Erro gráfico - Ubuntu 20.04.1

Olá, pessoal!

Alguém já passou ou pode me ajudar com o problema ilustrada nas imagens. Não consegui vincular o erro a alguma aplicação que utilizo. Também não tem uma frequência muito definida. Geralmente acontece após algum tempo de uso, nunca quanto inicio a sessão. Quando o erro começa a acontecer, geralmente é possível voltar a visualização normal somente redimensionando a janela da aplicação ativa na tela, mas, depois de um tempo o erro acontece permanentemente, sendo corrigido somente com finalização do X server (Ctrl Alt Backspace) ou a reinicialização do sistema.

Ilustrada em qual imagem?? ?

Quanto de memória você tem na máquina?

@JG22, tenho 8gb.

@anon34547030, anexei algumas imagens. Não está conseguindo visualizar?

Apareceu agr pra mim. Seu hardware é Intel ou amd?

@kalebsouza , Intel(R) Core™ i5-2410M CPU @ 2.30GHz

Então mano, n sei se vai funcionar mas vc pode tentar configurar um arquivo 20-intel.conf com algumas configurações gráficas pra ver se ocorre o bug. Na internet ensinar como fazer, só pesquisar por 20-intel.conf

Este “erro” acontece somente com o Ubuntu ou em outras distros também?

@JG22 , infelizmente ainda não tive tempo pra fazer este teste. Não tenho certeza, mas, pelo que me lembro, o início do erro coincidiu com a atualização para a 20.04 e/ou com o inicio da utilização de um segundo monitor (VGA). Mas não tenho nenhuma evidencia maior, somente a impressão da coincidência.

@anon34547030 , já tentei várias configurações deste arquivo, mas infelizmente o erro continuou acontecendo em todas elas.

Entendo, vou ver se acho outra solução e informo aqui.

Combinado, @anon34547030! Desde já, muito obrigado!!

1 curtida

Fala, pessoal!

Segui alguns passos desta página que coincidiam a descrição com o que geralmente acontece aqui comigo - Intel graphics - ArchWiki . Após algumas alterações todas as animações pararam de funcionar. Isso deve ter mais ou menos uma semana e, desde então, o screen flickering não aconteceu, mas tive a impressão que algo implicou em um mau gerenciamento da CPU, causando picos de uso em execução de aplicações simples e vídeos.

Em seguida fiz a alteração na tela de login da utilização do Wayland ao invés do Xorg e verifiquei que as animações e todo o resto volta a funcionar, inclusive as screen flickering…rs

Pelo menos foi possível concluir que o problema não parece ser com o servidores de exibição de janelas, mas com algo em comum utilizado por eles.

A saga continua…rs