do kernel

  3. digite o comando: ls /dev/n* para ver se o seu disco está acessível

  4. Se no comando 3 não aparecer as partições do seu disco nvme, então está faltando carregar o módulo nvme no initram. (muito estranho isso não acontecer, mas não sei como resolver)

  5. Se no comando 3 aparecer as partições nvme, então reinicie, mude a opção de boot do grub (apertando e para editar a entrada do kernel novo) alterando o root=UUID=e16XXXXXXXXXa05 para root=/dev/nvme0n1p2 e tente o boot

  6. Se não der certo a tentativa no passo 5, mande as fotos do que aconteu nos passos 1 2 e 3.

  7. Se der certo a tentativa no passo 5, dá pra investigar se o UUID está correto ou então desativar o boot pelo UUID (adicionando GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true no arquivo /etc/default/grub e rodando update-grub)

continuando:
a) se no comando 3 não aparecer as partições do seu disco nvme, tente usar o comando modprobe nvme e depois ls /dev/n* e veja se apareceram as partições.
b) Se apareceram as partições no passo a) digite exit e veja se dá boot.
c) Se não deu boot no passo b) tente executar o passo 5 e quando travar a inicialização, tente os passos a) e b)

Sobre acpi bios error

Parece que vc tem que atualizar a bios…

E se for intel tem qu é usar o intel-microcode

Apesar que o erro parece que já foi resolvido, mas ainda gera estas informações…

Sobre o erro da partição faça o que o @Deleterium informou…

Nem água mestre.
=
Vou colar aqui como esta o grub da partição onde carrega perfeitamente.

recordfail
load_video
gfxmode $linux_gfx_mode
insmod gzio
if [ x$grub_platform = xxen ]; then insmod xzio; insmod lzopio; fi
insmod part_gpt
insmod ext2
if [ x$feature_platform_search_hint = xy ]; then
  search --no-floppy --fs-uuid --set=root  e1690cb5-91f2-427c-8647-188be3e8aa05
else
  search --no-floppy --fs-uuid --set=root e1690cb5-91f2-427c-8647-188be3e8aa05
fi
echo	'Carregando o Linux 5.4.0-26-generic...'
linux	/boot/vmlinuz-5.4.0-26-generic root=UUID=e1690cb5-91f2-427c-8647-188be3e8aa05 ro  quiet splash $vt_handoff
echo	'Carregando o ramdisk inicial...'
initrd	/boot/initrd.img-5.4.0-26-generic

Eu acredito que o problema não é no GRUB, mas sim no processo de geração do initramfs, que é feito em cada computador. O initramfs do kernel da primeira instalação eu suspeito que vem binário, ou então é gerado dentro do sistema LIVE que de alguma forma ficou diferente do seu sistema instalado.

O que deu em cada passo? Fez naquela tela do terminal que começa com (initramfs) ?

Aqui as IBAGENS.
Complicado este meu PC.
:sweat_smile:



Ressucitando o tópico, me atrevi a instalar novamente, até ai tudo bem, o kernel atualiza e agora vai normalmente, porém só o driver de vídeo que ainda apresenta problema.

Já tentei via terminal, TODAS as versões no gerenciador de drivers e mesmo assim nada.

2 curtidas

Qual o placa de vídeo?

1050ti
o restante da minha configuração é a seguinte.
Ryzen 3 3200G / B45M2 (Biostar) / GTX 1050TI (Gigabyte) / 2X4GB DDR4@3200MHz (Best Memory) / NVME Kingdian 256GB / Gamaxx 400

É o mint

Faz o seguinte

Em /etc/modprobe.d

Crie um arquivo, por exemplo, nvidiafix.conf ou nvia-drive.conf

E adicione

blacklist nouveau
options nouveau modeset=0

Reinstale o drive e veja se funciona.

É preciso reiniciar o pc

1 curtida

Vou testar assim que chegar em casa.
valeu fera.