Erro de Leitura e escrita/ Linux não salva os arquivos para o hd de backup

Bom dia galera Linux, aqui é o Linux Mint em maiúsculo.
Espero que todos estejam bem e se divertindo bastante com suas distro Linux.

Hoje quero compartilhar uma idéia para todos e espero que ajudem outras pessoas caso um dia (provável de acontecer) aconteçam com vocês, vamos lá!!

Essa madrugada me deparei com um problema bastante conhecido e que muitos fóruns da comunidade Linux não conseguiram resolver de imediato, é o erro no hd ““somente leitura”” você está dentro do hd de backup e não consegue criar pastas e nem excluir arquivos estando em root ou não e pra piorar as permissões do hd estão marcadas como ""Criar/lê/Excluir/Fazer alteração, tudo marcado mas nada funciona na prática. Do hd de backup você consegue copiar arquivos para o linux mas não o contrário o que antes funcionava perfeitamente. Imagine isso, você ter que plugar um pendrive para salvar os arquivos do linux e colar dentro do hd de backup, isso soa ridículo e ao mesmo tempo engraçado. Eu consegui resolver o problema, pelo menos eu acho e até agora está tudo ok então vamos compartilhar.

Para aqueles que tem Dual-Boot Win/Linux inicie o windows/ vá em meu computador/ abra o hd de backup e dentro dele crie uma pasta qualquer e depois exclua/ volte em Meu Computador/ click com o direito do mouse no ícone do hd de backup e vá em Propriedades/ faça escaneamento de procura de erros e pronto. Agora volte ao Linux e veja se corrigiu o problema.

Nota: O escaneamento (scandisk) faz leitura e gravação no hd, ele tem que gravar para criar o arquivo “log” que nada mais é que um relatório.

E para aqueles que não tem Dual-Boot tente iniciar o windows bootável pelo pendrive como fazemos no linux e faça as etapas acima.

Nota: Windows bootável nada mais é que o sistema já instalado no pendrive, ele vai iniciar o sistema normalmente como se fosse no hd ou ssd. Lembrando galera, ele não é programa de instalação pois ele já está instalado no pendrive.

Espero ter ajudado muito a todos, bom final de semana, eu sou linux Mint 21.2 com muito orgulho e paixão e até a próxima!!

1 curtida

No Linux tem o driver de correção que chama ntfsfix, mas tenha em mente que esse software não é o mesmo que o da Microsoft, ele foi feito pela comunidade sem ajuda da Microsoft, e ninguém entende mais o NTFS do que a Microsoft.

3 curtidas

Eu estou com esse mesmo problema no Mint 21.2, mas meu segundo HD está em ext4, não tenho como fazer isso no Windows.

Talvez uma outra distro Linux funcione aqui.

Isso é um problema temporário do sistema que logo logo volta ao normal. Já vi gente salvar os arquivos em um hd externo e depois transferí-lo para o hd de backup já que no sistema é bloqueado temporariamente.