Erro fatal ao tentar instalar Kubuntu 20.10

Tenho dois ssds no notebook, não uso dual boot. Ao tentar instalar o Kubuntu acontece um erro fatal
Já tentei gpt, mbr, etc. Meu notebook é antigo (2011)
O erro acontece ao tentar particionar /boot, swap, / e /home. Ao tentar instalar utilizando o disco inteiro, pelo modo assistido, tudo é instalado normalmente. Mas eu queria configurar o tamanho das partições, swap, assim como separar a raiz da /home.

faz manualmente então, caso vc realmente queira dessa forma
https://wiki.archlinux.org/index.php/GRUB_(Português)

1 curtida

Manualmente tá ocorrendo esse erro fatal

mas ao menos vc tem algum erro mais detalhado agora?

Na época que eu fazia instalação dava pra monitorar as saídas de erro pelo terminal virtual 4, ou seja, apertando Ctrl+Shift+F4

Aí lá vai te dizer o que deu errado.


Edit: acabei de ver que o instalador calamares não mostra as mensagem em terminal virtual. Talvez se vc abrir uma janela de terminal e executar sudo calamares poderá ver saídas de erro, mas to chutando…

A minha máquina possui o modo UEFI e Legacy, porem não consigo desabilitar o modo Legacy, fica com modo somente Legancy ou Legancy com UEFI.

Quanto desejo instalar algum sistema em UEFI tenho que criar um pendrive em GPT e quanto estou na tela de boot aparecem 2 opções de boot: USB e USB UEFI, caso tente instalar pelo USB vai instalado tudo e no finalzinho tomo esse erro aí.

No meu caso, so funciona se eu der boot no modo USB UEFI, tanto configurado na bios ou, no meu caso, pressionando f12 para ver as opções de boot.


O meu aparece + ou - como a imagem abaixo:

image

Me forçando a usar o UEFI BOOT.

1 curtida