Erro de usuario

Eu estava testando o zsh, só que na hora de trocar pro bash de volta ele deu algum erro, quando eu coloquei chsh -s /bin/bash ele colocou que "Você não pode mudar o shell para ‘(username)’ . Agora, ele não reconhece o meu usuário, e o bash também ele fica como desconhecido, como se ainda estivesse no zsh. De certa forma eu ainda consigo usar ele normalmente, mas queria ver se ele consegue retornar para o usuário comum como antes.

Eu estou procurando a variável $SHELL , mas ele diz --bash: /bin/zsh: Arquivo ou diretório não encontrado , e também a variável USER , porém diz que meu usuário não existe

O estranho é que é como se ele mantivesse oculto o usuário, mas ainda está ali

Para testar o Zshell quando sua shell é o Bash, basta:

[user@host~]$ zsh

user@host ~ %

Em man chsh:

SYNOPSIS
chsh [-s shell] [-l] [-h] [-v] [username]

Se estiver logado como o usuário que vai mudar a shell, não precisa usar sudo:
$ chsh -s /bin/bash NOME_DO_USUÁRIO

Depois de mudar a shell padrão, faça um logoff no mínimo.

Mas é bom antes de mais nada rodar:
$ chsh --list-shells
para ver quais shells você deve usar no seu sistema específico…

Acho que o meu shell padrão esta correto. O meu problema agora é o meu usuário, que ele não consegue reconhecer, apesar de que se eu colocar o meu nome e senha na tela de login do gnome ele vá

Vc tentou reiniciar?
Se o problema for só o usuário, basta criar outro limpo e mover seus arquivos.
Não sei se o usuário raiz está habilitado no seu sistema.
Cheers!

Ahn acho que tudo bem, acho que vou tentar criar um novo usuário e mover os arquivos. Obrigado, e como é que funciona esse usuário raiz ? Uma vez que criei um usuário de teste eu não podia executar comandos com sudo, como faria então para poder executar como faço agora ?

Essa é uma outra dúvida.
Sugiro começar um novo tópico só com uma pergunta.
Ou procurar tutoriais no google, tem vários. Esses procedimentos são padrões, comuns

ahn blz. Obrigado de qualquer forma