Erro em atualizações do Manjaro

Talvez pode ter acontecido algo nos privilégios… Da uma olhada no sudoers para ver se você nota algo diferente lá.

Yep.

Como faz isso??
ACHEI!

## sudoers file.
##
## This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
## Failure to use 'visudo' may result in syntax or file permission errors
## that prevent sudo from running.
##
## See the sudoers man page for the details on how to write a sudoers file.
##

##
## Host alias specification
##
## Groups of machines. These may include host names (optionally with wildcards),
## IP addresses, network numbers or netgroups.
# Host_Alias	WEBSERVERS = www1, www2, www3

##
## User alias specification
##
## Groups of users.  These may consist of user names, uids, Unix groups,
## or netgroups.
# User_Alias	ADMINS = millert, dowdy, mikef

##
## Cmnd alias specification
##
## Groups of commands.  Often used to group related commands together.
# Cmnd_Alias	PROCESSES = /usr/bin/nice, /bin/kill, /usr/bin/renice, \
# 			    /usr/bin/pkill, /usr/bin/top
# Cmnd_Alias	REBOOT = /sbin/halt, /sbin/reboot, /sbin/poweroff

##
## Defaults specification
##
## You may wish to keep some of the following environment variables
## when running commands via sudo.
##
## Locale settings
# Defaults env_keep += "LANG LANGUAGE LINGUAS LC_* _XKB_CHARSET"
##
## Run X applications through sudo; HOME is used to find the
## .Xauthority file.  Note that other programs use HOME to find   
## configuration files and this may lead to privilege escalation!
# Defaults env_keep += "HOME"
##
## X11 resource path settings
# Defaults env_keep += "XAPPLRESDIR XFILESEARCHPATH XUSERFILESEARCHPATH"
##
## Desktop path settings
# Defaults env_keep += "QTDIR KDEDIR"
##
## Allow sudo-run commands to inherit the callers' ConsoleKit session
# Defaults env_keep += "XDG_SESSION_COOKIE"
##
## Uncomment to enable special input methods.  Care should be taken as
## this may allow users to subvert the command being run via sudo.
# Defaults env_keep += "XMODIFIERS GTK_IM_MODULE QT_IM_MODULE QT_IM_SWITCHER"
##
## Uncomment to use a hard-coded PATH instead of the user's to find commands
# Defaults secure_path="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin"
##
## Uncomment to send mail if the user does not enter the correct password.
# Defaults mail_badpass
##
## Uncomment to enable logging of a command's output, except for
## sudoreplay and reboot.  Use sudoreplay to play back logged sessions.
# Defaults log_output
# Defaults!/usr/bin/sudoreplay !log_output
# Defaults!/usr/local/bin/sudoreplay !log_output
# Defaults!REBOOT !log_output

##
## Runas alias specification
##

##
## User privilege specification
##
root ALL=(ALL) ALL

## Uncomment to allow members of group wheel to execute any command
%wheel ALL=(ALL) ALL

## Same thing without a password
# %wheel ALL=(ALL) NOPASSWD: ALL

## Uncomment to allow members of group sudo to execute any command
# %sudo	ALL=(ALL) ALL

## Uncomment to allow any user to run sudo if they know the password
## of the user they are running the command as (root by default).
# Defaults targetpw  # Ask for the password of the target user
# ALL ALL=(ALL) ALL  # WARNING: only use this together with 'Defaults targetpw'

## Read drop-in files from /etc/sudoers.d
@includedir /etc/sudoers.d

Aqui no Arch é um editor de texto em etc/sudoers, usando sudo para abrir. Mas acredito que esta estrutura é igual em quase todas as distros Linux.

Wow, as coisas ficaram lentas aqui… :joy:(eu :shushing_face:)

1 Curtida

Sim, é com sudo visudo… mas como é só pra ler, acho que abrindo como root no gedit serviu

1 Curtida

Faz o seguinte, move este arquivo .config/dconf/user para outro lugar e renomeia para ficar diferente de user … Depois reinicia a máquina e testa o Nautilus… cross your fingers… :crossed_fingers:t2:

1 Curtida

Só tem uma coisa: com o rollback tudo funciona normal, a treta é após a att… mas o snapshot tá ali guardado… amanhã atualizo de novo e vejo se essa solução funciona, isso resolve o primeiro problema… o segundo, que o canberra, vemos amanhã como resolver

1 Curtida

Obrigado pelo ajuste, @Deleterium!

