Olá Pessoal!, tudo bem com vocês ?
Gostaria de tirar algumas dúvidas, comecei a usar o ArchLinux recentemente.
Estou usando o i3wm (também a pouco tempo haha!) e quando executo o shutdown para desligar meu computador durante o desligamento aparecem algumas mensagens de erro e avisos, mas é muito rápido e não sei aonde ver esse log para olhar essas mensagens, ai as vezes eu executo o shutdown e meu monitor desliga mas o pc não haha!, ele continua ligado, ou ás vezes eu tento usar um suspend e o computador suspende por um segundo e volta em seguida como se fosse um loop.
Vocês conseguem me ajudar ?
Execute o comando abaixo, para depurar as mensagens da ultima inicialização…
journalctl -e -b -1
No momento não estou no computador, mas assim que possível vou executar lá ai eu volto com mais novidades.
Mas muito obrigado!! me ajudou muito.
Desculpe a demora eu estava com pouco tempo haha!, eu executei o comando que pediu, mas “não achei” muita coisa, eu até achei mas não me parecia muito parecido com o que aparece mas eu posso mostrar os logs, porém eu executei o comando "journalctl --since "“1 day ago” para ver o log do boot e peguei uns que me pareciam relevantes, são esses :
[UFW BLOCK] IN=enp1s0 OUT= MAC=01:00:5e:00:00:01:90:0a:62:05:e0:10:08:00 SRC=192.168.15.1 DST=224.0.0.1 LEN=28 TOS=0x00 PREC=0x00 TTL=1 ID=0 DF PROTO=2
Esse primeiro aparece com muita!! frequência, muita mesmo.
GLib-GIO:ERROR:../glib/gio/gresource.c:1451:g_static_resource_fini: assertion failed: (g_atomic_int_get (&resource->ref_count) >= 2)
jFailed to connect to coredump service: Connection refused
udisks2.service: Main process exited, code=dumped, status=6/ABRT
udisks2.service: Failed with result 'core-dump'.
run-credentials-systemd\x2dtmpfiles\x2dsetup.service.mount: Failed with result 'exit-code'.
Um erro diferente que aparece quando executo o “journalctl -e -b -1” é :
Failed to connect to coredump service: Connection refused
Claro, eu peguei o que está escrito em vermelho, não olhei linha por linha, mas vou olhar agora para ver se encontro algo, mas oque acha desses que mandei agora ?
Ao que parece o processo que está causando os erros refere-se ao udisks
pois o mesmo está tentando se conectar ao systemd-coredump.socket
, mas essa conexão falha pois o mesmo esta desativado quando o sistema está desligando…
Experimente verificar os logs de “dumps”
sudo coredumpctl -1 debug
Veja o reporte abaixo, ao que consta a correção já foi feita e deve ser implementada na versão >= 2.10.0…
Ah entendi, mas tem uma coisa que eu acredito ser importante quando vou atualizar meu sistema
“pacman -Syu” aparecem algumas mennsagens de “missing firmware” para alguns modulos, será que é por isso que meu hardwaree não desliga corretamente ás vezes ?
A depender de quais módulos faltantes estão presentes na mensagem de aviso… Se for por exemplo na imagem de fallback, não precisa se preocupar pois a mesma abrange uma gama completa de módulos os quais seu hardware nem irá utilizar…
Caso se importe com estes avisos poderá instalar alguns destes módulos a parte, diretamente do AUR, como por exemplo aic94xx
, wd719x
…
Uma observação que notei também é que durante as atualizaçôes essa mensagem aparece com frequênia : atenção: permissões de diretório diferem em /etc/
sistema de arquivos: 777 pacote: 755
Isso pode estar interrompendo as atualizações ?
Não