1 Curtida

Fica tranquilo… As vezes acontece isso mesmo, uma atualização quebra algo e se esperar uns 3 dias já consertaram. Não é o ideal, mas acontece…

2 Curtidas

Como eu irei dizer isso, famosos “ossos” do Rolling Release e Bleeding Edge…

1 Curtida

O “esquisito” é que um amigo instalou o Gnome em VM, refez os procedimentos sobre o MEGA e não deu erro… mas ele mesmo reportou erros na att no Plasma… e nem veio o 5.21 ainda… ou seja, tem algo errado sim

1 Curtida

Reforço: Essa de mover o user do .config eu achei no fórum do Arch, [solved] Gnome 3.8 : unable to change settings / Applications & Desktop Environments / Arch Linux Forums mas a informação é de 2013, não sei se vale a pena testar. Acredito que esperar nova atualização seja a melhor idéia como disse o Deleterium. Foi igual o caso do dbus vs systemd…

1 Curtida

De qq forma, se não resolver, o Timeshift é a tábua de salvação (temporária, no caso)… amanhã testo o truque proposto

1 Curtida

Bom dia, pessoal

Atualizei o sistema. Misteriosamente o Todoist em flatpak voltou ao normal, menos mal. Já o Nautilus (lembrando, com o plugin para o cliente Mega instalado) deu um certo sinal de vida… ele agora até abre (ainda não fiz as allterações que o @RuKsu propôs), mas congela, não deixando eu usá-lo. E sim, abri pelo terminal, deu alguns erros (2 processos ao mesmo tempo, mensagens de erro de timeout) mas agora está aberto, sem mensagens de erro. Só não funciona, está travado

Ao abrir com sudo nautilus, algumas mensagens de erro surgem, a maioria de se esperar, mas essas duas batem com o erro apontado:

(org.gnome.Nautilus:5988): CRITICAL **: 11:18:02.675: update_dbus_opened_locations: assertion ‘dbus_object_path’ failed

(org.gnome.Nautilus:5988): dconf-WARNING **: 11:18:02.676: failed to commit changes to dconf: Error al lanzar («spawn») el comando «dbus-launch --autolaunch=e5f1ce00439947de8a58988581d077a2 --binary-syntax --close-stderr»: El proceso hijo terminó con el código 1

Irei fazer agora o proposto e já mostro os resultados

1 Curtida

Hahahahaha… não lembro como fazer pelo terminal! Pelo Nautilus com sudo ele não acha as pastas ocultas do usuário (normal, né?) e pelo normal nem abre, vide msg anterior… esperando aqui pra ver o que vcs me dizem!

EDIT: Vantagens de se ter triple boot e duas distros - movi e renomeei pelo Garuda. Agora é reiniciar e ver no que deu!

EDIT2: aconteceram 2 duas coisas - perdi toda minha customização (nada de mais, basta retornar o arquivo ao lugar dele e renomear) e ainda nada, o mesmo erro

EDIT3: mandei o user de volta pro lugar dele mas deu ruim. Perdi toda minha customização. Um detalhe: criei outra conta de teste e sem o cliente Mega rodando, não deu erro. Ligado, o Nautilus ou não carrega ou trava. Parece que temos um suspeito. Agora é fazer o rollback pra restaurar rudo, desinstalar o cliente do MEGA e avisar o mantenedor do pacote

1 Curtida

Isso complica porque quando temos muitas personalizações nossa, o script por exemplo, aponta para um monte de outros scripts, então quando movemos ele de lugar, os dados dos outros scripts atrelados a ele estão nele. O sistema vai e reconstrói um novo user e todas as customizações a frente voltam ao “padrão de fabrica” e se update daí o script anterior não volta mais porque os scripts a frente dele já tomaram outro caminho. Talvez o rollback resolva. Eu não sou bom para explicar mas sei como isso acontece… Antigamente isso quebrava o sistema mas hoje tem uma espécie de script que fica intacta no “modo de fabrica” e algum outro script diz para ela " Hey, se o script atual sumir ou eu não saber oque fazer com ele, você vai lá no lugar dele, para eu não quebrar". O Android é forte como uma rocha por causa disso.

Obs.: O Diolinux Plus está me viciando, era para eu estar limpando meu quarto e estudando outros assuntos :joy: Eu tinha dividido as fatias de tempo para cado estudo, Diolinux é um deles. Mas claro eu não fico preso a isso, sou muito resiliente e flexível, mas eu tento dividir o tempo igual entre meus estudos, independente da hora que eu irei executa-los.

Irei fazer pesquisas sobre… :smile:

1 Curtida

Ish! Mesmo com rollback, minha customização foi pro espaço!! Mas isso é o de menos, eu troco tema, ícones e papel de parede rapidim, sem galho. O importante foi descobrir a causa do problema

1 Curtida

Voltei! :joy:

Roda o comando tracker daemon --list-processes , ele irá listar o “Tracker Daemon” para vermos se tem algum processo que não esteja on.

1 Curtida

Eu tô na versão rollback. Nela, cliente e plugin estão OK. Então, devo atualizar tudo e rodar o comando?

1 Curtida

Roda ele na versão rollback só para ver a saída e salva o print screen. Depois quando você atualizar denovo e der erro, roda ele outra vez e nós comparamos as saídas.

Na versão rollback, vou deixar aqui pra dps editar:

1 Curtida